Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio Libanês, na unidade de São Paulo. O presidente foi tranferido na noite da última segunda-feira, 09, de Brasilia. Após sentir dores de cabeça, Lula foi encaminhado para a unidade do Sírio Libanes, em Brasília. O presidente acreditava tratar-se de uma gripe.
Contudo, após passar por exames de imagem, uma nova hemorragia intracraniana, de cerca de três centímetros foi diagnosticada. Durante a viagem para São Paulo, Lula foi acompanhado pela sua médica, a infectologista Ana Helena Germoglio e também por sua esposa, Janja. Segundo Ana Helena, durante todo o percurso o presidente permaneceu acordado e lúcido.
- Veja também – Onde está Jair Bolsonaro após planos de morte de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes virem à tona?
O que aconteceu com Lula?
“O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado e encontra-se agora estável”– foi o que disse o médico, Roberto Kalil. Roberto acompanha Lula há muito tempo e também esteve presente quando Luis Inácio sofreu um tombo no banheiro do Palácio.
(Lula) está conversando normalmente, se alimentando e deverá ficar em observação nos próximos dias”, salientou o médico cardiologista Roberto Kalil.
Por ordens médicas, Lula devirá ficar internado por mais alguns dias. A alta deverá acontecer no início da semana que vem. Contudo, até lá, o presidente está proibido de receber visitas e tampouco trabalhar. Janja seguirá acompanhando o esposo.
Apesar de Lula ter batido a região da nuca, quando sofreu o acidente doméstico, o hematoma estava na região do lobo frontal e do lobo parietal. O lobo frontal está localizado diretamente atrás da testa e o parietal, atrás do frontal. De acordo com os especialistas, isso pode acontecer devido ao chocalhão que o cérebro sofre na batida.
“Quando você bate a cabeça e chacoalha pra frente e pra trás, o sangramento não é no local da batida. Ele é causado pelo chacoalhão do cérebro porque o cérebro se desloca dentro do crânio”– explicou o neurocirurgião Marcos Stavale ao G1.
Relacionadas
Giovanna Ewbank justifica venda de mansão avaliada em R$ 25 milhões
Exame de DNA confirma que comerciante não é filho de Gugu Liberato
Por que Jorge & Mateus irão pausar a carreira por tempo indeterminado?
Como foi a cirurgia de Lula?
No boletim médico que foi divulgado ainda pela madrugada consta que o presidente passou por uma craniotomia. De acordo com as informações, tal procedimento, consiste na retirada uma parte do crânio para acessar a área atingida pela hemorragia e drenar o sangue.
No entanto, durante entrevista, Marcos Stavale explicou que, na verdade, Lula foi submetido a uma trepanação. Nesse caso, são feitas discretas perfurações para “sugar” o sangue do hematoma. O procedimento durou cerca de duas horas.
“( O sangramento) foi removido, e o cérebro está descomprimido e com as funções neurológicas preservadas”- disse Marcos Stavale.
COm efeito, o presidente não sofreu nenhum dano cognitivo: “Nem alteração de movimento. Absolutamente nada. Tanto é que ele está estável, conversando normalmente, se alimentando”- salientou
COm efeito, o presidente não sofreu nenhum dano cognitivo: “Nem alteração de movimento. Absolutamente nada. Tanto é que ele está estável, conversando normalmente, se alimentando”– salientou Kalil.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!