Uma postagem feita pelo Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, agitou as redes sociais nas últimas horas. Isso porque (sem citar nomes) o político criticou artistas que alteram letras de músicas (ou outras manifestações artríticas) simplesmente para não citarem símbolos religiosos de matriz africana. Pessoas mais atentas associaram as críticas a postura de Claudia Leitte.
A cantora fez uma alteração na letra da música “Caranguejo”. A canção é um grande sucesso nos blocos de carnaval comandados por Claudinha Bagunceira. Contudo, evangélica, Claudia não cita Iemanjá, que faz parte dos versos originais compostos por Alan Moraes, Durval Luz e Luciano Pinto. Vem saber mais sobre esse bafafá que envolveu até Ivete Sangalo.
- Veja também – Claudia Leitte é atacada durante Ensaio de Anitta e se revolta: “Baixaria”
O que aconteceu com Claudia Leitte?
Lá em 2004, Claudia Leitte, ainda integrante do Babado Novo, fez um grande sucesso com a música “Caranguejo”. Nos versos, a letra de Axé diz: ‘Joga flores no mar/Saudando a rainha Iemanjá’. Em 2008. Claudinha saiu do grupo. Em 2012, a cantora se converteu e virou evangélica. Desde então, Leitte passou a cantar a música trocando Iemanjá’: ‘Joga flores no mar/Só louvo meu rei Yeshua’ (‘Yeshua’ significa ‘Jesus’ em hebraico).
No Faustão, em 2023: Claudia falou sobre sua conversão: “Eu sou cristã, sou crente, crente mesmo. Fui batizada nas águas em 2012, estou passando por um processo de transformação”.
“Eu descobri que não é assim… Da noite para o dia você se tornou uma belíssima e brilhante criatura (…) A minha escolha de ser cristã foi de dentro para fora. Eu queria muito Jesus. [Foi uma escolha] muito consciente”- disse a artista no Faustão da Band.
Para Pedro Tourinho (Secretário de Cultura e Turismo de Salvador) a troca da letra soa como um grande desrespeito. O secretário fez um post onde afirma que tão ação é um “racismo”.
“Quando um artista que se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e a cultura, reverencia a percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo, e é o surreal e explícito reforço do que houve de errado naquele tempo”– disse Tourinho.
Relacionadas
30 filhos de famosos que fazem sucesso na internet! Conheça essas fofuras
Gusttavo Lima, após ser alvo de investigação de lavagem de dinheiro, se afirma de direita: “Valores”
Lucas Lucco faz propaganda de shampoo e deixa escapar partes íntimas: “Olha o tamanho do tubo!”
Curtida de Ivete Sangalo
O Secretário de Cultura e Turismo ainda concluiu: “se é para celebrar os 40 anos do Axé Music, que seja para celebrar com respeito, fortalecendo seu fundamento, ajustando desequilíbrios, valorizando sua verdade, avançar caminhando para frente. Não podemos admitir desrespeito, apropriação e retrocesso”.
A publicação de Pedro Tourinho rendeu curtidas de famosos como as atrizes Giovanna Lancelotti e Alice Wegmann. Mas a curtida mais polêmica foi de Ivete Sangalo. De acordo com a matéria da CNN, a assessoria de Ivete ainda não se manifestou oficialmente sobre todo o bafafá: “não há nenhuma declaração oficial”.
Já a assessoria de Claudia Leitte não retornou o contato da CNN. Cabe ressaltar que o Carnaval de Salvador se aproxima e Claudia Leitte irá se apresentar nos tradicionais blocos Largadinho e Blow–Out. Ivete Sangalo também sairá em dois dias com o Coruja.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!