As mortes dos 5 passageiros e tripulantes da expedição ao Titanic já foi confirmada na manhã dessa quinta-feira, 22.
Segundo o G1, a informação foi divulgada em comunicado pela OceanGate e confirmada posteriormente pela Guarda Costeira dos EUA.
A Guarda Costeira afirmou que 5 partes do Titan (nome do submarino) foram encontradas a 500 metros do Titanic.
Vem saber mais sobre o que pode ter acontecido com o submarino e o que James Cameron falou sobre o acidente.
- Veja também – Titanic antes e depois: 20 fotos de como estão hoje os atores do filme de 1997
Por que o submarino de expedição ao Titanic implodiu?
Ainda não se sabe o que motivou a implosão do Titan. Mas alguns especialistas apontam que uma falha no sistema de transporte pode ter causado sua implosão.
Cabe ressaltar que a implosão é o inverso da explosão. Ou seja, a pressão da água amassou o Titan, e assim, suas partes foram se soltando.
“Ele implode porque o casco está cheio de ar. O ar é muito compressível, ao contrário da água, que é pouco. Então toda a pressão da água envolta do casco – imagina uma coluna de água de 4 km sobre esse casco – exercendo pressão por todos os lados” explicou Paulo Sumida, ao canal CNN.
Paulo Sumida é diretor do Instituto de Oceanografia da USP. Dessa forma, o especialista ainda frisou a diferença entre uma explosão e uma implosão.
“Quando teve a falha, a tendência foi que pressionasse o ar. Então, ele não poderia explodir, porque a pressão não deixaria. Então, ele implodiu. As paredes colapsaram e parte delas foram tiradas em três pedaços, o que mostra o grau de violência dessa pressão”– explicou Paulo.
O passeio tinha como objetivo levar os passageiros para verem de perto o navio naufragado, Titanic.
Dessa forma as vítimas são: o britânico Hamish Harding; o mergulhador Paul-Henri Nargeolet; o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Sulaiman Dawood; e o CEO e fundador da OceanGate, Stockton Rush.
Cada um pagou US$ 250 mil (mais de um milhão de reais) para o passeio.
Diretor de Titanic comenta tragédia
James Cameron que dirigiu o filme Titanic, de 1997, chegou a mergulhar 33 vezes durante a produção do longa.
De maneira idêntica, o diretor também era amigo próximo de Paul-Henri Nargeolet. Paul era oceanógrafo especialista na história do Titanic. Ele é uma das vítimas dessa tragédia.
Durante entrevista ao canal ABC, James Cameron disse que está impressionado com algumas semelhanças entre os acidentes do Titanic e do submarino, Titan.
“Fico impressionado com a semelhança do desastre do Titanic, em que o capitão foi repetidamente avisado sobre a presença de gelo à frente do navio e, mesmo assim, ele entrou a toda velocidade em um campo de gelo em uma noite sem lua, o que resultou na morte de muitas pessoas.
Para nós, uma tragédia muito semelhante, em que os avisos não foram ouvidos e que ocorreu exatamente no mesmo local, com todo o mergulho que está acontecendo em todo o mundo, acho que é simplesmente surpreendente. É realmente muito surreal”.
Por falar em Titanic, o filme está disponível na plataforma de streaming Star+. A Globo chegou a exibir o filme no sábado do dia 10/06 em comemoração ao dia dos namorados.
Por fim, veja esse vídeo do UOL que mostra como o Titan era por dentro: