Mindstyle – Descubra porquê ele é a evolução do lifestyle

por Francieli Hess
/ 21 outubro 2019

Mindstyle é um termo inglês que representa a consciência como a evolução da estética no sistema da moda. Se antes as marcas vendiam suas peças por imagens  aspiracionais, agora os consumidores exigem uma conexão mais profunda, no campo das ideias e crenças.

O que é o Mindstyle?

O feed da Sallve é super moderninho e reflete o Mindstyle da marca de cosméticos

Traduzido literalmente como “estilo mental”, o termo Mindstyle propõe conexão entre ideias e crenças ao invés do lifestyle. Se antigamente as marcas vendiam pelo aspiracional estético, hoje elas encantam o consumidor por suas atitudes e crenças semelhantes.

Esse é, visivelmente, um movimento que cresceu junto ao da sustentabilidade. Não basta mais produzir peças esteticamente agradáveis, as marcas precisam ter um “porquê”, uma espécie de  “propósito” que guie a sua existência.

A marca de activewear Lululemon investe em eventos para conectar-se com o consumidor. Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.
Milão Fashion Week Primavera 2020 / 21 4 movimentos, destaques e tendências Verão 2021

Imagem via Complex

Desse modo, elas atuam como facilitadoras do estilo de vida que o consumidor deseja viver ao invés de impor estéticas e ditar regras. Especialmente para os nativos da Geração Z, o consumo virou local de diálogo e extensão das lutas sociais abraçadas pelo indivíduo.

No vídeo abaixo, o jornalista Jorge Brimberg explica, em 3 minutos, de onde veio essa história toda:

//www.instagram.com/embed.js
Quanto mais o consumidor se sente conectado ao ideal da marca, mais facilmente ele comprará os produtos. Essas novas relações pedem por transparência e cumplicidade dentro da indústria. Além disso, as gerações mais jovens estão cada vez mais engajadas em seus ideais e exigem o mesmo comprometimento das marcas que consomem.

Para equilibrar a equação, é preciso pensar em uma nova cultura dentro da indústria, deixando de lado os símbolos passados e investindo no ouro da nova era: as conexões humanas.

Leia mais:

Tudo sobre Fashion++, a ferramenta de inteligência artificial do Facebook

Coleção.Moda – Inteligência artificial (IA) antecipa tendências e automatiza processo de desenvolvimento de coleções

Varejo e Tecnologia – 4 tendências para o mercado da beleza

Símbolos de status serão substituídos por experiências de status

Gucci Garden, em Florença, é um exemplo dessas experiências

O LuxuryLab é um dos maiores eventos do mercado de luxo na América Latina. Em sua edição mais recente, a Euromonitor apresentou um painel sobre As Novas Formas do Luxo, com dados do segmento voltados para o Brasil e foco nos setores de wellness (bem-estar), gastronomia, viagens e experiências.

Fflur Roberts no LuxuryLab Brasil
©2019 Samuel Chaves/S4 PHOTOPRESS

É interessante notar como os dados apresentados vão de acordo com o que apresentamos anteriormente. Para o consumidor brasileiro, a percepção da palavra “saudável” tem a ver com 3 fatores. São eles:

  1. bem estar mental;
  2.  sentir-se bem:
  3. bem estar emocional.

Com base nessa nova visão, fica fácil entender porque o Mindstyle se difunde cada vez mais. Outro dado interessante apontado pelo painel é a ascensão do consumidor consciente, que revela, também, uma preferência global por experiências ao invés de “coisas”.

Para se ter uma ideia, 46% dos entrevistados pela Euromonitor no país prefere viver uma experiência única ao invés de fazer compras. Desse modo, a indústria vê seus símbolos de status rapidamente substituídos por experiências de status.

No entanto, fica o alerta: para lidar com os novos consumidores, as marcas precisarão ser cada vez mais sinceras em todas as etapas do desenvolvimento. “Sua marca tem que ter empatia, personalização e se manter verdadeira com sua herança e cultura”, afirma Fflur Roberts, líder global de pesquisa de luxo no Euromonitor International.

Gostou? Então dá uma forcinha e segue a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.

21 outubro 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess