Há quase 20 anos, mais precisamente no ano de 2004, ao lado de outros amigos, um jovem de apenas 20 anos de idade teve uma ideia. O plano consistia em criar uma nova rede social que seria uma alternativa ao extinto Orkut.
Tal projeto resultou na criação Facebook, hoje uma das principais plataformas de relacionamento no mundo. E quem esteve à frente da iniciativa é também um dos homens mais ricos do planeta. O nome dele é Mark Zuckerberg, a quem compete a presidência da Meta, conglomerado que reúne marcas como Instagram e WhatsApp, além do próprio Face.
De volta ao Top 10
Desde que passou a integrar o “Clube dos Bilionários”, não é raro o surgimento de listas que colocam o cofundador do Facebook. Por outro lado, já houve momentos de tensão por parte da empresa, que fizeram a empresa perder valor de mercado.
Episódios relacionados à interferência russa na eleição presidencial americana de 2016 deixaram a empresa em crise. A rede foi vista como um meio usado por russos para disseminar Fake News a favor de Donald Trump, candidato republicano que acabou vencendo o pleito daquele ano.
Porém, apesar de momentos conturbados, Zuckerberg deu a volta por cima e voltou a ocupar uma posição na lista dos 10 homens mais ricos do mundo. De acordo com o ranking de bilionários da Bloomberg, o empresário de 39 anos tem uma fortuna avaliada em 103 bilhões de dólares.
Ações valorizadas
Um dos fatores que ajudam a explicar o retorno ao seleto grupo de pessoas cuja riqueza ultrapassa a casa dos 100 bilhões ocorreu em abril. Naquele mês, conforme apurado pela Forbes, as ações da Meta valorizaram em torno de 14% em um dia.
Como consequência, Zuckerberg faturou 10 bilhões de dólares, uma vez que ele é o principal acionista da empresa. Com os lucros repentinos, voltou a ser umas das pessoas com mais dinheiro no mundo. Ao lado dele, há outros magnatas conhecidos, como Elon Musk, Bernard Arnault, Jeff Bezos e Warren Buffet.
Veja lista dos mais ricos do mundo da Forbes
- Bernard Arnault e família – 211 bilhões de dólares
- Elon Musk – 180 bilhões
- Jeff Beos – 114 bilhões
- Larry Ellison – 107 bilhões
- Warren Buffet – 106 bilhões
- Bill Gates – 104 bilhões