Você piscou e já estamos às vésperas de mais um Natal. E com as festividades de fim de ano começam as campanhas de panetones, perus e etc. Esse ano, o Natal começou com algumas polêmicas entre famosos. Juliette Freire e Duda Beat foram acusadas de participarem de um plágio, após estrelarem uma campanha natalina.
As duas famosas foram contratadas pela Bauducco, empresa especializada em biscoitos, bolos e panetones. O nome do projeto foi batizado com o nome “Magia Amarela” e o clipe foi lançado na última terça-feira, 17. Todavia, internautas apontaram semelhanças com outro projeto lançado há alguns anos do cantor Emicida, o AmarElo. E foi ai que a polêmica se instaurou.
- Veja também – Anitta, “metida e abusada”? Juliette comenta sobre primeiras impressões que teve da cantora
Campanha estrelada por Juliette é cancelada após acusação de plágio
Estava tudo pronto para caminhar para um grande sucesso de parceria, paraibana Juliette e a pernambucana Duda Beat junto com a Bauducco transformaria o Natal de 2023 em “Amor Amarelo”. Contudo, após o lançamento, um zunzunzum deu conta de que o trabalho publicitário tinha diversas semelhanças com o projeto, AmarElo, lançado em 2019, pelo cantor Emicida.
O álbum foi tão aclamado que ganhou um especial na Netflix e na sequência foi premiado com o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.
Entre as semelhanças, internautas apontaram cenário fotográfico, a fonte da arte de divulgação e o conceito geral do trabalho. Imediatamente, o irmão de Emicida, Evandro Fióti, se pronunciou sobre o assunto durante uma live feita no Instagram:
“Tem banda de artista branco que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e que em um ano já ganhou um Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy. E o trabalho que a gente ganhou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Entendeu? Tem noção o ódio que gera? Tem noção a vontade que dá de botar fogo em tudo?”- desabafou Evandro, que também é irmão do cantor.
Relacionadas
Felipe Franco é acusado de desacato pela polícia após relato de agressão
Neymar exibe encontro de suas duas filhas bebês, Mavie e Helena
Andressa Urach revela detalhes de experiência íntima com Neymar: “Muito rápido”
Juliette desabafa sobre o assunto
Cabe ressaltar que tanto Duda Beat como Juliette Freire foram apenas contratadas como intérpretes e não participara do “processo criativo” da campanha.
Com efeito, em suas redes sociais, Juliette também fez um desabafo com as acusações de plágio e o cancelamento da campanha: . “A quem interessar possa, realmente não estou bem”.
“É extremamente necessário e importante informar que eu e minha equipe jamais compactuaríamos ou participaremos cientemente de atitudes de plágio e apropriação criativa (…)
Fui contratada para uma campanha publicitária em que interpretaria uma canção e um videoclipe e, nesses casos, os processos de liberações autorais são de responsabilidade do contratante.
“Peço desculpas e lamento profundamente as consequências deste ocorrido. Estejam certos de que tomaremos providências e aumentaremos, ainda mais, nosso cuidado sobre propriedade intelectual e diversidade em futuros trabalhos artísticos e comerciais”- disse Juliette.
Posicionamento da Bauducco
A música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.
A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.
Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união“.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!
Por fim veja mais sobre a repercussão: