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Tendências Inverno 2013 – Première Brasil apresenta as cores e as histórias da estação

“As histórias do Outono-Inverno 2013-2014 descrevem uma estação opulenta, sexy e consistente. Elas colocam os sentidos no centro dos debates e conferem aos sentimentos seus…

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“As histórias do Outono-Inverno 2013-2014 descrevem uma estação opulenta, sexy e consistente. Elas colocam os sentidos no centro dos debates e conferem aos sentimentos seus títulos de nobreza.

Elas transmitem a energia da emoção com cores que se concentram no coração da matéria, em pigmentados consistente, em sombras misteriosas ou em doçuras picantes.

Elas relatam tecidos de materialidade sensual, com uma plenitude nos pesos e nos comportamentos, com espessuras envolventes ou protetoras, com fluidez encorpada, com extensibilidade maleável e fantasia audaciosa.

Elas chamam pela liberdade de misturas de materiais, de decórs, de cortes e estilos para aliar nobreza a ausência de limite, esporte e elegância, raridade e cotidiano nas silhuetas.

O Inverno 2013 conta as histórias da moda que transportam, que desconcertam, que prendem a atenção, histórias de tempos, histórias de aventuras e histórias de sensações.”

Essa estação se mostra profunda em termos de cores e de ideias, uma moda que parece ser um pouco menos fútil, menos chamativa, mais humana, mais sentimental e, talvez, mais sensual. É o que anunciou Pascaline Wilhelm, diretora de moda da Première Vision em sua palestra sobre tendências para o Outono-Inverno 2013 na Première Brasil.

De acordo com ela, as cores, tão fortes para o Verão 2013, aparecem mais distantes da luz para o Inverno 2013. Há uma volta dos lilases, violetas e roxos com proporções diferentes, com misturas de azuis e vermelhos que se alinham e formam todas as histórias contadas nessa estação. Cores se estruturam na primeira ideia, chamada de Consistência, que traz cores plenas, cheias, impregnadas de pigmentos, que são trabalhadas com maior neutralidade. Há uma tendência para os acobreados, que substituem o dourado e a prata.

Há também a gama de Sombras, que chega com cores misteriosas, inquietantes até, que não são bem visíveis – são os chamados “falsos pretos”, tons que chegam a incomodar o próprio preto e deixam o inverno mais caloroso. O último segmento de cores para o Inverno 2013, chamado Doçura, traz tons suaves, claros e glaciais, com nuances agridoces, que posicionam a luminosidade em tecidos cada vez mais luxuosos. Essa luminosidade se afirma no espírito mais futurista do Inverno 2013.

Essa estação se articula dentro de um contexto. Existem algumas noções genéricas que evoluem e influenciam nosso modo de criar, então as influências para a estação estão na ideia de contar uma história. Durante os encontros internacionais da Première Vision, sentiu-se fortemente a necessidade de relatar claramente. Num mundo contemporâneo onde há um excesso de imagens e informações, hoje há a necessidade de fazer uma triagem, esvaziar, ou seja, ordenar para fazer verdadeiras escolhas dando clareza e nitidez para a coleção.

Para contar uma história é preciso ver o consumidor como um leitor ou ator, que vai se envolver em uma saga, romances ou em uma epopeia histórica no momento em que entrar em uma loja. É no Inverno 2013 que essas histórias serão contadas – histórias de tempos, de aventuras e de sensações.


A arte de Simon Beck, feita através de caminhadas na neve, chama a atenção de Pascaline Wilhelm por ser efêmera como a moda. Foto: Simon Beck’s Snow Art

Quando uma história é contada, os personagens ganham vida e viram heróis – heróis esses que podem ser do dia a dia, que enfrentam suas aventuras todas as manhãs. É preciso aproveitar o vintage e outras referências históricas sem nostalgia – não é se comover com a foto do avô e da camisa que ele usava, mas sim mergulhar longe no passado ou muito longe do futuro.

Trata-se de fazer uma viagem no tempo – aí existe a ideia do puramente virtual que se opõe ao real, ao palpável. A virtualidade foi muito desenvolvida e falada, faz parte do dia a dia, mas isso revela nas atividades a necessidade de algo mais concreto, agora existe a necessidade de tocar algo mais tangível. Já vivemos os anos da leveza, com tecidos extremamente leves, mas a balança agora tende para o outro lado, com tecidos mais pesados e confortáveis, roupas mais fortes e casacos que envolvem mais – é uma noção de densidade.

Nessa estação na qual o humano é muito importante, sobressaltam-se os sentidos e a sensualidade, até mesmo com um toque de sentimentalismo, no sentido de perceber as mãos do homem nos produtos manufaturados. É importante também mostrar esses produtos sendo feitos, então há um destaque para os bastidores, o making off da produção, mostrando coisas mais verdadeiras e menos formais.

Há ainda uma nova cultura do segredo, do enigma – as coisas que não são expostas a todos. O mundo do luxo parece querer se desenvolver mais de forma incógnita. Proteger seus dados pessoais se tornou uma moeda de troca: hoje há uma preocupação maior para ocultar seus amigos, por onde esteve e outras informações. Já se fala no futuro da internet e de aplicativos em comunidades mais fechadas. Não é exatamente uma separação, mas uma atitude mais pudica – esses elementos tendem a influenciar a moda no sentido de criar roupas um pouco mais fechadas, formando uma espécie de escudo, dando também a esta estação um aspecto sensual e sexy, cobrindo ao mesmo tempo. Ou seja, mostra uma opulência mais sentimental.

Confira os temas para o Outono-Inverno 2013 apresentados na Première Brasil:

Histórias dos Tempos

Projetar-se além da realidade cotidiana para desenhar uma moda visionária e virtuosa, navegar livremente entre as histórias de ontem e futuros sonhos. Mascarar o corpo ou destacar o olhar, confrontar as linhas espartilhadas e aumentar os escudos, cultivar os extremos para uma silhueta de anacronismos assumidos. Reinterpretar a fantasia com as volutas ornamentais e das pinturas épicas, tomar as negritudes coloridas e conferir contemporaneidade sem economia. Recortar e colar as épocas e estilos, associar os materiais em uma mesma peça, dar origem aos detalhes incongruentes. Divertir-se com um extremismo decorativo no cotidiano para originar uma moda temerária a antítese do vintage.


Cores no centro das atenções.


Sombras multicoloridas


Duas cores heráldicas.

Pontos fortes

Peludos e aveludados

– veludos nobres e casuais

– chapéus de lã, frisos macios, sedas com fios desarrumados

Opulência decorativa

– une macro estruturas de fantasia, lãs e pulls gigantes

– acolchoados, impressão 3D e bordados em relevo

– veludos ornamentais e façonês, cinzelados, devores e flocados

– pinturas de mestre e influências históricas

Couraças preciosas

– brilhos extravagantes, latão metálico ou sombras douradas

– revestimentos de cera e resinas oleosas, efeitos molhados, imitações de couro

– changeants na obscuridade, cabides, misteriosas roupas para lavagem

Revestimento elástico

– revestimento com strech duplo

– calças esculturais

-malhas compactas

[http://www.youtube.com/watch?v=i00GDT9FuFM]


Histórias dos Tempos viaja entre o passado e o futuro no Inverno 2013 – Alexander McQueen, Aquilano.Rimondi e Balmain. Fotos: Style.com


Couraças preciosas, peles, veludos e opulência decorativa – Alexander Wang e Lanvin. Fotos: Style.com

Histórias de aventuras

Considerar a cidade como um campo de um empreendimento, trazendo os grandes espaços e paisagens, explorarando novos fatores de se vestir bem. Destaque para a faceirice das bolsas. Desenvolver novas conveniências entre a moda e os esportes ativos, realizar a reaproximação fértil entre o outdoor e a fantasia, organizar a elegância da cidade e o workwear. Criar uma silhueta toda de lã com sobreposição de várias camadas acolhedoras e desempenho estético, empilhar plumas e espessuras protetoras. Colocar o conjunto sobre peças pesadas, misturar, criptografar, esconder, camuflar e cultivar um mimetismo inspirado na imagem do cotidiano.


Frente e verso.


Extrovertido ao ar livre.


Naturalmente urbanos.

Pontos fortes

Solidez nobre

– linhas, algodões e denims sobrepeso, sedas compactas

– armações em chevron, brookentwills, lã ou algodão

Double faces e reversíveis

– contrastes naturais/sintéticos

– contrastes entre sofisticação/simplicidade

Naturalmente civilizados

– lãs esportivas

– aspectos trançados, cardados técnicos e de boa performance

– malhas e lãs grossas sedosas, visuais aleatórios, chinês, moulinês legíveis

Interferências urbanas

– tweeds e misturas de lãs coloridas

– micro precisão, tramas geométricas

– camuflagem pictórica, marmorizada, floral

– fotografias, colagens


Solidez nobre – Christian Dior e Dries Van Noten. Fotos: Style.com


Camuflados urbanos para o Inverno 2013 – Paul Smith e Y-3. Fotos: Style.com

Histórias das sensações

Coloque-se no centro das atenções e deixe-se levar pelos sentimentos e tentações. Deixe divagar a imaginação para as realidades nebulosas, jogos de espelhos surreais, as distorções psicodélicas e doces. Sucumba ao toque gourmet dos cremes, mousses e dos caimentos viscosos. Os materiais sensuais, doces e deliciosos para looks sensuais e modestos, cúmplices do corpo que mascaram e desmascaram maliciosamente. Trabalhe as curvas sem moldar o corpo, dê peso e amplitude à fluidez, dê um toque travesso aos volumes que envolvem as aberturas pelo jogo sutil.


Gourmet foscos.


Sombras suaves.


Vivacidade picante.

Pontos fortes

Espessura envolvente

– feltros macios, moleskines e veludos cremosos

– laminações que se parecem com roupas de mergulho

– transparências multicamadas, acolchoados leves

Fluidez densa

– caimentos viscosos

– casual ultra flexível e feminino

Ultra suave e sensual

– lã e fios vaporosos, rendas e malhas sedosas

– toque de talco, pós de plumas

– plásticos brilhantes, como o gel

Décors sugeridos

– sombras narrativas, silhuetas florais ou vegetais

– desenhos diluídos em fundos, escovas turvas, ouro derretido

– foscos, esfumados, mal tingidos


Espessura envolvente, feltros macios e brilho – Chloé e Haider Ackermann.


Sombras narrativas e espessuras envolventes – Viktor & Rolf e Hermès. Fotos: Style.com

Por Samantha Mahawasala

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