Rafael Cardoso passa por cirurgia cardíaca e recebe implante de desfibrilador
Segundo comunicado da esposa e do próprio ator, Rafael Cardoso corria o risco de sofrer uma morte súbita, entre outras ameaças cardíacas.
A influenciadora Mariana Bridi, esposa de Rafael Cardoso, de 35 anos, contou em seu Instagram nesta quinta-feira (3) que o artista precisou passar por uma cirurgia cardíaca. O ator, que sofre de miocardiopatia hipertrófica congênita, acabou apresentando uma fibrose no músculo cardíaco, e por isso recebeu a implantação de um desfibrilador.
A mulher do artista, que juntos têm dois filhos, Aurora, 6 anos, e Valentim, de 3, contou que o global estava no grupo de risco de morte súbita, e depois explicou que o equipamento evita que essa ameaça aconteça. Segundo a declaração dela: “A cirurgia foi rápida, ele está se sentindo muito bem e amanhã mesmo já voltamos para casa!”
Rafael Cardoso conta como está se sentindo
Rafael Cardoso também publicou em seu Instagram um esclarecimento sobre a cirurgia. O ator deixou sua gratidão aos médicos que o diagnosticaram e trataram, assim como a toda a equipe do Hospital Copa Star, onde passou pelo procedimento.
Depois, ele contou como estava se sentindo. Segundo o que foi escrito na publicação: “A cirurgia foi rápida, estou me sentindo muito bem e amanhã mesmo já volto para casa”, disse ele.
- Em seguida, leia também: Whindersson Nunes compõe música emocionante para o filho falecido – Ouça!
Famosos desejam saúde para Rafael Cardoso
Após esclarecer seu estado de saúde no Instagram, Rafael Cardoso recebeu quase 18 mil comentários lhe desejando uma boa recuperação.
O ator Caio Paduan, que esteve junto dele na trama Além do Tempo, escreveu na foto: “Graças a Deus, mano! Ótima recuperação pra ti!”, seguido de emoji de coração.
- Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Rafael Zulu, apresentador, também deixou uma mensagem especial: “Boa recuperação, meu irmãozão! Beijos, Rafão”, disse ele.
Por último, Kéfera, atriz e influenciadora, escreveu: “Boa recuperação, Rafa, que Deus te cuide e te abençoe! Saúde para você”, seguido de emoji com mãos orando.
- Em seguida, leia também: Mentor de MC Kevin conta como está a vida da família do funkeiro após a morte.
O que é a miocardiopatia hipertrófica?
De acordo com informações de revista da Rede Globo, a miocardiopatia hipertrófica é uma doença encontrada no músculo cardíaco, que sem causa óbvia causa hipertrofia em porções do miocárdio (músculo do coração).
Essa doença é congênita, geralmente autossômica dominante. Ela se caracteriza pela hipertrofia da parede livre do septo ventricular assimétrica ou/e do ventrículo esquerdo. Ela pode ocorrer mesmo com ausência de doenças cardíacas ou sistêmicas que expliquem a hipertrofia como no caso de hipertireoidismo e estenose aórtica, entre outras.
- Em seguida, leia também: Cinco benefícios do chá de moringa – um deles é reduzir as chances de problemas cardíacos.
- Em seguida, leia também: Cinco benefícios do chá vermelho – Um deles é reduzir as chances de problemas cardíacos.
Rafael Cardoso corria alto risco de sofrer desmaios, infarto do miocárdio e até morte súbita. A miocardiopatia hipertrófica, por exemplo, é a principal causa de arritmia ventricular em jovens.
Geralmente, a hipertrofia ocorre no septo ventricular assimétrica, na qual é obstrutiva em 25% dos casos. Ela afeta 0,2% das pessoas no geral, isto é: 2 em casa 1000 habitantes. A doença normalmente é diagnosticada de forma igual nos homens e nas mulheres e pode surgir a qualquer idade.