Gilberto Braga, autor de “Vale Tudo”, “Celebridade” e “Dancin’ Days”, morre aos 75 anos
Morreu na última terça-feira, 27, o autor Gilberto Braga. Ele estava internado desde de o último dia 22 de outubro após perfuração no esôfago
Quem matou Odete Roitman, na reta final de “Vale Tudo”? Essa foi a pergunta que não quis calar em 1988. E o criador desse mistério foi Gilberto Braga.
Ao lado de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, Gilberto escreveu um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira.
Foi dele também a autoria de “A Escrava Isaura”. Gilberto fez a adaptação da obra literária de Bernardo Guimarães para a TV Globo, em 1976. Como resultado, essa produção é, até hoje, uma das novelas mais vendidas para o exterior.
De acordo com as informações do G1, Braga estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde de o último dia 22 de outubro.
O autor sofreu com uma perfuração no esôfago e teve quadro de infecção generalizada, uma septicemia. Gilberto estava com 75 anos. No entanto, nos últimos tempos, vinha sofrendo com a saúde debilitada.
“Ele vinha há alguns anos com vários problemas de saúde e passou por uma cirurgia na coluna, uma no coração e uma hidrocefalia. Aí, ele acabou indo para o hospital na semana passada.
Então, ele foi internado já bem mal, e lá foi constatada uma infecção generalizada”, disse o sobrinho de Gilberto Braga, Bernardo Araújo, ao G1.
Vem saber mais sobre a trajetória desse grande autor de novelas.
- Veja também Atores de “O Clone” que já morreram: 12 deles se foram
Gilberto Braga sempre escreveu novelas?
Não, pois antes de ser novelista, Gilberto Braga foi jornalista. Ele se formou em Letras pela PUC-RJ. Então, começou sua carreira como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo.
Nascido no dia 1º de novembro de 1945, no bairro de Santa Izabel, (RJ), Gilberto migrou para a TV somente em 1973. Seu primeiro trabalho na Globo foi na adaptação para o especial “A Dama das Camélias”, protagonizado por Glória Menezes.
Em 1974, Gilberto dividiu a autoria da novela “Corrida de Ouro” com Lauro César Muniz e Janete Clair. Mas foi só em 1976 que escreveu seu primeiro grande sucesso solo: “A Escrava Isaura”.
Dessa forma, a Globo levou o autor para sua faixa nobre e, em 1978, Braga escreveu o hit “Dancin’ Days”. Em seguida, veio “Vale Tudo”, que marcou a história da telenovela nacional com cenas e personagens emblemáticos.
De maneira idêntica, Gilberto Braga também deixou sua marca nas tramas: “O Dono do Mundo” (1991), “Anos Dourados” (1986) e “Celebridade” (2003). Em 2008, Gilberto recebeu indicação ao Emmy por sua obra em “Paraíso Tropical”.
Seu último trabalho na Globo foi na novela “Babilônia”, em 2015, que foi marcada por polêmicas.
- E ainda Participante do “Eliana” morre uma semana após o programa ir ao ar: “não teve tempo de aproveitar”
Famosos prestam homenagens
De fato, fora da mídia, Gilberto Braga era uma pessoa muito reservada e discreta. O autor era casado com o decorador Edgar Moura Brasil há mais de 50 anos.
Ainda assim, famosos prestaram suas homenagens à Gilberto Braga.
“Acabo de saber dessa triste notícia por vocês, uma pessoa brilhante, inteligente, muito culta. Infelizmente é a notícia que você não quer ouvir, não sabia que ele tinha sido internado como vocês noticiaram agora.
Muito triste. Gilberto sempre foi um autor, a obra dele está aí, não precisa eu ficar falando. Essa obra mostra o autor refinado, culto que ele era”, disse Tony Ramos.
Do mesmo modo, Zezé Mota também falou da partida de Gilberto.
“Graças ao Gilberto Braga, tive o meu primeiro papel de destaque na TV Brasileira. Dessa forma, graças a ele [Gilberto] pude viver a Sônia em ‘Corpo a Corpo’, personagem que é lembrada até hoje.
Foi um divisor de águas. Em 1984, graças a ele falamos de racismo em horário nobre”, disse Zezé Mota.
Paolla Oliveira, em 2011, teve que ser chamada às pressas para protagonizar a novela “Insensato Coração”. Isso porque Ana Paula Arósio desistiu do trabalho às vésperas da estreia. Como resultado, a atriz guardou com carinho a confiança do autor.
“Que notícia triste sua partida. O Brasil perde um pouco da magia de grandes personagens, vilãs icônicas e boas reflexões em frente à TV. Obrigada por fazer parte da minha história, Gilberto Braga! Descanse!“, disse Paolla Oliveira.
Ainda não há informações sobre o velório e enterro do novelista.
Últimas notícias dos famosos
Por fim, acompanhe nosso canal de Famosos. Lá você fica por dentro das novidades sobre atores, músicos, apresentadores e outras celebridades!
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que ganhe a Prova do Fazendeiro?
O clima esquentou em A Fazenda 16 com mais uma formação de Roça. Desta vez, as peoas Gizelly, Flora, Vanessa e Luana estão na berlinda e correm o risco de deixar o reality show. A competição está cada vez mais acirrada, e agora é o momento de decidir quem terá a chance de se salvar. Para quem vai a sua torcida? Não perca a oportunidade e vote na enquete da Prova do Fazendeiro hoje, 13/11.