Círculo Cromático na Moda Masculina – Como usá-lo e a importância da combinação de cores em harmonia

por Francieli Hess
/ 10 março 2017 / 2comentarios

Círculo Cromático na Moda Masculina - Balmain SS 2017 - Como combinar cores

A cor é um efeito visual que resulta da capacidade do olho de distinguir os diferentes comprimentos de onda ou frequências de luz. Além disso, ela também expressa nosso estado de espírito, exercendo um papel muito importante na formação da imagem pessoal e profissional, já que afeta a percepção que os outros têm de você.

Por isso é tão importante compreender e aplicar fundamentos básicos da coordenação de cores no nosso dia a dia, tanto para homens quanto para mulheres.

 

circulo cromatico

Quando criamos um look, nosso objetivo é produzir harmonia. A harmonia é o conjunto agradável aos olhos, que envolve o espectador e cria um sentido interior de ordem e equilíbrio na experiência visual. Quando algo não é harmonioso, se torna rapidamente caótico ou, ainda, entediante. O círculo cromático será seu maior aliado para criar essas combinações certeiras.

Como o nome indica, ele se trata de um  círculo composto por 12 cores: três primárias, três secundárias (formadas pela mistura das primarias) e seis terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias. As cores estão organizadas em famílias e dentro de cada família você pode escolher diferentes tons.

Para inspirar fizemos uma seleção de imagens com looks baseados no círculo cromático. Entre os destaque está o desfile de Primavera – Verão 2017/2018 da Balmain que apresentou looks inspiradíssimos e deu uma verdadeira aula de como combinar cores usando o círculo cromático.

Agora é só colocar em prática!

 

Looks Monocromáticosmonocrom

A combinação monocromática consiste de uma única cor, da cabeça aos pés, que pode ser um conjunto clássico ou super ousado, dependendo do tom escolhido. Para deixar o mix mais interessante, a nossa dica é apostar em peças com texturas diferentes ou jogar cores neutras nos detalhes (como a camisa branca por baixo do terno colorido).


Looks masculinos monocromáticos – Foto: Moda Sem Censura – Círculo Cromático na Moda Masculina

Círculo Cromático pra homens - Looks tom sobre tom - Balmain ss17

Balmain SS 2017/2018

Looks Tom Sobre Tom – Círculo Cromático pra Homens

tom sobre tom

O tom sobre tom também é uma forma de monocromia. Aqui, você seleciona uma cor do círculo e produz um look com o degradê de tons formado por ela. É uma mistura mais elegante e rica aos olhos do que a anterior, funcionando perfeitamente para os looks de escritório.

Looks tom sobre tom com cinza - Círculo cromático na moda masculina

Looks trabalhados com diversos tons de cinzas

Círculo cromático na moda masculina - Balmain ss17 - Looks tom sobre tom1

A Balmain usou muitos looks tom sobre tom em seu desfile de Primavera- Verão 2017/2018 – Círculo Cromático na Moda Masculina

Círculo Crromático na moda masculina - Look tom sobre tom balmain ss2017
Look com referência militar e jaqueta com estampa camuflada, trabalhado em tom sobre tom – Balmain SS2017 – Círculo Cromático na Moda Masculina

Looks em cores Vizinhas –  Círculo Cromático ara Homens

cores analogas circulo cromatico para homens

Análogas são as cores vizinhas no círculo cromático, podendo  ser diretamente adjacentes ou estar separadas por uma “fatia” de cor. Essa combinação é mais alegre e jovial, mas ainda segue uma linha elegante, já que você pode apostar nos tons mais escuros do círculo unidos aos mais claros, como o clássico azul profundo + verde água e vermelho+mostarda.

Cores vizinhas - Círculo cromático - Balmains 2017 moda homem - looks com cores vizinhas

Azul com verde, verde com tons de amarelo e rosa com laranja são alguns exemplos de looks com cores vizinhas. Balmain SS 2017 e look fotografado na Pitti Uomo – Círculo Cromático na Moda Masculina

Looks em Cores Opostas

cores complementares circulo cromatico para homens

Você já deve ter ouvido falar em color blocking, certo? Pois então, ele é comumente produzido a partir de cores complementares, que se opõem no círculo cromático, criando contrastes bastante ousados. É mais recomendada para ambientes informais, com looks criativos e super modernos.

Balmain-SS17-2-620x930 - look com cores opostas - moda masculina

A Balmain também trabalhou o conceito de cores opostas em seu desfile SS 2017 – Círculo Cromático na Moda Masculina

Balmain 2017 - Círculo cromático - looks com cores opostas - Azul com laranja

O azul royal com laranja brilhou mais uma vez na passarela da Balmain – Círculo Cromático na Moda Masculina

Coordenação Tríade

Saiba como combinar cores, usando o Círculo Cromático e importância delas na sua imagem pessoal e profissional

É a combinação de três cores que tem a mesma distância entre elas no círculo cromático. Esta é uma combinação mais ousada e casual, passa uma imagem mais informal e criativa.

Círculo cromático na moda masculina- Combinação tríade no desfile da Balmain 2017 Círculo Cromático no desfile da Balmain SS2017

Criatividade e ousadia na combinação de cores da Balmain  usando e abusando do círculo cromático!

balmain-5 - Moda masculina e o círculo cromático

Looks Balmain usando a coordenação tríade, isto é, a combinação de 3 cores opostas no círculo cromático, neste caso foram usados verde, azul e laranja

 

 Outras dicas para usar as cores ao seu favor:

  • Fique atento às cores sazonais: Algumas cores são mais apropriadas em determinadas épocas do ano do que outras. Como os amarelos, que são geralmente associados com o verão, enquanto as cores do outono são ferrugem, marrom, verde e burgundy/vinho. Essa não é uma regra geral, mas se você trabalha em ambientes formais, vale a pena mantê-la em mente.

Outra dica para não errar no look é usar na Primavera / Verão tons mais abertos e vibrantes, enquanto no Inverno, tons mais fechados e escuros.

greenery-look-masculino(1)

 

  • Crie Contrastes: experimente combinar um elemento leve com dois escuros, ou um escuro com dois mais vibrantes, como um terno de cinza chumbo com camisa branca e gravata vermelha, ou terno marrom com camisa amarela e gravata verde.

Balmain, menswear collection spring summer 2017 in Paris 2017-03-10_124647

Neste look dois itens claros e neutros foram contrastados com um item vibrante, no caso a camiseta azul royal e vice versa, tons escuros contrastando com tom vibrante. Balmain, menswear collection spring summer 2017 in Paris

  • Explore os neutros:  para ocasiões e ambientes formais, os neutros são sempre as alternativas mais sofisticadas. Bege, cinza, preto, branco, marrom e cáqui nunca saem de moda, sendo itens indispensáveis para os armários dos homens clássicos. Para os mais modernos, vale fugir da alfaiataria e apostar nesses tons com peças oversized, de shapes diferentes e com forte pegada street style.

photo-collage-daniel-craig-in-grey-suit-1024x475

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

10 março 2017
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess