A espera terminou e o SBT já tem data certa para o retorno de Chaves e Chapolin em sua grade. O retorno das séries mexicana dos anos 70 e 80 acontecerá no próximo sábado, 12 de outubro. A data foi escolhida, pois nesse dia o SBT terá uma programação especial para o Dia das Crianças.
Chaves e Chapolin estrearam no SBT em 1984. A produção de foi idealizada por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) na Televisa (canal mexicano). E foi justamente um imbróglio entre a Televisa e o herdeiro de Bolaños que interrompeu a transmissão de Chaves, Chapolin e Chespirito em todo o mundo, desde 2020. Agora, tanto a emissora como os filhos de Bolaños chegaram a um acordo e os programas estão de volta.
- Veja também – Dona Florinda expõe atritos entre elenco nos bastidores de Chaves: “Pessoas muito conflituosas”
Quando vai voltar Chaves no SBT?
No próximo sábado, 12 de outubro o SBT promete colocar no ar, a partir das 13h15, o seriado Chapolin. Na sequência, na sequência, ás 14h será a vez de Chaves. Durante anos, o canal de Silvio Santos sempre exibiu primeiro as aventuras do super-herói atrapalhado e depois a do menino órfão da vila. E essa tradição permanecerá.
No entanto, de acordo com as informações do Notícias da TV, o horário que Chapolin será exibido é uma janela para as afiliadas exibirem seus programas locais. Ou seja, fica a cargo de cada TV decidir se irá exibir Chapolin para seus expectadores. Já as aventuras de Chaves será em sinal nacional do SBT.
Apesar de Chaves integrar a programação especial do Dia das Crianças, o SBT faz questão de anunciar que o programa será um “agrado” para o público um pouco mais velho (tipo: papais, mamães e titios).
#actampads1#“Atenção, eu tenho um recado um recado muito importante: o próximo sábado é Dia das Crianças, e a programação do SBT é toda dedicada para a garotada. Mas nesse dia não tem atrações só para as crianças; os adultos também vão adorar. Ele está de volta! Às 14h, tem Chaves! O dia é todo nosso, aqui no Feriadão SBT especial Dia das Crianças”– diz o comercial da TV.
Para esse retorno, o SBT tem investido em anúncios nas redes sociais. O canal da família Silvio Santos também modernizou as vinhetas, tanto de Chaves como do Chapolin.
Relacionadas
Globo surpreende e coloca Tieta para substituir fenômeno, Alma Gêmea, no Vale a Pena Ver de Novo
Fim da escala 6×1: veja os famosos que são a favor e contra a PEC
O que Luana Piovani disse sobre PEC para o fim da escala 6×1?
Globo tentou tirar Chaves do SBT de todos os jeitos
No passado, na década de 90, a Globo fazia de tudo para manter sua soberania na televisão. Contudo, o SBT partia para cima a fim de conseguir “cutucar “o império da família Marinho. E Silvio Santos conseguia. Uma das maiores “pedras no sapato” da Globo, sem dúvida, foi Chaves. Subestimado por todos, a série mexicana de Roberto Bolaños virou febre no Brasil, pouco tempo depois de sua estreia.
Silvio Santos aproveitou seu coringa de todos os jeitos. Durante os mais de 36 anos na grade, Chaves e Chapolin foram ao ar em diversas faixas de horário, inclusive no “horário nobre”, após as 20hs. Em 1999, Chaves conseguiu derrotar a tão esperada estreia de Ana Maria Braga, na Globo. A apresentadora só conseguiu ter “paz” no canal depois que mudou para as manhãs da emissora.
Recentemente, os internautas resgataram um trecho de uma entrevista dada por Florinda Meza. A intérprete de Dona Florinda era casada com Roberto Bolaños, criador e protagonista de Chaves e Chapolin. Segundo Florinda, em 1996 a Rede Globo de Televisão tentou negociar direito as obras de Bolaños, com ele diretamente. Isso porque, além de Chaves e Chapolin, Bolaños criou outros roteiros para o programa, “Chespirito” . E tudo isso para o canal Televisa.
E mais – Héctor Bonilla, ator inesquecível de Chaves, morre aos 83 anos no México
Contrato de milhões
Na entrevista dada ao programa, apresentado por Adela Micha, no México, Florinda Meza contou que a Globo ofereceu dez milhões de dólares pelos direitos literários do seriado mexicano.De maneira idêntica, Florinda contou que o objetivo da Globo não era exibir Chaves, mas sim produzir programas a partir das obras de Roberto Bolaños. O contrato valeria por 10 anos. E as produções poderia, talvez, bater de frente com Chaves no SBT. Ou não.
Como resultado, Bolaños declinou a oferta da Globo e manteve suas produções com a Televisa. Em 2000, o intérprete de Chaves renovou o contrato com o canal mexicano por mais 20 anos pelo valor de cinco milhões de dólares.
Roberto Bolaños faleceu em 2014, aos 85 anos. O contrato que ele fechou com a Televisa terminou em 2020. Todavia, os filhos do astro mexicano e o canal não chegaram a um acordo e tanto Chaves como Chapolin pararam de ser exibidos no mundo todo, desde então. Situação que acaba de ser resolvida.
Ademais, em 2018, o Grupo Globo conseguiu comprar os episódios de Chaves e Chapolin para exibi-los somente na TV fechada, no canal Multishow. Agora, a Globo, assim como o SBT negocia a compra dos direitos dos seriados para seus canais pagos.
Por fim, veja uma entrevista que Gugu fez com Bolaños nos anos 80: