Dicas de Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa

   O presidente da Agência W/Brasil, Washington Olivetto, trouxe a dica na edição de novembro da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios para trabalhar a…

Compartilhe

1revista-marieclaire.jpg

Siga a Fashion Bubbles no Instagram

 11casa-vogue.jpg

 O presidente da Agência W/Brasil, Washington Olivetto, trouxe a dica na edição de novembro da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios para trabalhar a comunicação de empresas, especialmente, para as de menor porte que não conseguem ter áreas específicas de marketing e mesmo verba publicitária. A dica é Assessoria de Imprensa.

image001.jpg

Publicado na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios – edição novembro de 2007. 

Este é um serviço que iniciou no século XX por causa do interesse de empresários em agir politicamente na esfera pública. Mas foi na década de 80 que o serviço de assessoria fortaleceu. O período de redemocratização, competitividade comercial, exigência de visibilidade pública, necessidade de prestação de contas à sociedade fez com que o serviço se tornasse fundamental no setor privado.

Hoje, a assessoria de imprensa, não se restringe a multinacionais ou mesmo a artistas famosos. A ferramenta passou a ser utilizada na construção da imagem de empresas pequenas ou grandes, por meio de contínua divulgação de fatos positivos nos mais variados segmentos. Seja no próprio meio de atuação ou mesmo em áreas em que a empresa realiza ações importantes como negócios, moda, cidades, marketing, terceiro setor, social, revistas femininas e masculinas, entre outras. A imagem é trabalhada nas mídias tradicionais. Televisão, rádio, site, revistas e jornais impressos.

11revista-viagem.jpg

folha-certo.jpg


A empresa moderna, além de publicidade, investe em informação. Isso faz a assessoria. Gera conteúdo para a mídia. Muitas empresas utilizam apenas esse serviço para estabelecer comunicação com o público de interesse da marca.

Informações sobre a empresa, principalmente quando  publicadas, trabalham com a “verdade”. Essa é a impressão que perpassa o subconsciente do leitor que pode ser cliente ou futuro cliente, entre outros públicos de interesse da empresa.

Alguns assuntos que podem ser abordados são o lançamento de nova coleção, participação e mesmo a promoção de eventos, tecnologias empregadas na fabricação dos produtos, nova campanha publicitária da marca, contratações, parcerias fechadas e outros.

Ações trabalhadas corretamente podem ocupar o noticiário e trazer destaque. Além de informações, é possível trabalhar a divulgação dos produtos nas seções de consumo de revistas e cadernos especiais de jornais diários. Mas atenção, sempre deve ser avaliada a relevância jornalística. Material sem conteúdo pode ter efeito contrário junto aos jornalistas. Cliente e assessoria sempre devem ter o discernimento para evitar contatos que provoquem descrédito na marca.
 

A assessoria de imprensa é uma das ferramentas mais eficientes no desenvolvimento da imagem corporativa e no cumprimento das estratégias de marketing, já que permite o aprofundamento do relacionamento entre a empresa e veículos de comunicação, jornalistas, entidades de classe, setor público, os consumidores e futuros clientes.

Ser fonte de matéria que destaque aspectos positivos da empresa é sempre bom. Por exemplo, um assunto que entre na revista Claudia terá um alcance de 383.402 leitoras, para a revista Marie Claire o público é de 201.487, em jornais especializados na área de negócios como o jornal DCI o alcance será de aproximadamente 40 mil, já no Valor Econômico a possibilidade é de quase 60mil leitores.

 valor-certo.jpg

A aparição em jornais e programas de televisão consegue atingir milhares e até milhões de telespectadores. Estas publicações transmitem a postura e os produtos da empresa com grande poder de persuasão, sem os custos altíssimos de um anúncio e com a vantagem de ser matéria, o que amplia a credibilidade do que se está sendo afirmado sobre a marca.

A assessoria de comunicação, por exemplo, pode ser utilizada como primeiro contato com a região do país em que se deseja conquistar o mercado. As matérias específicas publicadas nos jornais de tradição da localidade facilitam a aceitação e trazem credibilidade à chegada da marca.

Não é proposta milagrosa de publicação de matérias em todos os veículos de comunicação, e sim, um serviço alinhado às necessidades da empresa de conquistar seu espaço e dos veículos que têm a necessidade de receber matérias. A assessoria tem como meta o fortalecimento da marca e do produto no mercado, por meio da divulgação das ações.

Meriellin Albuquerque
Consultora em Comunicação Empresarial
[email protected]

Compartilhe

Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?

Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora  e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias