Em 2010 as vendas das lojas Zara no Brasil atingiram um valor bastante significante, 282 milhões de dólares. A estimativa é que o valor aumente e que o crescimento se constate nos balanços de 2011 e 2012.
A Zara se deu conta de que precisava desenvolver coleções de moda adaptadas ao clima do hemisfério Sul, assim ela tomou a iniciativa do fast fashion no Brasil e pelo visto deu certo. O crescimento da loja no país também terá consequências em países próximos, como Argentina e Chile. A América do Sul está se mostrando um ótimo lugar para investimentos estrangeiros.
Leia matéria Zara aposta no Brasil.
O lucro líquido da H&M caiu 18% e houve uma derrapagem de 21% na Gap ao longo do período de 13 semanas até ao dia 30 de Abril. Em contraste, o lucro líquido da Inditex aumentou 10%.
A H&M e a Gap Inc não estão apenas lutando contra os preços do algodão, estão também muito expostas ao aumento dos custos de produção na Ásia. A H&M, por exemplo, subcontrata e produz cerca de três quartos dos seus produtos na região. A inflação salarial na China é um problema crítico. A preocupação com estes custos crescentes é tal, que a Gap, que produz cerca de 27% dos seus produtos no país, planeja transferir a produção para países de menor custo, como o Vietname e a Índia, até 2015.” ( Via Portugal Têxtil)
Foto de abertura: Arlindo Grund
Por Fashion Bubbles