Após revelar sofrer com depressão, Felipe Neto informou nessa sexta-feira (18), que foi diagnosticado com Hemocromatose Incompleta Heterozigótica, e está em tratamento desde o fim de 2020.
A doença normalmente é causada por condição hereditária, que gera uma alta concentração de ferro no organismo.
Não bastava depressão, doença de Crohn e TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). Quando Deus me desenhou, ele estava de mau humor”, desabafou Felipe no Twitter, em tom de brincadeira.
O youtuber de 33 anos tranquilizou os fãs afirmando que a forma da doença é “incompleta”, causando uma concentração de ferro que não está afetando diretamente o funcionamento do corpo.
Em um outro trecho, ele ainda comentou:
“Vamos monitorar a vida inteira e manter dentro de um número ‘seguro’. Eu descobri a mutação genética no final de 2020, desde então venho tratando com meu médico e progredimos bem. Em janeiro, minha ferritina estava em 642,9 ng/mL. O valor saudável é entre 30 e 400. Mas fomos reduzindo e no exame de semana passada bateu 455,7. TGP reduzimos de 103 (janeiro) pra 81 (junho) Gama GT tá boa – 42. TGO reduzimos de 57 pra 33”, desabafou.
- Veja também: Youtuber Felipe Neto deveria estar preso, de acordo com Antônia Fontenelle
O que é Hemocromatose?
A hemocromatose é uma das doenças genéticas mais comuns nos Estados Unidos. É uma condição hereditária em que o corpo absorve e armazena muito ferro.
O ferro extra se acumula em vários órgãos, especialmente no fígado, e pode causar sérios danos. Se não for tratada, a doença pode levar à falência desses órgãos.
O ferro é um nutriente essencial encontrado em muitos alimentos. Pessoas saudáveis geralmente absorvem cerca de 10% do ferro dos alimentos que comem para atender às necessidades do corpo.
Pessoas com hemocromatose absorvem mais do que o corpo precisa. O corpo não tem uma maneira natural de se livrar do excesso de ferro, fazendo com que ele se acumule nos órgãos.
- Veja também: Felipe Neto é um dos influenciadores mais influentes do mundo
Causas
A doença ocorre como resultado de uma mutação em um gene responsável pela absorção do ferro no organismo, o que leva ao excesso de ingestão de ferro dos alimentos e seu acúmulo no coração, fígado e pâncreas.
As causas da hemocromatose que afetam o fígado são:
- predisposição hereditária;
- a presença de hepatites virais crônicas B e C ;
- deposição de tecido adiposo no fígado;
- bloqueio do ducto pancreático;
- neoplasias hepáticas.
Sintomas de hemocromatose
Os sintomas característicos da hemocromatose são os seguintes:
- a pele torna-se cinza-acastanhada;
- escurecimento das membranas mucosas e esclera;
- redução da pressão arterial;
- fadiga rápida ;
- fraqueza geral ;
- inchaço, dor nas articulações;
- diminuição da libido.