Faleceu na manhã desse sábado, 12 de outubro, o humorista, Ary Toledo. De acordo com as informações do UOL, o artista estava internado no hospital Sírio Libanês, desde o dia 2 desse mês. Familiares informaram que Ary estava tratando de uma pneumonia, contudo não informaram a causa da morte. Ele estava com 87 anos.
O velório aconteceu na tarde desse sábado, 12 em São Caetano do Sul, região do ABC paulista. O corpo de Ary Toledo foi cremado logo em seguida. O artista foi casado com Marly Marley por quase cinquenta anos. Marly era atriz e diretora mas ficou famosa por atuar como júri do programa do Raul Gil por muitos anos. Ela faleceu em 2014 em decorrência de um câncer de pâncreas. Os dois não tiveram filhos.
- Veja também – Emiliano Queiroz, de Alma Gêmea, morre aos 88 anos no RJ: “Nosso amado ‘Dirceu Borboleta’”
Quem foi Ary Toledo?
Natural de Martinópolis (interior de SP), Ary Christoni de Toledo foi um leonino nascido no dia 22 de agosto de 1937. Quando completou 22 anos, decidiu mudar para a capital e foi buscar trabalho no Teatro de Arena. O seu primeiro posto no local foi como faxineiro.
Tempo depois, foi promovido ao cargo de bilheteiro. Ainda sim, atores como, Juca de Oliveira e Paulo José notaram o talento do jovem que nos intervalos das vendas, usava o violão para compor músicas. Com o tempo foi ganhando mais espaço e criando mais contatos com artistas e empresários. Em 1965, Ary Toledo gravou seu primeiro álbum, Ary Toledo No Fino da Bossa”. O disco foi impulsionado pelo sucesso da música “Tiradentes”.
Ainda na área musical ele se destacou com a música “Pau de Arara”, uma composição de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra. Todavia, seguindo o conselho do próprio Vinicius ele focou na carreira humorística. Assim, Ary começou a montar seu show, misturando música com anedotas e piadas. Foi um grande sucesso.
Na época da ditadura ele chegou a contar a seguinte piada: “Quem não tem cão, caça com gato e quem não tem gato, caça com Ato”– fazendo referência ao Ato Institucional V. Como resultado, foi preso imediatamente, mas solto logo em seguida pois seu carisma e sua graça agradou aos policiais de plantão.
Segundo ele mesmo divulgou em 2023, foram 65 mil piadas catalogadas e publicadas em livros e discos ao longo de mais de 60 anos de carreira. Sem filhos, nos últimos anos de vida, Ary contou com a ajuda de uma secretária, um enfermeiro e uma cuidadora.
Relacionadas
Léo Áquilla revela demissão de canal após resposta polêmica de Claudia Leitte sobre “filho gay”
Inimizade entre Marcos Mion e Serginho Groisman explode na Globo e motivo vem à tona
12 famosos que são verdadeiros clones dos pais ou têm filhos muito idênticos
Famosos lamentam a morte de Ary Toledo
Com efeito, ao longo dos sábado, 12, famosos usaram as redes sociais para lamentar a morte de Ary Toledo e mandar condolências à família.
“Que notícia triste! Uma grande referência para mim. Gravamos recentemente o Programa do Ratinho e ele elogiou o meu humor e minhas piadas. Descanse em paz. Você nos fez sorrir muito”- disse o jornalista, Darlisson Dutra, do SBT.
“Após várias internações seguidas, o humorista não resistiu a última internação. Descanse em paz, Ary”– lamentou Thiago Rocha, da TV Gazeta
“Querido Ary Toledo, vai em paz mestre, que seja recebido com alegria que sempre transbordou! (…) Meus sentimentos!”, escreveu o colega humorista, Giovani Braz, que compõe o elenco do “A Praça é Nossa” (SBT).
Por fim, Ary Toledo contou suas piadas nos programas, Silvio Santos, A Praça É Nossa e fez várias participações nos programas Raul Gil e Ratinho. Ele também teve atrações na Record e na Band.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!