Essa semana o Jornal Nacional está exibindo uma série de entrevistas aos candidatos para o cargo de Presidência da República, nas eleições de 2022. Todos os tramites legais foram acertados entre a direção da TV Globo, os assessores e partidos de cada candidato.
De acordo com o G1, foram convidados os cinco presidenciáveis mais bem colocados na pesquisa divulgada pelo Datafolha em 28 de julho. Dessa forma, foram chamados: Lula, Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante). Esse último, no entanto, retirou a candidatura posteriormente.
A TV Globo sorteou no dia 1 de agosto a ordem das entrevistas e as datas. Ficou estabelecido que as sabatinas teriam até 40 minutos.
- Segunda-feira 22/08 – Jair Bolsonaro;
- Terça-feira, 23/08 – Ciro Gomes
- Quarta-feira 24/08 – (não teve entrevistas devido à grade da Globo)
- Quinta-feira 25/08 – Lula
- Sexta-feira 26/08 – Simone Tebet
- Veja também – Bolsonaro mente em entrevista no Jornal Nacional e internet reage: “mente y cola”. Vote na enquete!
Como foi a entrevista de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional?
De fato, muitas pessoas duvidaram que o presidente Jair Bolsonaro comparecesse à sabatina conduzida por William Bonner e Renata Vasconcellos. No entanto, o presidente compareceu, bem como respondeu a todas as perguntas.
Entre os destaques de sua entrevista, Bolsonaro prometeu que irá respeitar o resultado das urnas eletrônicas.
“Teremos eleições. O ministro Moraes acabou de assumir. Amanhã ele tem encontro com o ministro da Defesa para tratar de transparência. Tenho certeza que vão conversar e chegar a um bom termo. Precisei provocar. Pode ficar tranquilo. Terão eleições limpas e transparentes no corrente ano”– afirmou o presidente.
Ademais, Bolsonaro foi questionado sobre as piadas que fez durante a pandemia, inclusive sobre virar jacaré ao tomar a vacina. Todavia o presidente afirmou que se baseou na literatura brasileira e usou uma figura de linguagem. Veja os principais momentos da sabatina:
- E mais – ENQUETE: você gostou da entrevista de Ciro no Jornal Nacional?
Como foi a entrevista de Ciro Gomes no Jornal Nacional?
Na terça-feira, 23, foi a vez do candidato Ciro Gomes. Entre os destaques de sua entrevista Ciro Gomes falou sobre:
- criar uma Lei Antiganância, para evitar superendividamento;
- criar um programa de renda mínima de R$ 1 mil por família;
- taxar grandes fortunas;
- acabar com a reeleição.
Ciro também falou sobre a questão da polarização que toma conta do Brasil atualmente. O candidato discursou que pretende dar um basta nisso.
“Eu estou tentando mostrar para o povo brasileiro que essa polarização odienta, que eu não ajudei a construir. Pelo contrário, estava lá em 2018, tentando advertir que as pessoas não podiam usar a promessa enganosa do [Jair} Bolsonaro para repudiar a corrupção generalizada e o colapso econômico gravíssimo que foram produzidos pelo PT. Isso aconteceu no Brasil e agora, está-se tentando repetir uma espécie de 2018. Portanto, a gente tem que denunciar isso, compreendendo, respeitando” – disse Ciro Gomes.
Veja os principais momentos da entrevista:
- E ainda – ENQUETE: você gostou da entrevista de Lula no Jornal Nacional?
Como foi a entrevista de Lula no Jornal Nacional?
De maneira idêntica aos demais candidatos, na quinta-feira 25/08 foi a vez de Luiz Inácio Lula da Silva ser entrevistado no Jornal Nacional. Diferente dos demais candidatos, a entrevista com Lula foi a que mais reverberou nas redes sociais, de acordo com uma avaliação do Jornal Extra.
Na sabatina, Lula falou sobre a crise econômica no Brasil, a entrada de Geraldo Alckmin em sua chapa e sobre a operação Lava-Jato. De fato, um dos pontos altos da entrevista com Lula, foi a fala do candidato para seu eleitorado mais pobre.
“O povo tem que voltar a comer um churrasquinho, a comer uma picanha e tomar uma cervejinha”– disse Lula.
Ao falar da Lava-Jato, Lula chegou a ler algumas de suas anotações, e isso chamou a atenção dos internautas. Em outro momento, o candidato citou um dos pensadores mais “odiados pelos bolsonaristas”, o educador, Paulo Freire. Lula citou Freire para justificar Geraldo Alckmin como seu vice.
“De vez em quando, a gente precisa estar junto com os divergentes para melhor enfrentar os antagônicos” – disse Lula.
Com efeito, veja alguns dos momentos da entrevista de Lula no Jornal Nacional :
- Na sequência, veja: ENQUETE: você gostou da entrevista de Simone Tebet no Jornal Nacional? Votaria na candidata?
Como foi a entrevista de Simone Tebet no Jornal Nacional?
Na última sexta-feira (26), foi a vez da única candidata mulher à presidência da república ser sabatinada no Jornal Nacional. Simone Tebet foi a última entrevistada da série de prévias da Globo.
Chamou a atenção a insistência de Bonner e Renata Vasconcellos questionar a candidata sobre a falta de apoio (total) a sua candidatura dentro do próprio partido, o MDB . Sobre isso, Simone falou:
“Em compensação, eu tenho muitos dos prefeitos nos apoiando. Nós temos o maior prefeito da maior capital do Brasil (São Paulo), 12 milhões de habitantes; o prefeito de Porto Alegre [Sebastião Melo (MDB)]; o governador do estado de São Paulo [Rodrigo Garcia (PSDB)]”.
Ademais, Simone também criticou a polarização política e falou sobre seu plano de erradicação da miséria no Brasil.
Por fim, veja os principais momentos da entrevista:
- Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades de Pantanal e Ilha Record direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News