Trajes Históricos – Gótico
Seguindo com a série de trajes historicos, aqui vai o segundo – o Gótico. “Enquanto a Arte Românica tem um caráter religioso tomando os mosteiros…
Seguindo com a série de trajes historicos, aqui vai o segundo – o Gótico.
“Enquanto a Arte Românica tem um caráter religioso tomando os mosteiros como referência, a Arte Gótica reflete o desenvolvimento das cidades. Porém deve-se entender o desenvolvimento da época ainda preso à religiosidade, que nesse período se transforma com a escolástica, contribuindo para o desenvolvimento racional das ciências, tendo Deus como elemento supremo.
Dessa maneira percebe uma renovação das formas, caracterizada pela verticalidade e por maior exatidão em seus traços, porém com o objetivo de expressar a harmonia divina.”
Notre Dame, Paris, France
Vestuário
No traje gótico, as pontas e verticalidade também são marcantes. O chapéu pontudo das fadas de hoje, remetem a este período.
Outra característica interessante é o fato de trazerem uma espécie de enchimento na barriga simbolizando um ventre férfil.
Neste período até os sapatos são pontudos simbolizando status e poder.
Elas também costumavam raspar a cabeça alongando a testa.
A vestimenta gótica é extremamente rica e curiosa, aqui narrei apenas algumas de suas características.
Para ver outras imagens da Moda Gótica clique aqui
“Período da arte de estilo gótico estendeu-se por 400 anos (de mais ou menos 1.100 até 1.500). ”
“O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo bárbaro mais conhecido, utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se “Arte Francesa “.
ARQUITETURA
Catedral de Lincoln — Lincolnshire, Inglaterra
A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes igrejas. Apoiava-se nos princípios de um forte simbolismo teológico, fruto do mais puro pensamento escolástico: as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus. Além disso, nos vitrais pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mágica luminosidade de suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras.
Do ponto de vista material, a construção gótica, de modo geral, se diferenciou pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço. Tudo isso foi possível graças a duas das inovações arquitetônicas mais importantes desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaços quadrados, curvos ou irregulares. No entanto, ainda considera-se o arco de ogiva como a característica marcante deste estilo.
Abadia de Westminster
IDADE MÉDIA
“Em 476, com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, tem início o período histórico conhecido por Idade Média. Na Idade Média a arte tem suas raízes na época conhecida como Paleocristã, trazendo modificações no comportamento humano, com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito. Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval. A concepção de mundo dominada pela figura de Deus proposto pelo cristianismo é chamada de teocentrismo (teos = Deus). Deus é o centro do universo e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados.”
Sites Pesquisados:
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/000.htm