Muitos jovens, talvez não lembre de Renata Sayuri. Isso porque, a apresentadora de programa infantil ficou famosa no início dos anos 2000 quando os desenhos japoneses viraram “febre” no Brasil. Os traços nipônicos de Renata a ajudaram a conquistar uma vaga na como apresentadora do Band Kids. Nas tardes, de segunda à sexta, ela interpretava Kira e dava dicas e conselhos para seus telespectadores entre um desenho e outro.
Antes de comandar atrações infantis, Renata também trabalhou no SBT, no elenco do Fantasia. Ela também fez algumas novelas na emissora do SBT, bem como alguns trabalhos na Globo. Nas últimas semanas, Leo Dias publicou que Renata havia sido internada para tratar o vício de drogas. Após saída da clínica, Renata revelou ter o diagnóstico de bipolaridade e aconselhou a todos que possuem problemas psíquicos a buscarem ajuda.
- Veja também – Zé Neto, da dupla com Cristiano, cancela show em Barretos para tratamento de depressão: “Em oração”
O que aconteceu com Renata Sayuri?
Aos 43 anos, Renata Sayuri decidiu falar, pessoalmente, sobre sua internação nas últimas semanas. Segundo a apresentadora, ela convive há 20 anos com o diagnóstico de bipolaridade. Dessa forma, ela faz acompanhamento médico e diz que “não tem que ter medo ou vergonha para procurar ajuda e tratamento a seus diagnósticos”.
“Faço tratamento há 20 anos. A última internação, por acaso, saiu na imprensa. Não estou lutando contra uma doença ou um vício. Convivo com uma doença psiquiátrica há 20 anos (…)
Há 20 anos, quando tive meu diagnóstico, procurei uma terapeuta psicanalista, e a questionei como deveria agir em sociedade, se eu poderia falar para as pessoas e contar meu diagnóstico. Com a experiência dela, ela achou que era melhor não. Não que eu devesse esconder, mas não aconselhou que eu colocasse o assunto de forma aberta”– lembrou Renata.
Assim sendo, Renata ressalta que com o avanço dos tratamentos é possível conviver com doenças psiquiátricas. De maneira idêntica, Sayuri também destacou a importância de desmistificar o ambiente das clínicas psiquiátricas.
“Há hospitais preparados para o acolhimento humanizado. Encontrarão profissionais preparados para acolher adictos, como também quem tem problemas psiquiátricos, como eu”.
Relacionadas
Veja como estão hoje 32 atrizes queridinhas dos anos 80 e 90
Iza perdoa Yuri Lima e casal reata namoro publicamente 6 meses após escândalo de traição: “Tudo tem um propósito”
Quem ficará no lugar de Ana Paula Padrão no MasterChef?
Quem é Renata Sayuri?
Renata Sayuri nasceu em 13 de março de 1941, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Neta de japoneses, teve seu primeiro trabalho de destaque na TV em 1997, no programa Fantasia, do SBT. Em 2000 passou no teste para apresentar o programa infantil Band Kids, na Band.
A atração ficou na grade da emissora até 2001. Em 2003 fez sua estreia nas telenovelas em um dos maiores sucessos do SBT, A Pequena Travessa. Na sequência, em 2004, ela migrou para a Globo e participou da minissérie Um Só Coração. Com efeito, no mesmo canal ainda participou de episódios do Sítio do Picapau Amarelo, Toma Lá, Dá Cá e Malhação. Em 2009, voltou ao SBT para à novela, Revelação.
Seus últimos trabalhos como atriz foram no filme “Deixe-me Viver” (2016) e na série “A Vida Secreta dos Casais” (2017).
Em seu vídeo, Renata Sayuri afirma que, hoje, não tem que ser mais um tabu falar de saúde mental: “Quando falo a respeito disso, não tenho mais o pavor ou o medo terrível de segregação, de preconceito, de ficar sem trabalho, sem amigos, de ficar à parte na sociedade”.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!