Quem é Gato Galáctico? Ronaldo Souza é acusado de apologia ao nazismo
Aos 34 anos e com mais de 18,3 milhões de inscritos no YouTub, Ronaldo Souza, o Gato Galáctico é acusado de apologia ao nazismo
Uma polêmica tomou conta das redes sociais no último sábado, 29. Ronaldo Souza que interpreta o personagem infantil, Gato Galáctico foi acusado de fazer apologia ao nazismo após uma publicação no X (Antigo Twitter). Nela, Ronaldo aparece bebendo leite cru e na legenda escreve: “Podemos descriminalizar o leite cru? Não faz o menor sentido ser ilegal”.
A publicação foi uma cutucada ao STF que na última semana votou, em sua maioria, a descriminalização do porte de maconha (até 40 g). Todavia, a postagem como leite soou como “apito de cachorro”. “Apito de cachorro” denomina códigos colocados em conteúdos aparentemente inofensivos para comunicar apoio a determinados grupos políticos, comumente nazistas e supremacistas brancos. Isso porque somente os cachorros atendem aos tais apitos. Vem saber mais sobre esse bafafá.
- Veja também – Reynaldo Gianecchini prende partes íntimas e exibe pelos pubianos em homenagem às drag queens
O que aconteceu com o Gato Galáctico?
Na foto postada por Ronaldo Souza, o Gato Galático, ele surge tomando leite cru e também faz questão de postar uma imagem do leite, que não parece, de fato, estar pasteurizado. Apesar de parecerem inofensivas para a maioria das pessoas, essas mensagens são compreendidas por grupos supremacistas e neonazistas como uma forma de comunicação dissimulada. E por isso são chamadas de “apitos de cachorroros”.
O leite cru seria um desses códigos entre supremacistas brancos. Ademais, o intérprete do Gato Galáctico também aparece usando uma camisa verde-escuro na foto em que bebe leite cru. Esse também é um código usados pelos supremacistas e está associado ao Integralismo –-movimento liderado por Plínio Salgado (1895-1975) que era apontado como uma espécie de “fascismo à brasileira”.
Em outra foto, Ronaldo Souza também aparece fazendo o gesto “ok”, com as mãos. O gesto de “ok”, que foi ressignificado por confederalistas dos Estados Unidos, que defendem a Ku Klux Klan, como um sinal de “Poder Branco”. Os três dedos em riste desenhariam a letra ‘W’, de White, e o resto da mão formaria o ‘P’, de Power, resultando na expressão “White Power”.
Já em outra postagem, o Gato Galáctico anuncia a chegada de mais um filho nas redes. Um seguidor então comenta a publicação: é o “salvador da raça”. Robaldo, por sua vez, respondeu com um emoji batendo continência. Uma defesa comum aos fascistas é a defesa da soberania branca e, para isso, eles precisam povoar a terra mais do que as pessoas negras para se manterem maioria.
Relacionadas
Lula passará por nova cirurgia na cabeça: “Minimizar futuro risco”
Suposto filho de Gugu, Ricardo Rocha terá que “devolver” mansão após teste de DNA negativo
Juliano Floss fala sobre João Guilherme: “Bruna Marquezine mudou a vida dele”
O que Gato Galáctico disse sobre as acusações?
Usando a mesma rede em que publicou os vídeo, Ronaldo Souza respondeu que é contra qualquer tipo de autoritarismo: “Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência”, disse. “Por aqui, defendemos a paz e em nome dela e do bem-estar da minha família, que está sendo afetada por essa situação, e de qualquer pessoa que possa ter se sentido ofendida, irei remover a publicação.”
- E mais – Ana Hickmann surge na cama com Edu Guedes e deixa ex, Alexandre Correa, perturbado: “Lambe ele”
Quem é o Gato Galáctico?
Ronaldo de Azevedo e Souza é natural de Gramado (RS). Ele iniciou sua carreira no YouTube publicando suas criações em animações as quais ele mesmo dublava e compunha canções.
Na sequência, Ronaldo Souza passou a criar outros vídeos contando sua história de vida e também dicas de jogos de videogames, aulas de desenhos e para construir brinquedos de papelão, customização de objetos. Ele também criou a “Turma do Cueio”. Trata-se de uma série sobre um grupo de personagens animais com características humanas e infantis, chegou a ganhar um canal próprio onde são postados os episódios de cerca de 20 minutos. A produção chegou a ser elogiada por Mauricio de Souza.
Mas o personagem de maior sucesso é o Gato Galáctico, ao qual Ronaldo se caracteriza para realizar shows e participar de programas de TV. Como resultado seus números de seguidores são impressionantes. Ele possui 18,3 milhões de inscritos na plataforma, além de 3,8 milhões de seguidores no TikTok, 1,6 milhão no Instagram, 318 mil no Twitter e 242 mil no Facebook.
Com efeito, Ronaldo também criou uma produtora onde realiza longas-metragens: Acampamento Intergaláctico (2022) e Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo (2024). O artista é casado com Suelen em julho e pai de dois filhos.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!
Por fim veja mais sobre essa polêmica:
Enquete: quem você quer que fique na Fazenda 16?
Agora é tudo ou nada, pois A Fazenda 16 está oficialmente chegando ao fim. Quatro peões foram parar na berlinda desta semana, sendo que dois deles vão ser eliminados pelos votos do público. No caso, os menos queridos pelos telespectadores. Compartilhe na enquete do Fashion Bubble sua opinião sobre quem deve ficar nesta 12ª Roça: