O Papa emérito Bento XVI faleceu na manhã desse sábado, 31 aos 95 anos. O religioso teve uma piora nos últimos dias.
Joseph Ratzinger estava recebendo cuidados médicos no local onde vivia, no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano.
Na sexta-feira, 30, o Vaticano emitiu um comunicado onde afirmava que o estado de saúde de Bento XVI era grave, mas estável. Contudo, o quadro de saúde de Bento sofreu uma acelerada piora nas últimas horas e ele não resistiu.
Desde 2013, quando renunciou o posto, Bento XVI já apresentava debilidade em suas condições de saúde.
- Veja também – Irmã de Pelé abre o coração, detalha última conversa com o atleta e expõe últimas palavras do ex-jogador
Papa Bento XVI
Joseph Aloisius Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, município do estado da Baviera, na Alemanha. Desde sua infância, adolescência até a maior idade, viveu no regime de Hitler. Quando jovem chegou a integrar a instituição, “Juventude de Hitler”.
O método de ensino tinha como objetivo treinar adolescentes de ambas as idades sobre a ideologia nazista.
Por conta desse passado, alguns membros da igreja católica chegaram a ser contra a indicação de Bento XVI ao posto de Papa. Todavia, outros pessoa alegaram que naquela época, tal método de ensino era obrigatório.
Em Traunstein, fronteira com a Austria, foi onde Bento começou sua formação cristã e cultural. Assim que Joseph Aloisius teve a primeira oportunidade, ele ingressou no seminário, aos 12 anos. No final da Segunda Guerra Mundial, Bento chegou a ser convocado, assim como seus amigos seminaristas.
Todavia, uma infecção em um dos dedos não lhe permitia atirar. Dessa forma, Joseph Aloisius foi dispensado.
Com efeito, o seminarista foi ordenado padre em 1951 e bispo em 1977. No mesmo ano, o Papa Paulo VI o nomeou cardeal.
De acordo com informações levantadas no G1, Bento XVI dominava seis idiomas: alemão, italiano, francês, latim, inglês e castelhano, além de ter conhecimentos de português.
Antes de suceder o Papa João Paulo II, chegou a ocupar o cargo de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Tal posto é responsável pela manutenção do conservadorismo na Instituição Católica. Assim sendo, Bento XVI se tornou um braço direto de João Paulo.
Como resultado, em abril de 2005, aos 78 anos, Joseph Aloisius Ratzinger foi nomeado como Papa Bento XVI.
Renuncia
Com dedicação total a igreja e inúmeros livros, discursos teológicos produzidos, o Papa Bento XVI entrou para história como primeiro papa a renunciar em quase 600 anos.
De acordo com o histórico católico, apenas outros quatro papas fizeram o mesmo. O último foi Gregório 12, em 1415, mas em circunstâncias completamente diferentes, pois buscava acabar com um cisma na Igreja.
O Papa João Paulo II também cogitou renunciar por questões de saúde, mas seguiu no posto até sua morte.
Dessa forma, no dia 11 de fevereiro de 2013, após uma viagem ao México (onde seofreu uma queda) e uma série de reuniões com poderosos do Vaticano, Bento XVI fez seu discurso em latim, renunciando o posto.
“No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado” – disse Bento em uma reunião com os cardeais do Vaticano.
Os 8 anos como Papa, Bento XVI enfrentou grandes escândalos de corrupção e sexuais de membros da igreja católica dentro do próprio Vaticano. Esse fevereiro desse ano, Bento pediu perdão às vítimas de abusos sexuais na igreja.
“Posso apenas expressar a todas as vítimas de abusos sexuais a minha profunda vergonha, a minha grande dor e o meu sincero pedido de perdão”- disse em uma carta.
- Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades do BBB 23 e tudo sobre os Famosos direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News
Por fim, Papa Francisco tornou sucessor de Bento XVI em 13 de março de 2013.