Alhambra e Generalife – Roteiro imperdível na Andaluzia na Espanha

por Francieli Hess
/ 12 novembro 2019

Quem está planejando viajar para a Andaluzia, na Espanha, precisa incluir La Alhambra e Generalife no roteiro. Isso porque o passeio é daqueles que combina história, arquitetura e belezas de tirar o fôlego! Confira meu guia para aproveitar o máximo o local:

La Alhambra e Generalife

Alhambra e Generalife Roteiro
Pátio dos Leões – Alhambra de Granada. As fontes representam os quatros rios do Paraíso.

Esse maravilhoso complexo foi construído no alto de uma colina em Granada, durante a ocupação moura. Restaurado ao longo dos séculos, esse mix cultural resulta em uma bela união de referências até improváveis.
Pense em palácios árabes cheios de azulejos artesanais e edifícios renascentistas, tudo cercado por muralhas medievais e jardins de tirar o fôlego.

Alhambra e Generalife Roteiro
Detalhes artesanais em Alhambra
Alhambra e Generalife Roteiro
Generalife – Os jardins de Alhambra e morada de verão dos reis
Alhambra e Generalife Roteiro
Jardins em Generalife


Desde 1984, La Alhambra é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO e figura na lista dos lugares mais visitados da Espanha. Vale muito à pena incluir no roteiro!

Roteiro Alhambra e Generalife – Palácios Nazaríes

Alhambra e Generalife Roteiro
Os palácios Nazaríes eram a residência de Muhammad V e sua corte.

Em primeiro lugar, vale lembrar que existem diversos roteiros programados em agências de viagem. Geralmente, as pessoas chegam na Alhambra vindo de Sevilla ou Granada, como um bate e volta.
Eu preferi passar alguns dias em Granada, incluir Alhambra e Generalife com calma no roteiro e só então partir para Sevilla.
Isso porque a fortaleza é imensa e o ideal é tirar pelo menos meio dia para visitar tudo com calma.

Alhambra e Generalife Roteiro
Palácios Nazaríes em Alhambra


O ponto alto da visita é, com certeza, o tour pelos Palácios Nazaríes. Este é o conjunto de edifícios que Muhammad V ergueu como residência pessoal.
Após a reconquista, os palácios passaram por constantes modificações e restaurações, sendo as de Carlos V as maiores, desde que ele acrescentou numerosos aposentos e criou a Nova Casa Real.

Alhambra e Generalife Roteiro
Detalhes feitos à mão
Alhambra e Generalife Roteiro
Granada vista dos Palácios Nazaríes


Porém, devido ao valor histórico e aos constantes serviços de preservação, o número de visitantes diário é limitado. Na hora da compra do ingresso, você escolhe um horário para a visita dos palácios.
Assim, o ideal é se programar para chegar ao menos uma hora antes no complexo.

Ingressos Alhambra e Generalife

Alhambra e Generalife Roteiro
Generalife e seus jardins cheios de esplendor

Como o número de visitantes é limitado, a minha dica é comprar com muita antecedência o ticket “Alhambra General” para a visita completa, que inclui Alcazaba, Palácios Nazáries e Generalife. É possível comprar online e custa cerca de 14€ + taxas.

Alhambra e Generalife Roteiro
Detalhes em Generalife


No entanto, esses ingressos esgotam rapidamente. Caso você passe por isso, é possível fazer como eu e comprar a Dobla De Oro General, que custa 19,65€ + taxas e inclui a visita a alguns outros monumentos em Granada.
Nunca, em hipótese alguma, deixe para comprar o ticket na porta. Além da fila gigantesca, é praticamente certo que você não irá conseguir visitar os Palácios Nazáries.

12 novembro 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess