Morre Steve Jobs, fundador da Apple – Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo

por Fashion Bubbles
/ 05 outubro 2011 / 5comentarios

Em 5 de outubro de 2011, morreu aos 56 anos Steve Jobs, fundador da Apple e um dos homens mais poderosos e influentes do mundo. A morte se deu por conta de um câncer.  No dia 24 de agosto Jobs renunciou o cargo de CEO da Apple, que ocupou por 14 anos. Tim Cook, que já era interino no cargo, passou a ocupar definitivamente o posto na empresa.

Steve Jobs era casado com Laurenne Powell, que conheceu ainda na faculdade, há 30 anos. O executivo deixou três filhos do casamento com Laurenne, além de uma filha de um relacionamento anterior.

Jobs foi diagnosticado em 2004 com um tumor neuroendócrino de pâncreas, a doença é conhecida por se desenvolver mais lentamente, se comparada aos outros tipos. Em abril de 2009 a doença se espalhou para o fígado e Jobs passou por um transplante do órgão. Mas ainda assim a probabilidade de a doença voltar ainda era grande.

Em janeiro deste ano Steve Jobs tirou licença médica e se afastou da Apple. Reapareceu em março para o lançamento do Ipad 2 e agora em agosto renunciou seu principal cargo na Apple por conta dos tratamentos.

Jobs co-fundou a Apple no ano de 1976 e se tornou um homem multimilionário antes dos 30 anos. Mesmo afastado do cargo de CEO, o bilionário de 56 anos continua exercendo a função de Presidente do Conselho, como a própria Apple o intitula no site oficial.

A Apple é uma empresa jovem e forte no mercado mundial: com 35 anos de existência ela possui um patrimônio líquido de 8,3 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes.

Veja o discurso emocionante e profundo de Steve Jobs para formandos, onde ele fala de vida, morte, coração, intuição, trabalho, empreendedorismo.

O discurso de Jobs para os alunos de Stanford, numa formatura de 2005:
[http://www.youtube.com/watch?v=DcqwkdTvTzs]

Um pouco da história e trajetória de Steve Jobs

Jobs é filho adotivo de uma família humilde, o pai não concluiu sequer o ensino médio. Steve Jobs chegou a vender garrafas de refrigerante para comprar comida e a dormir no chão do quarto de amigos da faculdade, pois não tinha um lugar para passar as noites. Ele nunca terminou a faculdade.  Casou e se tornou pai de quatro filhos e um dos homens mais importantes do planeta graças à sua contribuição na evolução da tecnologia.

O reconhecimento mundial de Steve Jobs
A revista Forbes é conhecida por suas listas de pessoas mais poderosas do mundo, mais ricas, etc.

Jobs tem as seguintes classificações em algumas dessas listas:
110º bilionário do mundo
34º bilionário dos EUA
17ª pessoa mais poderosa do mundo

Jobs e as animações

O que a Apple, a Disney e a Pixar teriam em comum? Steve Jobs, claro. Além de estar à frente da Apple, Jobs também se arriscou no mercado de animações computadorizadas. Em 1986 ele comprou os Estúdios da Pixar por 5 milhões de dólares. Sucessos do cinema como Procurando Nemo, Monstros S.A e Toy Story, por exemplo, foram criados pela Pixar Animation Studios, uma empresa que Steve Jobs além de co-fundar, também foi CEO. Em 2006, quando a Pixar se fundiu com a Walt Disney, Jobs passou a fazer parte do Conselho de Diretores da Disney.

Jobs e a fundação da Apple

“Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, em San Francisco, Califórnia (EUA). No início dos anos 1970, ele conheceu Steve Wozniak, com quem fundou a Apple em 1976.

A Apple ficou conhecida por popularizar o conceito do computador pessoal. O primeiro produto da empresa foi o Apple I, lançado em 1976. O computador vinha desmontado e o usuário recebia um manual para montá-lo.

Em 1983 a Apple lançou o Lisa, o primeiro computador pessoal com suporte a mouse. O Lisa foi um fracasso de vendas, principalmente devido ao alto preço (cerca de US$ 10 mil nos dias de hoje). Mas, no ano seguinte, a empresa obteve um grande sucesso com o lançamento do Macintosh, o primeiro computador pessoal com interface gráfica e preço acessível.” (Trexo extraído do portal IG, leia a matéria completa no IG)

Fotos de Steve Jobs ao longo dos anos:


O ex-CEO da Apple quando era mais novo Fotos: vatornews, pplware


Apple e Steve Jobs – Ele influenciou a tecnologia e ajudou a revolucionar os computadores e softwares Fotos: Extreme Tech, Alecandre Montello


O câncer mudou a aparência de Jobs Foto: matematikdukkani

Saiba mais sobre a trajetória pessoal e profissional de Steve Jobs:
[http://www.youtube.com/watch?v=wrLcrAUTy5I]


Imagem via Pingdom


Imagem via afashionistasguidetotechnology


Imagem via afashionistasguidetotechnology

Leia o livro sobre ele também:

 
Foto: Submarino

Foto de abertura: Jamiya Wilson

Por Willians Glauber

05 outubro 2011
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles