A abertura da 7ª Edição do Minas Trend Preview foi realizada com maestria sob o comando do Ronaldo Fraga, que escolheu os 35 anos do Grupo Corpo como inspiração, buscando traduzir pensamentos sobre o corpo na moda e trazer questionamentos sobre a moda contemporânea e o resgate da cultura popular.
Emocionante, a festa de abertura do Minas Trend, realizado pela Fiemg, no Serraria Souza Pinto no dia 02/11, trouxe nos mínimos detalhes a magia do Grupo Corpo. O salão decorado com as bailarinas do Ronaldo, traziam um ar surrealista e ao mesmo tempo romântico em cores bem brasileiras; os painéis com flores coloridas e os elementos futuristas criavam uma atmosfera inusitada capaz de traduzir os movimentos de construção e desconstrução típicos do Corpo.
Mas a grande surpresa da noite é que ao fim do desfile, casais invadiram a passarela como se fosse um concurso de dança de salão, flutuando em valsas e boleros que nos contagiaram e ampliaram o encanto da noite, despertando desejo e traduzindo com perfeição os conceitos de “Moda, corpo moda”.
Moema Breves comentou que “Platão defendeu a existência de Deus comparando os movimentos gerais da natureza. Concluiu, por exceção, que uma alma boa produz movimentos ordenados, e que a suprema das almas é também a mais perfeita e melhor.”
É uma boa lembrança porque a dança é o movimento que nos aproxima de Deus e engrandece o corpo que depois será vestido de modos, de Moda.
Ronaldo é perito em emocionar, ele compreende bem o quanto é importante para a moda despertar sentimentos, traduzir desejos e nos embalar em sonhos e questionamentos.
Terminei a noite dançando. Foi lindo e emocionante!
Desfile de Abertura da 7ª Edição do Minas Trend Preview
O desfile de abertura da semana de moda mineira com as 28 marcas convidadas para homenagear o grupo, trouxe macro-tendências com interpretações locais, diversidade de silhuetas e materiais para o Inverno 2011. Rendas (estrelas da noite), brilhos e peles marcaram presença. Sobreposições e tecidos com cara de rústico. Ombros estruturados com ares de ficção científica.
As cores escuras predominaram. Tons de vermelhos, marrons e neutros foram destaque.
“Moda, corpo moda”
“ Mesmo quando um espetáculo do corpo é denso, ele é feliz. Feliz pela mágica de nos transportar sempre para um lugar brasileiro. Mas não o de um Brasil simplesmente ufanista ou de um cartão postal, mas um Brasil onde o erudito e o popular dançam de rosto colado. Neste lugar, o ritmo, a cor e, obviamente, a dança, nos enchem de emoção e orgulho.
Nestes 35 anos de existência do Corpo, feito raro no Brasil, a companhia influenciou não somente a dança contemporânea brasileira, mas se tornou referência no universo da dança mundial. E foi com a dança que nos fez pensar o Brasil. Inspirado em Bach e Mozart, Ernesto Nazareth, Caetano Veloso e Uakti, xaxado, valsa e rock, o grupo Corpo subverteu conceitos de cor, movimento e ritmo do corpo em si. Coloriu e estampou figurinos e cenários para, na sequência, pintá-los de preto. Nos ensinou um jeito novo de dançar traduzindo as antigas e novas danças de rua sem cair no exotismo ou folclorização.” Por Ronaldo Fraga
Se Fue – LECUONA
[http://www.youtube.com/watch?v=IUd6omCbGVU]
Te he visto pasar – LECUONA
Grupo Corpo – Lecuona – Mariposa
[http://www.youtube.com/watch?v=dxekhWLv5D4]
O Fashion Bubbles fez a cobertura do Minas Trend a convite da P&G – Gillette Prestobarba3 (uma das patrocinadoras da semana de moda mineira) e pela organização do evento. Também agradecemos o apoio do fotógrafo Osvaldo F.
Veja fotos do desfile e do coquetel de abertura do Minas Trend Preview Inverno 2011
Confira looks dos convidados e celebridades.
Ficha Técnica
Realização: Sistema Fiemg
Concepção Geral e Direção Criativa: Ronaldo Fraga
Coordenação geral, Produção Executiva e Cenográfica: ODE – Isabela Rennó e Valéria Jardim
Projeto Cenográfico: Clarissa Neves e Paulo Waisberg
Projeto Gráfico: Designlândia
Styling e Edição: DanielUeda
Direção de Desfile: Ruy Furtado Filho
Beleza: Cida Nogueira
Trilha Sonora: RonaldoFraga
Iluminação: LPL
Sonorização: Estação do Som
Orquestra: Anos Dourados
ParticipaçãoEspecial: Escola de Dança do Sesiminas