Roteiro Espanha: se prepare para descobrir as belezas desse país

Planeje seu roteiro para a Espanha e conheça as melhores cidades desfrutando de uma jornada única pela Península Ibérica

Fonte: Pexels

Planejar um roteiro para a Espanha não é tarefa fácil! Afinal, é um país vibrante e rico em história e cultura com diversas cidades e regiões com suas particularidades e atrações únicas.

A Espanha oferece uma variedade de experiências que vão desde praias deslumbrantes até cidades históricas fascinantes. Com certeza e um país que vale a pena passar um tempo e ir explorando aos poucos cada um de seus cantos.

E para te ajudar, separamos o que há de melhor na Espanha, principais cidades e curiosidades para que você vá para lá com o roteiro completo.

Como montar um roteiro para a Espanha?

Primeiramente, antes de embarcar nessa jornada pela Espanha, é essencial planejar cuidadosamente seu roteiro. A diversidade de atrações e a extensão do país exigem uma organização eficiente para aproveitar ao máximo a viagem.

Fonte: Pexels

Dito isso, comece pesquisando sobre as várias regiões espanholas e identificando quais delas mais te atraem. Talvez você prefira as praias ensolaradas do sul. Ou quem sabe, as paisagens montanhosas do norte. E se houver tempo, tem como se planejar e ir em ambos.

Nesse sentido, confira o que você vai encontrar em cada região e o que mais chama a sua atenção!

Quanto Levar para 7 Dias na Espanha

Antes de tudo, assim que você começa a planejar um roteiro para a Espanha, uma das questões é o orçamento. Então, levando em consideração que o seu tempo na Espanha será de uma semana, é essencial levar em consideração os custos com hospedagem, alimentação, transporte, ingressos para atrações e compras.

O valor pode variar de acordo com o padrão de vida do viajante e o estilo da viagem, mas uma média razoável seria de aproximadamente 800 a 1200 euros para uma semana, considerando acomodações simples, mas confortáveis. Se você preferir um quarto compartilhado em um hostel ou um hotel mais luxuoso, o valor, obviamente, muda.

No país há aplicativos de corrida, como o Bolt, e o metrô nas principais cidades, como na capital Madri, funciona bem e você paga por trecho. Nesse sentido, sai 1,20 euros dos bairros mais afastados até o centro e por volta de 7 euros a ida ao aeroporto.

Enfim, tudo depende de quantas cidades você quer conhecer. Caso queira ir para Ibiza, por exemplo, o transporte sai um pouco mais caro, já que precisa ser de avião ou ferry (um tipo de barco).

  • Decerto, você gostará de ler sobre Foto de viagem: 12 dicas para tirar as melhores fotografias de paisagem + 40 ideias de poses criativas

O que vale a pena conhecer na Espanha

A Espanha é um país repleto de pontos turísticos fascinantes que refletem sua rica história e cultura vibrante. Desde os monumentos históricos até as delícias culinárias, há uma infinidade de experiências a serem exploradas. Portanto, vale a pena conhecer muita coisa, mas vamos citar o que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Andaluzia/Fonte: Pexels

Entre os destaques estão a majestosa Alhambra, em Granada, a espetacular Sagrada Família, em Barcelona, as praias deslumbrantes da Costa del Sol e o Caminito del Rey, em Andaluzia.

E, é claro, algumas noites curtindo o flamenco e tomando bons vinhos nas ruas de Madri. Sem deixar de lado os museus, como o Reina Sofia, também na capital espanhola, onde fica o famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso, obras do Salvador Dalí e muito mais.

No mais, uma dica para quem quer ir a esse museu é que ele é de graça aos domingos, das 12h30 às 14h. Basta chegar com um pouco de antecedência e ir na fila para retirar sua entrada gratuita. Nos outros dias e horários, o valor é de 12 eruros.

Roteiro Madri

Madri, a capital da Espanha, é uma cidade pulsante que mescla tradição e modernidade de forma cativante. E além do museu Reina Sofia que citamos acima, há muito mais para explorar.

Plaza Major/Fonte: Pexels

Não deixe de colocar no seu roteiro para a Espanha o Palácio Real, a Puerta del Sol e o Museo del Prado, que abriga uma rica coleção de obras de arte de renome mundial.

Passeie pelo Parque do Retiro, desfrute da movimentada vida noturna de bairros como Chueca e Malasaña, e delicie-se com a gastronomia espanhola em tabernas tradicionais.

Em suma, a experiência cultural em Madri é enriquecedora, proporcionando uma imersão autêntica na vida espanhola.

Roteiro Barcelona

A cidade de Barcelona, banhada pelo Mar Mediterrâneo, é um verdadeiro tesouro arquitetônico e cultural com muito para você conhecer e se apaixonar.

Sagrada Família/Fonte: Pexels

Comece sua jornada na icônica Sagrada Família, uma obra-prima inacabada de Gaudí, e explore o Parque Güell para apreciar mais de perto a genialidade do arquiteto.

Após isso, passeie pelas Ramblas, visite o histórico Bairro Gótico e encante-se com a vista do Montjuïc. E se estiver quente, não deixe de curtir as belas praias. Normalmente, na Espanha não faz tanto frio como em outros países da Europa e as mulheres são adeptas do topless quando estão tomando sol.

  • Leia ainda mais Marrocos: curiosidades, o que fazer e como acampar no Deserto do Saara

As melhores cidades para conhecer na Espanha

Na hora de planejar seu roteiro para a Espanha, você pode descer em uma cidade grande, com Madri ou Barcelona e ir conhcer outro lugar que lhe chamou a atenção. Talvez você tenha que ir de ônibus, trem, avião ou até alugar um carro, tudo vai depender do que você escolher explorar.

Ibiza/Fonte: Pexels

Aqui está uma lista com algumas das melhores cidades para conhecer na Espanha, cada uma com suas próprias características e atrações únicas:

Madri

A capital da Espanha é famosa por seus museus de classe mundial, como o Museo del Prado e o Museu Reina Sofia, além de seu animado centro histórico, parques encantadores, e vida noturna agitada.

Barcelona

Conhecida pela arquitetura deslumbrante de Antoni Gaudí, praias deslumbrantes, e atmosfera cosmopolita, Barcelona é uma cidade que combina arte, cultura e lazer.

Sevilha

No coração da Andaluzia, Sevilha encanta com sua arquitetura mourisca, a grandiosa Catedral de Sevilha, e as vibrantes festas como a Feria de Abril.

Valência

Lar da futurista Cidade das Artes e das Ciências, Valência também é conhecida por suas praias, a paella valenciana e seu centro histórico encantador.

Granada

A cidade que abriga a deslumbrante Alhambra é um tesouro da arquitetura islâmica, com seus bairros históricos, como o Albaicín, e suas ruelas pitorescas.

Bilbau

Conhecida pela famosa obra arquitetônica Museu Guggenheim, Bilbau é uma cidade que combina tradição e modernidade, com uma cena cultural em ascensão.

Toledo

Uma cidade medieval que é Patrimônio Mundial da UNESCO, Toledo é famosa por sua arquitetura histórica, incluindo a Catedral de Toledo e o Alcázar.

Córdoba

Destaque para a icônica Mesquita-Catedral, Córdoba é uma cidade que reflete a influência mourisca na Espanha e tem um charme único.

San Sebastián

Localizada no País Basco, San Sebastián é conhecida por suas praias deslumbrantes, sua gastronomia excepcional e seu ambiente sofisticado.

Málaga

Uma cidade costeira na Costa del Sol, Málaga oferece uma combinação de praias, cultura e uma cena gastronômica em ascensão.

Palma de Mallorca

A capital da ilha de Maiorca é conhecida por suas praias de água cristalina, seu centro histórico encantador e a Catedral de Santa Maria.

Santiago de Compostela

Um destino importante para peregrinos, Santiago de Compostela abriga a Catedral de Santiago e é o final do Caminho de Santiago.

Ibiza

Um destino praiano com ótima infraestrutura turística, lindas praias banhadas pelo mar Mediterrâneo e muitas festas que só terminam na manhã seguinte.

Enfim, essas cidades proporcionam uma variedade de experiências únicas. Escolher qual delas visitar depende dos seus interesses e do que deseja vivenciar na Espanha.

  • Após essa leitura, confira também Roteiro Lisboa: o que você não pode deixar de visitar quando for a Portugal

Curiosidades sobre a Espanha

Por fim, além das principais informações, como a capital ser Madri, os idiomas oficiais serem espanhol e catalão, sua moeda ser o euro e a paella ser um prato típico, há muitas outras curiosidades sobre a Espanha. Confira agora algumas delas.

Tradicional Paella/Fonte: Pexels

Festival de Tomates La Tomatina:

A Espanha é famosa por suas festas únicas e extravagantes, e uma das mais notáveis é a La Tomatina, que ocorre na cidade de Buñol, perto de Valência. Este festival é, basicamente, uma verdadeira guerra de tomates, onde milhares de participantes se reúnem para atirar tomates uns nos outros. É realizada toda última quarta-feira de agosto.

A Lenda do Caganer:

Nas festividades de Natal na Catalunha, é comum encontrar uma figura peculiar nas decorações de presépios chamada “Caganer”. Este personagem representa alguém defecando no meio da cena, o que pode parecer estranho, mas tem uma origem histórica e cultural. Acredita-se que o Caganer traz fertilidade, prosperidade e boa sorte para o próximo ano, e sua inclusão nas decorações de Natal é uma tradição enraizada na região.

Horário de Vida Espanhol:

A Espanha tem um horário de vida único e é conhecida por sua programação diária tardia. Os espanhóis têm uma rotina que inclui almoços longos e uma sesta (uma espécie de cochilo após o almoço) para enfrentar as altas temperaturas do meio-dia. O jantar geralmente é servido tarde, por volta das 21h ou 22h, e a vida noturna é vibrante, com bares e restaurantes ficando cheios de pessoas até altas horas da madrugada. Essa maneira relaxada de viver é uma parte fundamental da cultura espanhola e é conhecida como “horário espanhol”.

Roteiro Espanha: conclusão

Dito isso, a Espanha é um país diversificado e cativante, que proporciona uma viagem enriquecedora repleta de descobertas e experiências inesquecíveis. Então, não se esqueça de fazer um roteiro com o que mais te chamou atenção, ver as cidades que são próximas e se planejar bem!

Por fim, fique de olho no canal Mundo e Viagens do Fashion Bubbles para não perder nenhuma dica do que fazer pelo mundo afora.

Tati Caruso: Tati Caruso é formada em Letras e trabalhou na comunicação de grandes eventos e musicais. Além disso, é mestre reiki e lê baralho cigano. Contato: tatiana.caruso@outlook.com

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais