Viaje tranquilo – Veja dicas sobre segurança automotiva nas estradas

por fashionbubbles
/ 24 agosto 2012 / 3comentarios

Por Emilio Mazzei Paganoni

Outro dia estive em um congresso dando uma palestra a respeito de segurança no uso dos automóveis.

No dia-a-dia é fácil ver diversos erros que cometemos, pois usamos nossos carros quase que automaticamente. Especialmente em feriados, vemos nas estradas, carros abarrotados de bagagem, com excesso de peso e sem respeitar os limites de carga.

Quando carregamos nossos carros temos que nos ater aos limites do produto. A 120 km/h, por exemplo, estamos percorrendo 30 metros/segundo e um carro, em condições normais de uso, a esta velocidade, pode percorrer mais de 60 metros até parar totalmente.

O que quero dizer é que em um veículo demasiadamente carregado, afetamos o comportamento dinâmico do carro e este pode não responder com precisão à frenagem imposta pelo motorista. Neste caso, um carro pode perder a estabilidade com facilidade e percorrer mais que 60 metros sem estabilidade e sem controle.

Alguns veículos já contam com dispositivos niveladores de carga, especialmente nas suspensões traseiras, mantendo o carro em nível adequado e também com sistemas de controle de estabilidade e anti-bloqueio das rodas. De qualquer maneira, estes sistemas ajudam até certo ponto, mas não são superiores as leis da física.

Portanto, quando for viajar, atente-se a estes detalhes para garantir a segurança da sua família. Mais uma sugestão: malas e objetos soltos num carro em movimento podem se tornar um perigo iminente em caso de colisão ao serem arremessados para frente da cabine do veículo.

Usamos o carro diariamente e os modelos de hoje contam com a mais avançada tecnologia. Utilizando nossos veículos dentro dos padrões técnicos, teremos sempre um potencial de segurança elevado.

Pense nisso na sua próxima viagem!

Por Emilio Mazzei Paganoni – Há 19 anos de indústria automobilística, na área de desenvolvimento de produtos e treinamento comercial e técnico. Formado em administração de empresas e MBA em Marketing. Diversos cursos de segurança veicular e direção defensiva.

Fotos: GR e Oliveira Filho

24 agosto 2012
fashionbubbles

fashionbubbles