Psicopatas Corporativos
Eu adoro os textos do Eddie, que é um mestre em sacadas… Este especificamente foi ótimo, pois ele escreveu bem numa época em que eu…
Eu adoro os textos do Eddie, que é um mestre em sacadas… Este especificamente foi ótimo, pois ele escreveu bem numa época em que eu tinha uma colega de trabalho psicopata…
De acordo com as estatísticas, cerca de 3% da população é formado por psicopatas, mas no ambiente corporativo esse percentual não parece ser muito maior? Não é apenas impressão. A pesquisa de cientistas da Universidade de British Columbia, no Canadá, afirma que os "psicopatas corporativos" não são violentos, mas suas características permitem que eles subam na carreira.
A equipe de pesquisadores, liderada pelo professor Robert Hare, diz ainda que pessoas com essas características também podem ser superficialmente charmosas e propensas a fulminantes ataques de raiva e a assumir o crédito por conquistas de colegas.
Há, porém, outros tipos:
Eternamente Descontente
Nada do que você faz satifaz esse tipo de chefe. Sempre que vc toma uma iniciativa, é porque é imprudente; se não faz nada, é incompetente. Qualquer decisão mínima que vc tenha que tomar vira uma dúvida atroz, já que aparentemente vc sempre tomará a decisão errada. O primeiro passo é tornar-se um Hamlet Corporativo, sempre perambulando pelos corredores com o olhar perdido, afundado em dilemas existencias: – Fazer ou não Fazer, eis a questão! Esse tipo parece não ter amigos ou preferidos e seu saco de maldades parece não ter fundo. Tem alguns poucos que são poupados, mas nunca por muito tempo.
O Descobridor de Talentos
Esse é um dos tipos mais perigosos. Aproxima-se de você, e faz-se de amigo. Amigo não, amicíssimo! Você é o melhor funcionário da sua área, nunca houve um trainee tão brilhante quanto voce, qualquer coisa que não uma promoção dupla não fará justiça à sua competência. O falso amigo também sempre conta com muitas moedas de troca: presentes, pequenos mimos, convites para almoços, os melhores projetos… Essa fase, que dura de algumas semanas a poucos meses, é uma verdadeira lua-de-mel. Algumas pessoas tentam alertá-lo de que essa pessoa não é confiável, que isso já aconteceu com outros profissionais… Tudo em vão. É a inveja, vc pensa. Só porque alguém finalmente reconheceu o seu valor, todos ao redor ficam incomodados. Tudo vai bem até que, sem nenhum aviso, ele passa a te ignorar, agredir e boicotar por nada. Como vc foi envolvido pelos seus tentáculos, quer dizer, pelos mimos e carinhos, fica completamente sem ação enquanto sua reputação vai por água abaixo… O fácil de reconhecer no tipo é que, imediatamente, um novo eleito é descoberto por ele é começa tudo de novo.
O Agressivo
Este sempre tem uma palavra dura para ou sobre você. Embora não confesse nem sob tortura, vc até já derramou algumas lágrimas por causa dos maus tratos. Vc tenta agradar de todo jeito, e nada parece adiantar. Enquanto vc se questiona que mal fez a esta pessoa para que ela seja sempre tão agressiva e arredia com você, ela se torna mais e mais agressiva, irônica e cáustica. E você, amedrontado e humilhado, recolhe-se à sua insignificância, até para apanhar menos.
A sogra corporativa
Este tipo é um desafio. Sempre que perguntado sobre vc, não esconde sua admiração! Ele dirá que vc é um jovem brillhante, com muita garra e disposição mas que… (aí prepare-se pq vem os que as sogras costumam dizer) … às vezes parece ser imaturo, não-preparado para aquela posição, um pouco arrogante. Mas tudo sempre dito com muito tato, discrição, parcimônia, afinal, eles gostam muito de você. O resultado dessas "críticas construtivas" é que um belo dia vc chega na empresa e descobre que está tão chamuscado que não tem outra saída a não ser cair fora.
O Assediador
É o primo do agressivo, mas enquanto este se contenta com agressões verbais, o assediador parte para o ataque físico. Mão na coxa, abraços apertados demais, mensagens de conteúdo sexual, e vc se enganando de que tudo aquilo não passa de fantasia de sua cabeça. Até que um dia, a pessoa parte para o ataque e…
Eddie
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!