Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais

por Vinicius Moura
/ 18 outubro 2012 / 1comentarios

Quem não gosta de carro, não é mesmo? Automóvel, para nós, nunca foi apenas um meio de transporte, longe disso – bem longe disso.

A Fiat sempre surpreendeu, apostando em design que a primeira vista sempre me deu aquele “susto”. Foi assim quando vi pela primeira vez o Uno em 1984, ou o Pálio em 1996. Não só pelo design, mas também pelas inovações: o primeiro carro com conexão bluetooth para celular foi o Stilo em 2004, e primeiro carro com motor tetrafuel foi o Siena em 2006. Até o primeiro carro nacional com Air-Bag foi o Fiat Tipo.

Agora se prepare: em 2013 a Fiat arrebenta novamente. O PUNTO deve sair com uma aposta que vai ser bem interessante.

Depois de ter entrado na primeira rede social, o mundo deixou de ser o mesmo. Só no Facebook temos um bilhão de usuários, e a Fiat aposta nesse nicho. A proposta do carro é fazer conexões com as redes sociais a partir do celular – tudo por comando de voz, sem tirar a mão do volante, com o maior conforto e segurança.

Como estamos cada vez mais conectados (confesso que mais conectado do que gostaria e por muito mais tempo), a ideia é aproveitar o tempo enquanto estamos no trânsito – que nos idos de 2012 – era completamente desperdiçado.

Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais

Pioneira em inovação e na democratização de novas tecnologias, a Fiat aproveita a chegada do Novo Punto para lançar o serviço Fiat Social Drive. Criado e desenvolvido pela Agência Fiat, que reúne profissionais da AgênciaClick Isobar e da Leo Burnett Tailor Made, o Fiat Social Drive é uma ferramenta inédita que permite ao motorista se conectar com suas redes sociais por áudio, enquanto dirige, sem tirar as mãos do volante, garantindo a segurança.

“Olhando para o consumidor, é inegável o papel que as redes sociais exercem hoje. Todos querem estar conectados, o tempo todo. E por que não no carro? Levamos este desafio a nossos parceiros e o resultado é o Fiat Social Drive, uma forma pioneira de conexão que garante a segurança do motorista”, afirma João Batista Ciaco, Diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat.

O serviço funciona com qualquer celular com a função Bluetooth que se conecta ao Blue&Me do carro, sistema de comando de voz lançado pela montadora em 2007, também com o Punto. É preciso apenas criar uma conta no site da ferramenta (www.fiat.com.br/socialdrive), escolher os amigos com quem deseja se conectar e indicar as informações que quer receber de cada um. Entre as publicações que o serviço lê estão aniversariantes do dia, eventos, mensagens e mudanças de relacionamento no Facebook, DMs, mentions e unfollows no Twitter, check-ins no Foursquare e notícias de alguns dos principais portais.

“Um carro lindo, esportivo e avançado nos inspirou a fazer uma campanha igualmente tecnológica. A parceria Leo e Click influenciou na maneira de pensar o produto e até no jeito de apresentar o carro ao consumidor”, diz Marcelo Reis, VP de Criação da Leo Burnett Tailor Made. Foram cinco meses para o desenvolvimento e testes do serviço, e uma equipe de 25 pessoas diretamente envolvidas. Entre os desafios estava encontrar uma tecnologia de leitura de texto em português coloquial, proporcionando uma experiência mais próxima da realidade. “Esse é um projeto totalmente pioneiro e democrático, que reforça um dos pilares da marca Fiat, o de inovação. Foi pensando na segurança do motorista e na conectividade que o próprio Punto traz que chegamos neste modelo de serviço tecnológico e social.”, diz Eduardo Battiston, Diretor de Criação Executivo da AgênciaClick Isobar.

A Fiat é tradicionalmente conhecida como pioneira na adoção de novas tecnologias. Colocou no mercado o primeiro carro movido a álcool (ainda o 147, em 1979), o primeiro carro nacional equipado com air-bag (Fiat Tipo, 1996), primeiro carro com conexão bluetooth para celular (Stilo, 2004), primeiro carro com motor tetrafuel (Siena, 2006), entre outros exemplos, como o sistema Locker, disponível na linha Adventure (2008). Em 2011, a montadora lançou o aplicativo Eco:Drive no Brasil, que permite ao usuário analisar as rotas e converter todas as informações de consumo de combustível, nível de CO2 emitido e a economia alcançada.

Ficha Técnica // FIAT SOCIAL DRIVE:

VP de Criação: Raphael Vasconcellos (AgênciaClick Isobar); Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made)

Diretor de Criação Executivo: Eduardo Battiston (AgênciaClick Isobar); Guilherme Jahara (Leo Burnett Tailor Made)

Criação: Bruno Barbieri e Diogo Valim (AgênciaClick Isobar); Julio D’Alfonso e Murilo Melo (Leo Burnett Tailor Made)

Design: Bruno Oyama, Felipe Accorsi, Eduardo Rodarte e Eduardo Marzionna (AgênciaClick Isobar)

Ilustração: Gustavo Bockos (AgênciaClick Isobar)

Motion Design: Fabio del Rio, Lucas Lourenço e Fabrício Lucio (AgênciaClick Isobar)

Tecnologia: Marcos Paulo Santos Falcão e Luis Leão (AgênciaClick Isobar)

Planejamento: Bertrand Cocallemen e Armando Ferreira Areias (AgênciaClick Isobar); Marcello Magalhães, Tiago Lara, Manuela Gambagorte e Marco Farah (Leo Burnett Tailor Made)

Atendimento: Claudio Souza, Ernane Melo, Paula Sotto Maior, Flaviano Guerra, Maira Zaclis, Eduardo Maruxo, Cristiane Molnar e Isabela Fagundes Pereira (AgênciaClick Isobar); Cíntia Mourão, Daniela Ferreira, Flávio Moscatelli e Eduardo Crepaldi (Leo Burnett Tailor Made)

Mídia: Rose Campiani, Guilherme Horácio, Nadia Freitas e Amanda Coutinho (AgênciaClick Isobar); Fernando Sales, Daniela Franco, Leonardo Gomes, Thais Gallucci e Fábio Requer (Leo Burnett Tailor Made)

Produção: Priscila Moscovich (AgênciaClick Isobar)

Trilha Sonora: Ritmika

Solução de telefonia: Nuswit

Por Vinicius Moura

18 outubro 2012
Vinicius Moura

Vinicius Moura

Vinicius é empresário do setor de auto-peças.