À caminho do Oscar, Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui acabam de ser indicados ao Globo de Ouro 2025. A premiação internacional costuma servir como um termômetro ao Oscar, que acontece posteriormente. Todavia, as premiações são distintas. O Globo de Ouro acontece, sempre, no primeiro final de semana de janeiro, antes mesmo da votação dos membros do Oscar.
O Oscar costuma acontecer em março. A premiação da Academia Internacional de Cinema contempla (também)categorias técnicas e tem menos indicados aos prêmios. Enquanto o Globo de Ouro acontece em meio a um jantar com champanhe, o Oscar tem um protocolos mais rígidos e rebuscados. Seus convidados apenas contemplam a premiação. (No Oscar) As festas acontecem depois da cerimônia e são promovidas por produtores, artistas e estúdios de cinema. Ademais, diferente do Oscar, o Globo de Ouro também premia produções televisivas e do streaming.
- Veja também – Qual a história do filme, Ainda Estou Aqui? Fernanda Torres e equipe são aplaudidos de pé em Festival de Veneza
O que aconteceu com Fernanda Torres?
Após 25 anos, o Brasil volta a integrar a lista de indicados ao Globo de Ouro. A última vez que um filme nacional participou da disputa foi em 2005, com o longa, “Diário de Motocicleta” (também dirigido por Walter Salles). O filme, Ainda Estou Aqui irá concorrer com outras produções na categoria Melhor Filme Internacional:
- Tudo Que Imaginamos Como Luz”
- “Emilia Pérez”
- “A Garota da Agulha”
- “Ainda estou aqui”
- “The Seed of the Sacred Fig”
- “Vermiglio”
Já Fernanda Torres também concorrerá ao prêmio de Melhor Atriz com as atrizes: Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet. A lista dos indicados foi anunciada em uma live pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood comandada por Mindy Kaling e Morris Chestnut.
As chances do Brasil são maiores no Globo de Ouro pois a premiação tem mais indicados, no entanto ela subdivide as categorias por gêneros como: comédia/musical e drama (seis em cada uma).
Desde o prêmio de “Melhor Roteiro” no Festival Internacional de Veneza, Ainda Estou Aqui ganhou notoriedade da crítica internacional. No último final de semana, Fernanda Torres dividiu o segundo lugar de “Melhor Atriz” com Demi Moore (pelo filme A Substância) no Prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles (EUA). Tal prêmio é um dos mais respeitados de Hollywood.
Relacionadas
Ana Hickmann leva Edu Guedes à formatura do filho e Alexandre Correa fica de fora: “Um absurdo”
Maiara, criticada pela magreza, vai às lágrimas ao falar de gravidez: “Sonho da minha vida”
Raul Gil se despede do SBT e jornalista indica qual deve ser a próxima emissora do apresentador
Ainda Estou Aqui no Oscar
De fato, apesar de toda expectativa que Ainda Estou Aqui causou no público brasileiro sobre possível indicação ao Oscar, Walter Salles diz que é bom os brasileiros se aterem a realidade. Todavia, ele se mostra muito satisfeito com a trajetória do filme em outros festivais e a boa recepção do público.
O longa alcançou um total de R$ 47,5 milhões no início de dezembro, segundo dados da Comscore, e ultrapassou o posto até então ocupado pela comédia “Minha Irmã e Eu”, estrelada por Tatá Werneck e Ingrid Guimarães, que terminou o seu período em cartaz, em 2023, com R$ 43,65 milhões
“Hoje, metade dos votantes [da Academia] não mora no eixo estreito entre Nova York e Los Angeles. Antigamente, para olhar para essas premiações, o filme precisava ser visto ali. Hoje a realidade foi completamente reconfigurada, só a França tem 200 votantes da Academia. Isso é muita coisa. Fazer uma campanha é ir acompanhando o filme nos festivais, porque é a única maneira de os votantes verem o filme. É melhor quando tem um contato pessoal”- disse o diretor durante a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que aconteceu em outubro.
De maneira idêntica, Fernanda Torres orientou a todos que não encarem esse momento como uma “Copa do Mundo”. Ademais, a atriz disse que só do Brasil participar de festivais internacionais e ter seu valor reconhecido, já é uma grande vitória.
- E mais – Por que Fernanda Torres deixou elenco do remake de Vale Tudo? Nova atriz assume papel de Odete Roitman
“O filme já é um acontecimento para nós”
“A gente está nas ‘short lists’ de coisas muito grandes para o tal do Oscar, que parece ser a fronteira final que nós teremos que cruzar (…) O filme tem grandes chances de estar entre os [indicados] em filme estrangeiro, estamos trabalhando para talvez outras categorias, mas o filme já é um acontecimento para nós. Ele já está no mundo, já é uma porta de entrada para o mundo.”
“O Oscar é muito importante por várias questões, mas ele também não é a medida de tudo. Eu não queria que no final todo mundo acabasse ‘aaaaahhh’, decepcionado”- disse a atriz.
Por fim, a atriz citou o exemplo de Fernanda Montenegro em Central do Brasil: “Quando as pessoas falam do prêmio da mamãe, eu tento explicar que, quando um ator brasileiro, falando português, é nomeado, ele já ganhou. Pode estourar champanhe, entendeu? Vai para lá sem expectativa porque não vai levar. Eu só queria explicar isso para as pessoas já ficarem contentes.”
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!