Piscinas naturais – Não é novidade para ninguém que o Brasil apresenta diversas belezas naturais e pontos turísticos que encantam seus visitantes. Com praias maravilhosas, serras aconchegantes e cidades com grande movimento, é fácil escolher um roteiro turístico para visitar em nosso país.
Um dos destaques, em termos de beleza, são as piscinas naturais.Também conhecidas como biopiscinas, elas atraem milhares de turistas anualmente em várias regiões do país. Para quem deseja separar um tempo para conhecer essas maravilhas da natureza brasileira, separamos uma lista com cinco piscinas naturais imperdíveis.
Para economizar nessa e em outras viagens, segue uma boa dica: compre as passagens com milhas. No site da MaxMilhas, empresa que oferece passagens econômicas emitidas com milhas, há muitas opções de destinos com descontos que podem chegar a 80%.
Agora confira 5 piscinas naturais de tirar o fôlego!
- Depois, veja também Viagem de Ano Novo: A Natureza Te Espera
1. Poço Azul (Chapada Diamantina – Bahia)
A nossa lista de piscinas naturais começa com um tesouro guardado entre um dos maiores locais de preservação natural do Brasil: o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Entre os principais pontos turísticos do destino está o Poço Azul.
A combinação entre as formações rochosas, a transparência da água e a incidência da luz solar criam uma atmosfera mágica, tornando o Poço Azul uma das mais belas piscinas naturais do país.
Normalmente, guias turísticos aconselham a visitação ao Poço Azul entre os meses de fevereiro e outubro. O melhor momento para entrar na piscina é das 13h às 15h, horário em que os raios de sol incidem no local e tornam a paisagem indescritivelmente bela.
2.Porto de Galinhas (Pernambuco)
Sendo um dos destinos tropicais mais procurados entre os roteiros turísticos brasileiros, Porto de Galinhas, em Pernambuco, conta com piscinas naturais incríveis.
Além de nadar entre uma enorme diversidade de peixes, pode-se aproveitar a tranquilidade do mar quando as piscinas se formam na maré baixa da região.
Formadas entre os conjuntos de corais que circundam o município de Ipojuca é possível chegar até as piscinas naturais de Porto de Galinhas de duas formas: com o passeio de jangada ou caminhando. Caso você opte pela segunda opção, vale a pena proteger os pés para não pisar em nenhum ouriço ou se machucar nos corais.
3. Lençóis Maranhenses – Piscinas naturais
Exemplificando de maneira perfeita a expressão “deserto molhado”, as piscinas naturais dos Lençóis Maranhenses são um dos maiores atrativos turísticos do Brasil. São centenas de quilômetros de dunas de areia preenchidas por piscinas naturais gigantescas, criando uma vista de tirar o fôlego de qualquer visitante. Abril é a época do ano perfeita para conhecer o local, já que as chuvas de março ajudam a encher essas estruturas naturais com águas azuis e cristalinas.
Uma boa sugestão é se hospedar na região de Lagoa Bonita, na cidade de Barreirinhas, já que de lá é mais fácil se deslocar para quase todas as regiões do Parque Nacional, que abrange mais de 155.000 hectares. Uma excelente sugestão de passeio no local é apreciar o pôr do sol de uma das dunas altas da região.
4. Fernando de Noronha (Pernambuco) – Piscinas naturais
Um dos destinos turísticos brasileiros que mais atraem visitantes por suas belezas naturais, Fernando de Noronha, em Pernambuco, também apresenta entre os seus pontos turísticos diversas opções de piscinas naturais. No caso da ilha paradisíaca, há mais de uma piscina natural para dar um mergulho e relaxar.
A sugestão de roteiro nesta região é começar apreciando as piscinas naturais da baía dos porcos, localizadas em meio a antigas pedras vulcânicas e com uma ampla diversidade de fauna marinha. Depois, vá conhecer também as piscinas na Praia do Sancho, onde o turista vai encontrar águas verdes, calmas e transparentes.
Por fim, o visitante ainda pode conhecer as piscinas naturais da Praia de Atalaia, localizada em um dos locais de maior preservação natural do arquipélago.
5. Gruta do Lago Azul (Bonito – Mato Grosso do Sul)
Outra destino de beleza ímpar guardado bem no interior do nosso país é a Gruta do Lago Azul, no município de Bonito, Mato Grosso do Sul.
O lago, que tem cara de piscina, possui 90 metros de profundidade e águas tão azuis e cristalinas que deixam os visitantes de queixo caído. Todo o local ganha uma atmosfera mais mágica pelos espeleotemas (formações rochosas) de várias formas e tamanhos que cobrem o teto da gruta.
Para os interessados em visitar o local: saiba que a piscina não é um local de fácil acesso. Situada a 20 km de distância do centro da cidade, é preciso andar cerca de 150 metros pela mata e descer uma longa escadaria, mas com certeza o visual final vai valer todo o esforço.