Homem no SPFW N47 – 3 super tendências em estampas masculinas

por Lucas Belido
/ 29 abril 2019 / 1comentarios

 

Ditando tendências, os estilistas misturam cultura e referências sociais em suas coleções no SPFW. Por Lucas Belido (@lucasbelido ).

O São Paulo Fashion Week, um dos eventos mais importantes da moda brasileira, em sua 47º edição, apresentou coleções e tendências para 2019 / 2020.

O público masculino está sendo muito bem representado por nomes como João Pimenta, Amir Slama, Another Place, Cacete Company, Lino Villaventura, Cavalera, Ratier e Ronaldo Fraga. Os estilistas levaram para a passarela além da roupa, também referências de comportamento, lifestyle e manifestações políticas.  

   

Ronaldo Fraga apresentou um desfile manifesto com referências ao trágico momento político enfrentado pelo Brasil. Nas imagens referência a deputada Marielle Franco que morreu assassinada

Alfaiataria e militarismo com pegada utilitária são as duas principais tendências desta SPFW. Aparecem renovadas e trabalhadas com modelagens ousadas, sobreposições e mix de estampas e texturas.

Nos desfiles em geral, a silhueta oversized, isto é, modelagens mais amplas e soltas, foram o grande destaque desta temporada, assim como o neon que apareceu em quase todos os desfiles. As referências do universo esportivo também foram marcantes.

 

Ratier, Cotton Project e Ronaldo Fraga

Agora confira três super tendências em estampas do SPFW N47.

Animal Print – Tendências em estampas masculinas

O animal print com certeza é uma das estampas queridinhas da estação. E não pense que estamos falando apenas de onça e leopardo. A Snake print ou estampa de cobra esteve fortíssima em várias coleções e tipos de peças.

No masculino ela apareceu estilo segunda pele com leve toque de transparência. O interessante é misturar e criar composições misturando peças mais sóbrias e monocromáticas, como apareceu no desfile da Another Place.  

Esta edição marcou o retorno da Cavalera ao SPFW. A marca não desfilava a sete temporadas na semana de moda paulistana. Cavalera apresentou maxi casacos e mix de estampas como xadrez e animal print

A estampa de cobra foi a grande estrela entre as estampas de bichos variados – Another Place

Xadrez  – Tendências em estampas masculinas

Xadrez também é tendência! A referência é extremamente forte e cultural, vindo lá da Europa antiga onde cada família tinha o seu estilo de xadrez. O estilo de estampa volta renovado também para todos os tipos de peça, principalmente alfaiataria.

No desfile de João Pimenta é possível captar todas as referências e enxergar o diálogo que o estilista criou entre roupas e a masculinidade, misturando elementos “femininos”, como saias, em sua coleção.  

Veja também: Tendência Argyle – Tudo sobre a estampa queridinha do Inverno 2019 / 2020: História e Inspirações.

 

João Pimenta e Cavalera

  

João Pimenta e Cavalera

Militar  – Tendências em estampas masculinas

Tanto o tom, quanto a estampa, estiveram presentes em looks desconstruídos nas cores tradicionais do camuflado e com elementos em tom de laranja também.

Destaque para o militar trabalhado em uma versão fashionista de veludo, dando um brilho especial para a peça. No desfile do Lino Villaventura é possível ver as peças personalizadas com tecido em um maxicasaco em tons de verde e na calça no mesmo look, só que em uma versão dark, em tons de preto.

Esta edição do SPFW foi a mais trágica da história do evento,  com a morte do modelo Tales Cotta (@tales.cotta ) durante desfile da marca Också. Ficará neste artigo nossa homenagem ao Tales Soares!

Por Lucas Belido

Saiba mais sobre Lucas Belido

(Jornalista e influencer, Lucas respira moda e beleza, seus assuntos preferidos da vida. Há três anos no mercado, já passou pelos portais Ouibelle, Beauty Fair e marcas como a Taiff, que reforçaram e incentivaram o repórter a conhecer mais sobre os assuntos. Siga @lucasbelido e acompanhe tendências de moda e beleza.)

 

29 abril 2019
Lucas Belido

Lucas Belido

Jornalista e influencer, Lucas respira moda e beleza, seus assuntos preferidos. Há três anos no mercado, já passou pelos portais Ouibelle, Beauty Fair e marcas como a Taiff, que reforçaram e incentivaram o repórter a conhecer mais sobre os assuntos. Siga @lucasbelido e acompanhe tendências de moda e beleza.