A Moda de Brasília encanta São Paulo e busca novos negócios

por Denise Pitta
/ 30 maio 2015

2015-05-30_182832

Em uma semana agitada, um evento em particular chamou atenção:  o Showroom da Moda Brasiliense em São Paulo que trouxe coleções autorais em uma ação que leva marcas e grifes brasilienses para a terra da garoa em busca de novos negócios.

Coleções inspiradas, com destaque para o preciosismo dos acabamentos  chamaram atenção. A criatividade de algumas grifes traz de volta o perfume da inovação com um toque  futurista e ao mesmo tempo artesanal!

Com a supervisão e curadoria do queridíssimo Fernando Lackman, profundo conhecedor do setor, e da Mábel de Bonis, o showroon da Moda de Brasília promete  marcar território aqui em São Paulo, em ações anuais.

Destaque também para a consciência de se buscar preciosismo e qualidade nos produtos, como explica Lackman: ” O consumo de produtos de moda é como uma bola que gira em torno da necessidade de vestir e sentir-se bem. A indústria vive um momento crescente no que concerne ao desenvolvimento de técnicas apuradas na criação de roupas e acessórios com foco no trabalho autoral. Brasília e o Distrito Federal estão nitidamente inseridos no mundo da moda com o exercício de criação de produtos a partir de técnicas industriais e, especialmente, de artesania.”

Brasilia Brands and Designers

Como parte de um projeto de nacionalização e internacionalização para aumentar os ganhos desse mercado, o Sindicato da Indústria do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste) apresenta o projeto “Brasilia Brands and Designers”. A ação promove a apresentação de produtos locais para showrooms, boutiques e lojas multimarcas do país e fora dele.

A primeira aposta foi os Estados Unidos. Uma missão com empresários do setor levou para Nova Iorque os nomes e peças de 17 marcas para que pudessem ser avaliadas e, posteriormente, comercializadas no exterior. Para a ação em São Paulo seis empresas entre marcas e grifes foram apresentadas e dispostas para comercialização.

Após curadoria, na qual foram avaliados dados técnicos e de estilos, as designers Sandra Lima, Taiana Miotto e Viviane Kulczynski, juntamente com as marcas Confraria, Difuzi, Guilda, Jukaf, Menina Palito seguiram para São Paulo em evento que aconteceu entre os dias 26 e 28 de maio.

Agora conheça as marcas:

CONFRARIA

A persistência da designer Ana Paula Ávila a fez conquistar um mercado luxuoso com sua marca Confraria. A partir de uma pesquisa sobre a utilização de fibras naturais no mercado de moda, Ana descobriu que uma planta brasileira poderia permear suas criações. O junco, fibra resistente de um cultivo nativo, virou seu grande trunfo.

O produto recebeu avaliação positiva e virou sucesso após ser apresentado em Paris, na Premiere Classe, e no Brazil Fashion Now, no Japão. Em constante aperfeiçoamento, a fábrica da Confraria está instalada em sede própria, em Brasília. A marca é integrante do grupo Designer Brasil e, atualmente, exporta para Grécia, Japão, França, Itália, Reino Unido e Emirados Árabes. Além disso, continua atendendo ao mercado brasileiro. Seus produtos de acabamento impecável podem ser encontrados em mais de 100 lojas em todo o Brasil.

www.confrariastudio.com.br

61 3386-0882 / 3386-8552

Confraria (2)

A partir de uma pesquisa sobre a utilização de fibras naturais no mercado de moda, Ana descobriu que uma planta brasileira poderia permear suas criações. O junco, fibra resistente de um cultivo nativo, virou seu grande trunfo

 

 Confraria (3)

TAIANA MIOTTO

Taiana Miotto é apaixonada por moda desde criança. Trabalhou como modelo durante 12 anos, morou em mais de 10 países, foram suas viagens e a busca incessante por sentimentos e emoções que fizeram a estilista criar sua própria empresa. Em 2013, após ter feito diversos cursos resolveu colocar todas as suas ideias no papel para construção de peças minimalistas, confortáveis e atemporais. A marca se consolida com um ar moderno, inovador, para uma mulher atual, com personalidade, descolada e que preza muito pelo conforto. O grande diferencial da marca é o processo criativo que a estilista trabalha, buscando sempre histórias que tenham muitas emoções que inspiram as formas e silhuetas.

www.taianamiotto.com

61 3047-8008 / 9983-8008

 SUPERQUADRAS - TAIANA MIOTTOSUPERQUADRAS - TAIANA MIOTTO

VIVIANE KULCZYNSKI

Modelagem e acabamento minuciosos são alguns dos muitos detalhes que a estilista Viviane Kulczynski prioriza nas peças da marca que leva seu nome. A produção, com foco em exclusividade, conta com fornecedores nacionais e locais que possuem matéria-prima inovadora. O uso de tecnologia de ponta em estamparia e corte a laser completam essa união que resulta em um trabalho voltado para uma mulher moderna, intelectual e exigente.

A preocupação com a sustentabilidade permeia a cadeia produtiva da marca. O tecido escolhido para a mais recente coleção, que recebeu o nome de “Cobogó” foi o ecosummer 100% poliéster, feito a partir da reciclagem de garrafas de refrigerante descartadas e produzido em comunidades de catadores de material reciclável de Porto Alegre, no Sul do país. A decisão foi tomada com base em questões não apenas ambientais, mas sociais, temas de interesse pessoal da estilista.

61 9292-8889

www.vivianekulczynski.com

Viviane Kulczynski (2)

DIFUZI

A busca por criar formas de oferecer às mulheres várias possibilidades de aprender sobre comportamento, arte e cultura fez a empresária Fernanda Dias investir na Difuzi. A marca com identidade de uma mulher dinâmica e independente, que está constantemente em busca de novidades oferece estampas exclusivas, tecidos nobres e modelagem primorosa no que se refere ao conforto.

Há quase uma década no mercado, a Difuzi tem vaga garantida nos closets de mulheres por todo o país. Para atender a demanda de compras pela internet, Fernanda deu início ao processo de criação de sua loja virtual. Os produtos da marca pjá podem ser acessados e adquiridos por mulheres de qualquer parte do Brasil.

www.difuzi.com.br

61 3762-0360

Difuzi (2)

GUILDA

Na Europa da Idade Média, grupos de pessoas que se reuniam em prol do trabalho e se associavam para o bem comum eram chamados de Guildas. Essas associações buscavam proporcionar qualidade ao que se propunham fazer. Com base nesse dado histórico, em 2010, a estilista Meire Morais trilhou seu caminho para criação da Guilda, marca feminina com olhar voltado para mulheres requintadas e que exigem conforto.

Um dos grandes diferenciais está na busca de matérias-primas de primeira linha para confecção das peças. A utilização de seda pura com o selo brasileiro de fabricação é um dos méritos da Guilda, que tem conquistado clientes fora das fronteiras da capital do país, e tem se tornado a melhor escolha entre artistas e apresentadoras de programas de televisão brasileiros.

www.guilda.com.br

61 3045-9944

Guilda (2)

JUKAF

Há exatos 32 anos, uma mulher visionária quebrava barreiras e criava sua marca. A empresária Marli Lima sentia falta de identidade para as mulheres de Brasília e decidiu criar a Jukaf.

O nome veio da junção dos nomes de seus filhos Juliana, Karina e Felipe, que hoje a auxiliam na administração e comando da equipe de criação das lojas espalhadas pela capital brasileira.

Roupas elegantes, para mulheres cosmopolitas e repletas de tendências compõem as coleções, nas quais se destaca a utilização de tecidos refinados e acabamento impecável. O crescimento trouxe o sucesso e reconhecimento. Atualmente a JUKAF possui três lojas em endereços nobres de Brasília e uma fábrica com capacidade de produção de duas mil peças por mês.

www.jukaf.com.br

61 3248-5863

 Jukaf (3)Jukaf (2)

MENINA PALITO

Criada em 2007 pela Publicitária e Designer de Moda Camila Portela, a Menina Palito é uma marca de roupas femininas com estilo romântico, cheio de personalidade e atitude. Desenvolvida para mulheres autênticas e formadoras de opinião, a marca se expressa através de estampas coloridas e delicadas o que revela um estado de espírito junto a sentimentos bons, permitindo-se inspirar por tendências sem que se tornem escravas das regras de estilo. Com a sensibilidade de misturar o moderno ao vintage, tem como produto sinalizador diversos modelos de t-shirts com a proposta de resgatar a feminilidade e inocência da mulher moderna.

www.meninapalito.tanlup.com

61 8197-9974 / 3021-1059

Menina Palito (2)

SANDRA LIMA

Com foco no desenvolvimento de coleções limitadas e exclusivas, a estilista que tem seu nome atrelado à marca busca simbiose entre os ritmos industriais com aplicação de técnicas manuais. Sandra busca a valorização da mão de obra brasiliense e utilização de materiais peculiares buscando, acima de tudo, o conforto para seus clientes.

De maneira lúdica, a designer entende as roupas como testemunhas de emoções que, atendendo a lógica, funcionam como metáforas dos pensamentos de quem a veste e são cúmplices das aventuras no mundo físico. As técnicas de modelagem empregadas são as tridimensionais e de plano livre, o que permite a possibilidade de aproveitamento total da matéria-prima. Sandra aposta em um público-alvo que busca a liberdade dos padrões estéticos, seguindo os apelos emergentes da sociedade contemporânea.

61 3353-4602 / 9214-1587

sandralucenalima@gmail.com

 Sandra Lima (2)Sandra Lima (3)

Veja mais fotos do Showroom

 

 

30 maio 2015
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial