Jeans Ecológico – Inovação brasileira feita com algodão naturalmente colorido
Jeans ecológico brasileiro é feito com algodão naturalmente colorido Enquanto um jeans convencional chega a usar até 11 mil litros de água em sua fabricação,…
Jeans ecológico brasileiro é feito com algodão naturalmente colorido
Enquanto um jeans convencional chega a usar até 11 mil litros de água em sua fabricação, o material ecológico criado pela Natural Cotton Color reduz significativamente essa quantidade.
Isso porque esse jeans ecológico é produzido a partir de fibras de algodão naturalmente colorido. Isso mesmo: o algodão já nasce, no pé, em diferentes cores, dispensando o processo de tingimento.
Essa novidade irá estrear na semana de moda sustentável Brasil Eco Fashion Week. Anteriormente, o jeans de algodão colorido teve excelente aceitação na Première Vision Paris.
Para chegar a esse resultado, a empresa contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio de um edital de inovação em 2016. Após anos de pesquisa, eles conseguiram desenvolver o primeiro jeans nacional produzido à partir desse algodão.
O que é o algodão naturalmente colorido?
Trata-se de um melhoramento de espécies que já existem na natureza. De acordo com a Embrapa, o algodão colorido é tão antigo quanto o branco, com registro de espécies nativas há mais de 4.500 anos.
No entanto, esse algodão naturalmente colorido possui fibras curtas e fracas. Foi esse o fator que impossibilitou o seu uso na fabricação de tecidos.
Porém, após anos de estudo, os pesquisadores da Embrapa conseguiram melhorar a resistência e aumentar o comprimento das fibras. Hoje, já são produzidas seis variedades no Brasil, com tons de marrom, vermelho e verde claro.
Leia também:
+ GRAFENO NA MODA – MATERIAL SUPER RESISTENTE PODE REVOLUCIONAR A INDÚSTRIA
+ VAREJO E TECNOLOGIA – 4 TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DA BELEZA
Algodão naturalmente azul é aposta para a indústria do jeans
Com o aumento da demanda por produtos sustentáveis, a tecnologia é resposta para melhorar práticas antigas. Não há, por exemplo, uma planta de algodão naturalmente azul.
Para resolver esse dilema, pesquisadores da Embrapa e mais 19 países (entre eles Austrália e EUA) buscam, na biotecnologia, a resposta para o chamado “gene for jeans” (gene para jeans). Para Luiz Paulo Carvalho, pesquisador responsável pelo desenvolvimento das tonalidades de algodão colorido, o algodão azul seria uma contribuição inestimável para a ciência.
Em resumo, seria um grande avanço para a indústria da moda, uma vez que o jeans é fabricado no mundo inteiro de maneira tradicional, gastando milhares de litros de água.
Para ler mais sobre essa novidade no site da Embrapa, clique aqui.