Por que Renascer foi um sucesso em 1993 e fez a Globo superar “preconceito” sobre temas de novelas?
Em 1993, Globo conseguiu convencer Benedito Ruy Barbosa à retornar para o canal após sucesso na TV Manchete. Renascer marcou sua volta
Na próxima segunda-feira, 22, a Globo estreia seu remake de Renascer. Na pré-estreia exibida para os confinados do Big Brother, muitos participantes nem sabiam que se tratava de uma releitura de uma novela exibida nos anos 90. Mas sim, trata-se de um grande sucesso de Benedito Ruy Barbosa.
Mais que isso, Renascer foi uma reposta da Globo direta e reta à extinta TV Manchete. Isso porque, após insistir muito na Globo, Benedito não conseguiu tirar do papel, a novela Pantanal. A Manchete, por sua vez, decidiu apostar na obra experimental e deu mais do que certo. Após o grande sucesso, o autor voltou à Globo com “tapete vermelho” e com uma novela direto no horário das nove: Renascer.
Enquete BBB 24 Grande Final – quem você quer que vença: Davi, Isabelle ou Matteus?
Por que Renascer foi um grande sucesso?
Desde a época do rádio, novela sempre foi um grande sucesso no Brasil. Isso porque, somos uma sociedade da cultura mais falada e ouvida, do que lida e escrita. Se você reparar, o Big Brother Brasil, apesar de ser um reality, é um grande novelão interativo com “capítulos” diários e vários personagens: vilões, mocinhas e coadjuvantes cômicos.
O principal produto da TV Globo sempre foi a novela das 9 (antigamente das 8). Nos anos 70/80/90 não havia internet, streaming, celular. Eram apenas livros, TV e rádio. Dessa forma todo mundo parava para ver as novelas das 8 depois do Jornal Nacional.
Modesta parte, nós brasileiro, sempre fizemos novelas de dar inveja a qualquer país. E assim, o “padrão Globo de qualidade” sempre foi muito rígido com sua seleção de histórias.
Benedito Ruy Barbosa, em 1991, tentava emplacar uma novela das 8 na Globo. Ele já era um autor muito bem colocado no horário das seis com tramas como: Cabloca (1979), Paraíso (1982), Sinhá Moça (1986). (Todas elas ganharam remake nos anos 2000).
Todavia, o projeto de Benedito ela contar a história de uma mulher que virava onça e um guardião da mata misterioso e um cenário (praticamente) composto de rios e fazendas. Naquela época, o horário nobre da Globo contava histórias mais urbanizadas ou então tramas ambientados em cidades pequenas com muito humor e fantasia escrachada. Contudo, não era comum um universo misturar outro. Ou era fantasia ou realidade.
Portanto a Globo disse “não” e Benedito levou Pantanal para a Manchete. Com muito sucesso.
Veja também – Renascer 2024 vai mudar a história de Buba e Teca: “Atropelamento”
Volta de Benedito à Globo com Renascer
O sucesso de Pantanal na Manchete fez a Globo esticar o horário de Rainha da Sucata e criar uma novela das 22h com Tarcísio Meira. Mas todo mundo queria saber, o desfecho de Juma e o Véio do Rio. Depois dessa “azia” de 216 capítulos, Globo entendeu que Benedito Ruy Barbosa sabia o que o público estava querendo assistir.
Sem muitos questionamentos, a Globo aprovou a sinopse de Renascer. A novela contava a saga de José Inocêncio que faz um pacto de vida com um pé de Jequetiba Rei. Mas ele também espalha para todos que tem o corpo fechado e cria uma funfic que guarda um diabo na garrafa. Como resultado, o homem misterioso se transforma no maior produtor de cacau da Bahia.
No meio de tudo isso, José Inocêncio se apaixona, fica viúvo, culpa o filho e “rouba” a namorada desse próprio filho. Ou seja, tramas familiares cheias de reviravoltas. Outros personagens recheiam Renascer como a misteriosa Buba, a cafetina Jacutinga e o sonhador Zé Galinha.
E mais- Quem será a Jacutinga da novela Renascer em 2024? Atriz recusa papel que foi de Fernanda Montenegro
Elenco de Renascer é de primeira
Assim como 2024, Renascer de 1993 teve um elenco de primeira. O diretor/cineasta, Luiz Fernando Carvalho dirigiu, Fernanda Montenegro, Grande Otelo, José Wilker e Antonio Fagundes.
O casal da primeira fase interpretado por Leonardo Vieira e Patrícia França encantou tanto o público que ganhou uma oportunidade para estrelarem a novela das seis, Sonho Meu.
Jackson Antunes, Maria Luisa Mendonça, Marco Ricca, Paloma Duarte e Isabel Fillardis, que também estrearam em Renascer, permaneceram na Globo por anos como contratos fixos.
Uma curiosidade é que Benedito Ruy Barbosa fazia questão de ter Antonio Fagundes como seu protagonista. A Globo, no entanto, liberou o ator para descansar após várias novelas seguidas. Benedito então foi pessoalmente jantar com o ator.
Antonio Fagundes explicou, na época, que sua intensão era se dedicar ao teatro. Benedito prometeu que faria de tudo para encaixar a novela na agenda do ator (mesmo sendo o protagonista). O autor, então, contou a primeira cena da novela (pacto com o pé de jequitibá rei) e a última cena (redenção e perdão ao filho). Antonio Fagundes chorou e aceitou o papel.
Renascer 2024 tem tudo para dar certo, pois as novelas de Benedito Ruy Barbosa tem diversos elementos atemporais. Essa mistura do mítico, com o curioso e o cenário rural é uma temática apreciada pelo público. Tenham certeza que todo mundo voltará a julgar Buba e Mariana, personagens polêmicas da trama.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!
Por fim, veja a apresentação da novela:
Enquete: quem você quer que vença a Prova do Fazendeiro?
Na noite de terça-feira, cinco roceiros enfrentaram o temido banquinho do desespero em A Fazenda 16, em uma formação de Roça marcada por tensão e confrontos. Com os nervos à flor da pele, os participantes sentiram o peso das estratégias e alianças sendo testadas no momento mais delicado do jogo. Participe da nossa enquete sobre a Prova do Fazendeiro hoje 11/12 e escolha seu favorito para se salvar do sufoco: