No início dessa semana, o deputado Eduardo Suplicy (PT) anunciou que está com linfoma não Hodgkin. O linfoma é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, parte fundamental do sistema imunológico e circulatório. De acordo com matéria compartilhada no Terra, existem dois tipos principais de linfomas: o linfoma de Hodgkin e o linfoma não Hodgkin.
De fato, é um tipo de câncer que se descoberto no início, pode ter 70% de chances de cura. Segundo o próprio Eduardo Suplicy, a doença foi diagnosticada em julho e ele já está fazendo um tratamento imunoquimioterápico para a doença. Assim como o deputado, outros famosos também já encararam essa doença, como Reynaldo Gianecchini, Edson Celulari, Gloria Perez, Jorge Aragão e Dilma Rousseff.
- Veja também – Quem foi Julieta Amaral ? Marcelo Cosme vai às lágrimas ao noticiar morte da amiga na GloboNews
Qual o estado de saúde de Suplicy?
Aos 83 anos, Eduardo Suplicy diz que se sente muito bem. O deputado usou as redes sociais e compartilhou algumas informações sobre o andamento do seu tratamento e como está sua rotina.
“Continuo minhas atividades na Assembleia e minhas aulas de ginástica. Felizmente meus exames já apresentam bons resultados. Por recomendação médica, estou com atividades públicas restritas por causa da minha baixa imunidade (…)
Agradeço o apoio, as orações e as energias positivas para que eu possa me recuperar o mais breve possível. A minha luta só termina quando eu ver implantada no Brasil e no mundo a Renda Básica de Cidadania. Felicidades a todas e todos!”- disse Suplicy.
#actampads1#
De acordo com a assessoria do parlamentar, ele já recebeu 4 das 6 aplicações do ciclo de tratamento, vem apresentando “bons resultados”. Além da imunoterapia, Suplicy também vem fazendo o uso de “cannabis medicinal”. Contudo, em momentos mais delicados do tratamento e faz pequenas pausas.
O cantor Supla, filho do político, também comentou brevemente sobre a saúde do pai: “Agora é dar todo o amor e carinho para ele. Agradeço se puderem mandar boas vibrações e positividade (…)Ele está reagindo bem, mas não é fácil, é uma coisa difícil.”
Relacionadas
Gisele Bündchen está grávida de Joaquim Valente! Relembre como começou o romance da supermodelo com o treinador de jiu-jítsu
Vale o Escrito estreia na Globo no mesmo dia da prisão do bicheiro Rogério de Andrade. Entenda!
Quem são os filhos de Gisele Bündchen? Supermodelo está grávida do 3º filho aos 44 anos
Relacionadas
O que é linfoma não Hodgkin?
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) e uma matéria publicada no G1, existem mais de 20 tipos diferentes de linfomas não Hodgkin. O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Cabe ressaltar que o sistema faz parte do sistema imunológico, que ajuda o corpo a combater doenças.
Esse tipo de doença pode ser diagnosticado em crianças, adultos e idosos. Todavia, ele é mais comum em pessoas mais velhas. A diferença entre um linfoma não Hodgkin e um linfoma Hodgkin é que esse segundo se espalha de forma organizada, é mais tratável e curável.
O linfoma não Hodgkin pode começar em qualquer parte do corpo, se espalha de maneira desordenada, e na maioria das vezes o seu diagnóstico ocorre quando está em estágio avançado. A imunoterapia é uma forma de tratamento e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede suplementar.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!
Ainda segundo o INCA estima-se que, entre 2023 e 2025, sejam diagnosticados mais de 12 mil casos no Brasil.