O Vintage Barbie Dolls é um site dedicado a boneca Barbie, que mesmo depois de quase meio século, continua entre os brinquedos mais populares. É interessante acompanhar a mudança estética e a evolução da moda, nestas bonecas que tanto refletiram o comportamento de cada década.
Barbies da década de 60
A Barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1936, sendo esta uma ideia de Ruth que sempre via a sua filha Bárbara brincando com bonecas de papel que trocavam de roupa, foi então que lhe surgiu a idéia de criar uma boneca que trocasse de roupa, usando uma modinha e também com uma feição adulta diferente das bonecas da época.
Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, a 9 de Março de 1959. A imagem da Barbie sempre foi a de uma top model, símbolo de beleza e juventude.
A Barbie também foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios. Continuou a sua trajetória em 1960 lançou novos modelos, ainda mais inspirados na moda contemporânea como a moda de 1950.
Os anos 60 corriam e a Barbie era a típica garota estadunidense, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo e perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva.
Logo após o seu sucesso de vendas foram criadas outros modelos de Barbies e logo a Barbie também ganhou uma família: em 1961 chega seu namorado Ken.
Ken também sempre acompanhou a moda da época, e variava o corte do cabelo de acordo com o último estilo. (Leia mais sobre a história da Barbie na Wikipédia).
Leia também Barbie – Mais de 40 anos de história.
Imagens do site Vintage Barbie Dolls.
Vintage Ken Doll
1959 First EVER Barbie Commercial