Ao que tudo indica, o insucesso de Travessia já é sentido dentro do próprio elenco da novela da Globo.
Nessa semana, quando a novela chegou ao seu capítulo 100, a autora comemorou a 26 pontos de audiência. Em 2021, com a reprise de A Força do Querer, a audiência ficou com média de 31 ponto no Painel Nacional.
Todavia, em 2017, na exibição original, a história de Bibi Perigosa alcançou 45 pontos.
De fato, o enredo de A Força do Querer não passa nem perto das tramas desinteressantes de Travessia. Para piorar, crises de bastidores acabaram chamando mais a atenção do que a própria história da novela.
Enquete BBB 24 Grande Final – quem você quer que vença: Davi, Isabelle ou Matteus?
- Veja também – Travessia derruba audiência do BBB 23 e Globo só tem uma chance de salvar seu maior faturamento do ano
Atriz fala de “caso Cassia Kis” e fracasso de Travessia
Um dos temas abordados nos primeiros capítulos de Travessia foi o perigo das fake news em nossa sociedade. Todavia, esse entrecho na novela se sustentou apenas nas primeiras semanas, depois se esvaziou.
Enquanto isso, Cassia Kis, uma das protagonistas da novela surgiu em lives fazendo declarações polêmicas de cunho homofóbico. Não satisfeita, a atriz encabeçou uma campanha eleitoral para Bolsonaro e endossou o discurso do político.
Mesmo após a derrota, Cassia chegou a participar de manifestações antidemocráticas. E como resultado, sua história (da vida real) chamou mais a atenção do público do que a trama de Brisa, Otto e Ari.
De lá para cá, a audiência estagnou entre os 24 a 26 pontos de média. Muito baixa para o principal produto da grade da Globo. Sobre isso, a atriz de Travessia, Renata Tobelem comentou durante uma entrevista a Heloísa Tolipan, posteriormente noticiada pelo site Metrópoles.
“Parece que estamos de castigo e sendo punidos pelos erros que sabemos que a Cassia cometeu e ninguém aprova” – disse a intérprete de Dina na trama, segundo matéria do Metrópoles.
Renata ainda completou: “Nós, de Travessia, viramos bode expiatório. Temos um elenco maravilhoso, que não é citado, bem como a direção”.
Após a repercussão e manchetes em diversos sites, Renata Tobelem gravou um vídeo em sua rede social e disse que não falou a tal citação contra Cassia Kis. De maneira idêntica, a atriz afirmou que não acha que a novela de Gloria Perez seja um fracasso e nem culpou sua colega de elenco.
Sites como Metrópoles, Notícias da TV e RD1 também noticiaram esse ocorrido.
- E mais – Gloria Perez fica revoltada ao ver atriz de Travessia ser detonada por revista: “Crueldade”
Elogio a Jade Picon
Travessia não é o primeiro trabalho de Renata Tobelem na Globo. Antes da novela de Gloria Perez ela também participou de Cara e Coragem, Amor à Vida, Espelho da Vida e Malhação.
Todavia, uma das produções a qual manteve a atriz mais tempo no ar foi no Zorra, onde ela atuou entre 2015 e 2017.
Em Travessia, a personagem de Renata está em diversas cenas. Isso porque ela é governanta na casa de Guerra e convive com Chiara.
Segundo a opinião de Renata Tobelem, a onda de críticas negativas atrapalha o desenvolvimento da novela. Isso pelo motivo que, depois da “detonação”, ninguém mais quer elogiar.
“Se viraliza uma crítica ruim, como dizendo que a trama não é boa, já era. Inclusive, os meus amigos não têm coragem de me elogiar publicamente. Fazem-no de maneira reservada porque se sentem constrangidos de fazê-lo em público”– contou a atriz, segundo o Metrópoles.
No bate-papo, Renata elogiou o trabalho de Jade Picon em Travessia. Segundo a atriz, a ex-BBB não fez nada diferente de outros atores que também estão na trama das nove da Globo.
Chay Suede e Giovanna Antonelli, por exemplo, vieram de outros tipos de trabalhos na TV e conquistaram seus espaços com esforço e dedicação.
Enquanto Chay Suede foi lançado no ídolos da Record TV e Giovanna Antonelli foi assistente de palco da Angélica (na época da Manchete).
- Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades do BBB 23 e tudo sobre os Famosos direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News
Por fim, veja uma outra entrevista de Renata Tobelem para a Contigo.