Moda Sustentável – Ações inovadoras no Brasil e no mundo
Pensar em novas soluções para a moda sustentável se faz cada vez mais necessário e atual. A WGSN esteve no Copenhagen Fashion Summit mostrando os…
Pensar em novas soluções para a moda sustentável se faz cada vez mais necessário e atual. A WGSN esteve no Copenhagen Fashion Summit mostrando os desdobramentos dessas novas preocupações. O CFS é o principal evento de negócios internacional dedicado ao papel da sustentabilidade na indústria da moda, referência no assunto.
Como o conteúdo original está em inglês, nós reunimos abaixo as principais novidades do CFS 2018, divulgadas pela WGSN. Também aproveitamos para complementar com soluções brasileiras igualmente criativas para fomentar o debate.
Veja também Moda do Futuro: como a tecnologia está mudando o universo fashion. E Economia Afetiva com foco no propósito além de a Moda do Amanhã, com 10 caminhos e tendências para o futuro da moda.
Copenhagen Fashion Summit – Novidades em moda sustentável
1. Renewcell – Fechando o ciclo da indústria da moda
Imagens via: WGSN Blogs.
A Renewcell é uma empresa inovadora que desenvolveu meios para transformar o algodão e a viscose usados em nova celulose biodegradável, novas fibras, novos fios, novos materiais e, enfim novas roupas.
Essa tecnologia de ponta é capaz de dissolver o algodão usado e outras fibras naturais com alto teor de celulose. Assim, cria-se uma nova matéria-prima de dissolução natural, batizada de celulose Renewcell. Essa polpa é inserida no ciclo de produção têxtil e pressionada através de minúsculos bocais para formar novas fibras.
Moda Sustentável – O novo ciclo proposto pela Renewcell
Atualmente, a fábrica na Suécia pode produzir 7.000 toneladas de celulose biodegradável por ano, com pretensão de expandir a tecnologia. Além de reduzir o lixo de descarte, as fibras Renewcell têm uma maior resistência à tração do que as fibras têxteis tradicionais.
-
No Brasil:
Recentemente, a gigante Renner anunciou uma nova linha sustentável. Batizada de ReJeans, a coleção faz parte da etiqueta “Re-Moda Responsável”. A linha apresentada para a imprensa é composta por peças produzidas a partir do reaproveitamento de resíduos gerados pela própria cadeia de fornecimento da Renner.
A coleção ReJeans, da Renner. Imagem: Marina Colerato/Modefica.
O selo faz parte de uma iniciativa que visa a economia circular, que prega o fechamento do ciclo de produção. Assim, os retalhos que antes iriam para o lixo são desfibrados e transformados em um novo tecido, que retorna ao fornecedor em forma de matéria-prima.
Para compreender melhor a tecnologia utilizada pela Renner e seus reais impactos, recomendamos o artigo do site Modefica. Clique aqui para ler e participar da discussão!
2. Bio Glitz – O glitter amigo do meio ambiente
Aparentemente inofensivo, o glitter comum é feito a base de derivados do petróleo. Como as suas partículas são muito pequenas, elas acabam chegando aos oceanos através do esgoto e das vias fluviais. A Bio Glitz surge como uma alternativa sustentável aos microplásticos.
Seu brilho é derivado de celulose vegetal de eucalipto de origem renovável, certificada pelo FSC, assim como pigmentos cosméticos e 0,1% de alumínio para adicionar esse cobiçado brilho.
O filme resultante é cortado em várias partículas de tamanho para uma oferta de várias cores, incluindo ouro, prata, roxo e vermelho.
Bio Glitz aponta para o aumento da campanha anti-brilho, que viu 61 festivais do Reino Unido prometerem banir o brilho de seus eventos a partir do verão de 2018.
-
No Brasil:
Com o movimento anti plástico crescendo cada vez mais, o glitter biodegradável foi pauta forte no nosso Carnaval. A tendência chegou com tudo por aqui e muitas marcas novas criaram suas versões de brilho amigo do meio ambiente.
Moda Sustentável – Brilhos da Pura Bioglitter e gel com FPS25 da Shock!
Assim fica fácil, pois tem para todos os gostos, bolsos e estilos. Os mais legais são da Pura Bioglitter e da Shock, que produz um glitter gel com proteção solar FPS 25!
3. Carbios – Reinventando o ciclo de vida do plástico
Derivado do petróleo, o plástico leva centenas de anos para se decompor e é apontado como um dos maiores poluentes dos oceanos. Ele é um dos grandes inimigos das empresas sustentáveis e o seu uso desenfreado é cada vez mais debatido pela sociedade.
Uma das pioneiras no assunto, a Carbios se apresenta como uma empresa de produtos químicos verdes que atua no desenvolvimento industrial. Seu foco é a descoberta e desenvolvimento de bioprocessos enzimáticos para reinventar o ciclo de vida dos plásticos.
O processo de reciclagem enzimática desenvolvido pela empresa aproveita a especificidade das enzimas. Visando plásticos duráveis como garrafas, fibras, poliéster e PET, o processo permite a reciclagem de resíduos sem triagem sofisticada.
Dessa forma, recupera-se todo o desempenho dos materiais de origem. Cada enzima tem como alvo um polímero específico no material, liberando seus blocos de construção originais, conhecidos como monômeros.
Os monômeros têm as mesmas propriedades do petroquímico inicial e podem ser usados sem perda de desempenho, reinventando o ciclo de vida do plástico e reduzindo o descarte desnecessário!
-
No Brasil:
Além de criar formas inteligentes de reciclagem, é necessário repensar o uso do material. Por aqui, o Rio de Janeiro quer banir os canudos plásticos da cidade. Aparentemente inofensivos, eles se transformaram em um problema global que precisa ser combatido.
No Rio, a nova lei exige que bares e restaurantes usem os de material biodegradável ou reutilizáveis. A medida segue para sanção do prefeito Marcelo Crivella e mostra que a discussão sobre o plástico está em alta no país.
Canudos reutilizáveis Mentah e BeGreen
Muitas marcas já lançaram as suas versões de canudos reutilizáveis e copos para levar na bolsa, evitando utilizar os descartáveis. A Mentah e a BeGreen produzem canudos de vidro e inox (respectivamente).
O copo de silicone retrátil da marca Menos Um Lixo é figurinha carimbada na bolsa das influencers voltadas para a sustentabilidade. E, por fim, a loja Paz em Gaia vende kits zero waste completos. Eles contam com talheres, canudos, hashi, copo retrátil, guardanapo ecológico e escova para higienização dos canudos. Tudo para você dizer não aos descartáveis com muito estilo!
Moda Sustentável – Kit Paz em Gaia e copo retrátil Menos Um Lixo!
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que ganhe a Prova do Fazendeiro?
O clima esquentou em A Fazenda 16 com mais uma formação de Roça. Desta vez, as peoas Gizelly, Flora, Vanessa e Luana estão na berlinda e correm o risco de deixar o reality show. A competição está cada vez mais acirrada, e agora é o momento de decidir quem terá a chance de se salvar. Para quem vai a sua torcida? Não perca a oportunidade e vote na enquete da Prova do Fazendeiro hoje, 13/11.