Moda Masculina Verão 2020 – 6 tendências que bombaram no DFB 2019

por Francieli Hess
/ 21 maio 2019 / 1comentarios

Celebrando seus 20 anos, o Dragão Fashion Brasil se consagra como a maior semana de moda autoral da América Latina. Conquista pela maestria dos trabalhos artesanais e pela ousadia apresentada nos looks masculinos.

Em novo endereço, com 27 mil metros quadrados de Cidade Autoral, o DFB 2019 traz moda, música e cultura para as areias do Aterro da Praia da Iracema em Fortaleza. Com uma maratona de 36 desfiles, trouxe as principais tendências para o Verão 2020. Confira!

DFB 2019 Dia 2 Arte e história ganham força nas passarelas em Fortaleza

Quais são as principais tendências da moda masculina verão 2020?

O DFB 2019 trouxe para as passarelas criações autorais e propostas inovadoras para a moda masculina. Entre os destaques temos macacão, muito neon e detalhes handmade em crochê e macramê.

Confira as 6 tendências que prometem virar hit no verão 2020:

  • 1. Macacão
  • 2. Rosa e azul
  • 3. Neon
  • 4. Tramas artesanais
  • 5. Vintage pop
  • 6. Quimonos masculinos
  • +Tendências DFB 2019 para os calçados masculinos

Para nossa editora, Denise Pitta, as tendências do Verão 2020 retratam um homem mais livre e seguro da sua masculinidade. Eles não têm medo de parecer femininos, muito pelo contrário, estão em harmonia com as energias femininas e também com sua própria natureza.

O modelo do homem passa por uma grande transformação, e, finalmente pode dar voz a emoção, à vaidade e também passa a explorar fronteiras do que antes era reduto apenas do feminino, sem que isso leve a questionamentos sobre a essência de sua masculinidade.

Nasce um novo homem que deseja estar em harmonia com a natureza, a sua própria e a do entorno, contrapondo ao modelo antigo que tinha como desejo o domínio e exploração desta mesma natureza. Agora confira as apostas da estação!

Macacão e tramas artesanais brilham no DFB 2019 – Modelagem curtinha também chegou com tudo!

1. Macacão

Impossível não falar nele em primeiro lugar. O macacão foi a peça-chave mais vista nas passarelas do DFB 2019, em comprimentos e propostas diversos. Na coleção da estreante BABA o destaque ficou para os macacões bem abertos com pegada workwear. Eles podem ser usados tanto sozinhos quanto em sobreposições criativas!

BABA – Moda masculina Verão 2020

Estamparia divertida e com toque vintage foi o ponto alto da coleção de estreia da BABA

Até mesmo o veterano Kallil Nepumoceno – que apresentou sua primeira coleção masculina no evento – apostou no macacão em uma versão colorida, estampada e transparente. Por falar nisso, a BABA também investiu na transparência, trazendo o plástico com debrum colorido para a passarela. Será que pega?

 

Kallil Nepumoceno e BABA

Dos longos aos curtinhos, os macacões também foram a principal aposta do designer Vitor Cunha. Na sua passarela, a peça aparece levíssima em fibras naturais e com tingimentos artesanais. Sua coleção é a cara do verão tropical e a peça única merece ser incorporada pra já no armário dos moderninhos!

 

Vitor Cunha – Macacões em fibras naturais e modelagens fresquinhas para enfrentar o calor tropical com toques de tramas artesanais

Quem também entrou na onda do macacão com pegada mais natural foi a marca Parko, apresentando peças em linho. Além do neutro com detalhes desfiadinhos, as listras também ganham espaço em um mix perfeito entre a praia e a moda urbana.

Parko – Moda Masculina DFB 2019. 

2. Rosa e azul

Lembram quando a Pantone elegeu o Rosa Quartz e o Serenity como cores do ano lá em 2016? Pois então, parece que essas duas cores voltaram com força para as passarelas. Lindebergue, inclusive, desfilou peças com tie dye que mistura ambos os tons. Vale ficar de olho!

O retorno destas duas cores refletem ainda, questões como a polêmica gerada pela fala da ministra Damares Alves da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, ao afirmar que ‘Menino veste azul e menina veste rosa’. O que causou uma verdadeira febre de meninos de rosa como forma de protesto.

Os tons de rosa no masculino também revelam uma maior harmonia com os aspectos femininos da natureza, comenta Denise Pitta, editora do Fashion Bubbles.

Lindebergue

Vitor Cunha e Caio Nascimento

 

 Kallil Nepumoceno e Melk Z-Da

Veja também:

3. Neon

Então você pensou que os homens ficariam de fora da maior tendência do momento? No que depender do DFB 2019, a moda masculina será invadida pelo neon! Tanto nos detalhes quanto nas peças inteiras, os tons luminosos invadem o armário do homem moderno com muita criatividade.

David Lee e Bruno Olly 

Saldanha traz o amarelo lima para o beachwear. Na moda praia homens brilharam de quimonos masculinos

4. Tramas artesanais

Crochê e macramê são a cara do Nordeste brasileiro. No DFB 2019, eles invadiram também a moda masculina, atualizando a pegada rústica para o Verão 2020.

 

Bruno Olly apostou nos detalhes artesanais e Saldanha explorou tramas de rede

Internacionalmente reconhecido por trazer o crochê para a moda masculina, David Lee apresentou peças com listras vibrantes e shapes  simples. Enquanto isso, o estreante Vitor Cunha desfilou crochês e macramês ousados, mas que criam uma estética muito moderna no armário do homem. Essa nova visão do masculino – mais arrojado e com toque artesanal – fez bastante sucesso na edição.

Vitor Cunha e David Lee.

Confira trechos do desfile de David Lee que vem fazendo sucesso internacionalmente com seu trabalho em crochê super descolado. David recentemente expôs até em Londres, no International Fashion Showcase (IFS), que selecionou 16 artistas entre os melhores designers de moda emergente no mundo para participar do evento, que acontece em simultaneidade com a London Fashion Week.

5. Vintage pop

Estampas coloridas, divertidas com estética vintage são tendência do Verão 2019. Enquanto a cultura local inspirou Melk Z-Da e BABA, o designer Kallil Nepomuceno revisitou os clássicos anjinhos renascentistas dos anos 80.

Melk Z-Da

Kallil Nepomuceno

BABA – Moda masculina DFB 2019

6. Quimonos masculinos

A peça que virou uma verdadeira febre na moda feminina, agora conquista o universo masculino com todo seu glamour! Aposta de diferentes marcas, apareceu tanto na moda praia como como no street.

 

Melk Z-Da e Água de Coco


Água de Coco e Saldanha

Tendências DFB 2019 para os calçados masculinos

Sliders e sandálias com inspiração Birckenstock estão em alta para a temporada, trazendo um frescor para os pés. Se esfriar, a proposta é usá-las com meias para complementar o styling.

Melk Z-Da, Saldanha e David Lee

David Lee e BABA

Além disso, a tendência artesanal também reflete nos calçados e nas bolsas, com muitas propostas em crochê e macramê para os homens.

Vitor Cunha

Por fim, até mesmo os mais tradicionais ganham um twist moderno com estampas de animal print, degradê ombré, couros texturizados e contrastes bicolores, como visto na coleção da marca O Homem do Sapato. Apesar de ter um público mais conservador, os designers fazem um trabalho excelente ao mixar toques de tendências e atualizar as peças para a temporada.

Homem do Sapato

Fotos: Roberta Braga e Chico Gomes

21 maio 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess