A notícia que tomou conta da mídia nas últimas horas é: o transplante de coração do Faustão. Domingo passado, 20, os médicos do hospital, Hospital Albert Einsten emitiram uma nota afirmando que (devido a gravidade) o apresentador foi incluído na fila de transplantes de coração.
Fausto Silva está internado desde o dia 5 de agosto, quando seu quadro de insuficiência cardíaca começou a piorar. Segundo notas médicas, além da medicação, o apresentador de 73 anos já estava realizando diálise. Vem saber mais sobre os comentários que algumas pessoas estão dizendo e como foi a resposta de João Silva, filho de Faustão.
- Veja também – Filho de Faustão recebe o apoio de famosos ao atualizar o estado de saúde do pai: “Período complicado”
Por que o transplante de coração de Fustão foi tão rápido?
Após a notícia da necessidade de um “coração novo” as estatísticas não eram tão favoráveis à Faustão. Isso porque, os dados do Ministério da Saúde são que: uma pessoa pode esperar entre 12 à 14 meses, por um órgão novo, em média.
Contudo, o que especialistas estão explicando ao público é que “a fila para um transplante” trata-se de um sistema e não de uma “fila”, propriamente dita. Dessa forma, o sistema de doação de órgãos, gerido pelo SUS leva em conta muitos outros quesitos, além da “ordem de chegada”.
No caso do Faustão, sua gravidade colocou o apresentador no segundo lugar desse sistema. Ademais, a compatibilidade sanguínea e outros requisitos clínicos também são avaliados pela equipe médica de cada paciente.
Nesse caso, os médicos do paciente número um informaram a incompatibilidade do órgão para a cirurgia. Já os médicos de Faustão avaliaram que o coração é compatível ao apresentador.
Diante da enxurrada de especulações sobre a possível “furada de fila” de Fausto Silva na fila de transplante, Enzo Celulari (filho de Claudia Raia) compartilhou uma nota sobre um especialista no Sistema de Transplantes do SUS. Além disso, o empresário, desejou uma boa recuperação ao apresentador.
“Seguimos em oração pela rápida recuperação do nosso querido Fausto após a realização do transplante bem sucedido”- disse Enzo Celulari.
Relacionadas
Rodrigo Faro se despede da Record após 16 anos e emoção vem à tona: “Deu tudo certo”
Faustão volta ao Domingão da Globo e é exaltado por Luciano Huck: “Guerreiro”
Naldo revela desavença com Tata Werneck após brincadeira mal resolvida: “Não Gostei”
“Informem-se antes de julgar”
De maneira idêntica, João Silva, filho de Faustão, também compartilhou a mesma nota de Enzo Celulari que diz:
“A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados.
Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”– afirma o texto.
Com efeito, o Ministério da Saúde também reforçou em nota, que Faustão era o segundo da lista devido ao seu estado de saúde. Dessa forma ele só recebeu o coração, pois a equipe médica do primeiro paciente avaliou que o órgão não era compatível ao enfermo. As informações são de que o doador do coração de Fausto Silva tinha apenas 35 anos.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!