A diversidade no Emmy 2020 está sendo vista e muitos estão celebrando o avanço na indústria do cinema. Atores e atrizes negros conquistaram o maior número de indicações na história desta premiação televisa.
A premiação desse ano possui um recorde de indicações com 34,3% das nomeações de não brancos, enquanto no ano anterior foi 19,8%. O recorde anterior foi registrado em 2018, quando as categorias de atuação possuíram 27,7% de atores negros.
Em cada categoria, temos pelo menos um ou dois atores negros. Para exemplificar, em uma das principais categorias como a de atuação com 102 nomes, 35 são negros.
Relembre a beleza das famosas no Emmy 2019.
Porque é tão importante a diversidade no Emmy?
Sabemos que a luta pela inclusão está longe do fim, pois esses números aumentaram, mas ainda estão longe da paridade. Contudo, é possível celebrar o avanço e esperar que a representatividade melhore a cada ano.
“2020 não é apenas sobre a crise global de saúde. Este ano também estamos testemunhando uma das maiores lutas pela justiça social da história, e é nosso dever usar este meio para a mudança. Esse é o poder e a responsabilidade da televisão.
Não apenas fornecer uma infinidade de serviços ou um pouco de escapismo, mas também amplificar as vozes que devem ser ouvidas e contar as histórias que devem ser contadas. Porque a televisão, por sua própria natureza, nos conecta a todos ”, disse Frank Scherma, presidente e CEO da Television Academy, no início do anúncio das indicações.
Temos grandes nomes representando a cultura negra, como Maya Rudolph, Billy Porter, Sterling K. Brown, Zendaya, Anthony Anderson, Don Cheadle, Issa Rae, Tracee Ellis Ross, Regina king, Jeremy Pope, Octacia Spencer e Kerry Washington. Confira todos os nomes indicados ao Emmy e suas atuações:
A morte do herói negro Chadwick Boseman
Tivemos em 2020 a grande perda do ator Chadwick Boseman. O ator e protagonista de ‘Pantera Negra’, possuía grande representação de talento negro na Marvel e na cultura nerd. Chadwick lutava contra um câncer no cólon desde 2016, mas infelizmente não resistiu e morreu aos 43 anos.
Antes de falecer, Boseman conseguiu finalizar as gravações do filme ‘Ma Rainey’s Black Bottom’ da Netflix. Dessa forma, a estreia do longa ainda ocorrerá neste ano.
A diversidade no Emmy é uma conquista, não somente para enaltecer aqueles que estão sendo indicados, como também atores como Chadwick. O herói deixou uma grande representatividade e talento em suas atuações.
A luta por diversidade na história do cinema
Em 2015 depois do filme ‘Selma: Uma Luta pela Igualdade’, acaba sendo ignorado pelas principais categorias do Oscar, principalmente atuação. O público começou a debater o preconceito que a academia carregava e sendo vista como preconceituosa.
Logo após a premiação de 2015, ficou um sentimento de dúvida de como seria o próximo ano. No ano seguinte, a polêmica apenas aumentou pois mais uma vez, as indicações da categoria de atuação eram brancos.
O público não ficou satisfeito e subiu a hastag #OscarSoWhite assim que os nomes foram anunciados e a questão racial tomou conta da internet em 2016. A mobilização foi sentida e medidas de emergência para as próximas premiações foram geradas.
O que esperar da diversidade após premiação?
Para o presidente da organização de justiça social Color of Change, o cenário é positivo. Assim, abre portas para outros negros, asiáticos e latinos, moldando até mesmo percepções além do mundo do entretenimento.
“O que esses prêmios representam é a maneira da indústria de criar um sistema de de entrada para as pessoas, de acesso a empregos e oportunidades”, declarou Rashad Robinson.
Quem merece ganhar o Emmy 2020 dia 20 de Setembro? Vote!
[poll id=”12″]