Paulo Borges, o idealizador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week, desvenda os segredos do sucesso e a receita para a longevidade do evento, que já se consolidou como a maior semana de moda da América Latina e uma das maiores do mundo!
Na próxima semana, durante os dias 22 a 27 de abril de 2019, acontecerá a SPFW edição 47 no novo espaço ARCA, Vila Leopoldina, que recebeu o evento em outubro pela primeira vez e impressionou o público. A edição contará com desfiles de Lenny Niemeyer, Reinaldo Lourenço, Piet e outras novidades.
Para entender a importância do SPFW, segue uma breve história da semana de moda mais bombada do Brasil e também dicas de negócios do Paulo Borges, idealizador do evento.
Como surgiu o SPFW?
O produtor de eventos Paulo Borges é o idealizador da SPFW, que nasceu em 1995, através de uma parceria com a marca de cosméticos Phytoervas para desenvolver um evento de moda que recebeu o nome de Phytoervas Fashion.
Paulo, desde o início, fazia questão de apresentar designers e criações 100% brasileiras, já que até então, as tendências brasileiras eram pautadas de acordo com os desfiles internacionais. A primeira edição contou com três desfiles, realizados em três dias, de nomes como Alexandre Herchcovitch, Walter Rodrigues e Sonia Maalouli. Este formato durou oito edições e evoluiu para o São Paulo Fashion Week que conhecemos hoje.
Atualmente, o SPFW está entre os maiores eventos globais: é a quinta maior semana de moda do mundo e a maior do Brasil, movimentando mais de R$ 5 milhões no mercado nacional. Números de dar orgulho em meio a tanta notícia ruim que temos ouvido por aí.
Em suas duas edições anuais, reúne grandes grifes, top models, jornalistas, editores, influencers e celebridades para realizarem negócios, lançamentos, captação de tendências, network e também para badalar. Durante a semana do SPFW acontecem festas e eventos disputadíssimos!
Alguns nomes como Gisele Bündchen, Paris Hilton, Kate Moss, Naomi Campbell, Candice Swanepoel e Karolina Kurkova já desfilaram em solo brasileiro em edições do São Paulo Fashion Week.
Gisele Bündchen em desfiles para a Colcci no SPFW
Paulo Borges desvenda segredos de negócios do SPFW
Em uma coletiva direcionada aos jornalistas, Paulo Borges, o idealizador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week desvendou os segredos do sucesso e a receita para a longevidade do evento, que já se consolidou como a maior semana de moda da América Latina.
“Eu vou contar a receita da vovó, a receita da mãe: as pessoas me veem como aquela pessoa que faz a direção do evento, ou aquela pessoa que vai atrás do Santander ou que procura a Jeep. Eu faço isso também, mas antes, eu faço uma coisa chamada conexão!
Eu fico conectando pessoas e empresas. Não é a toa que hoje a Chilli Beans faz uma série de ações com protagonistas que participam da SPFW. Isso não é o acaso, não é o destino, é uma construção! Não é um acaso, que marcas como o Santander participem do evento – é uma elaboração estratégica, econômica e financeira. O mesmo acontece com o Senai.
Existem conexões pensadas, e esse processo ocupa 70% do meu tempo. Eu fico colocando um ponto no outro, o tempo todo, isto é, juntando partes para que se fomentem outros negócios, que se crie outras conexões. Esse é sem dúvida, o sucesso do SPFW.” Revela Paulo Borges.
Ainda exemplificando sobre as conexões, ele explica:
“O meu trabalho é costurar um e outro. Por exemplo, a Braskem entrou em contato sobre um projeto: um polímero reciclado a partir do plástico e que depois vira um fio e eles precisavam que esse fio virasse um tecido para ir para passarela. Fui na Berlan para fazer o tecido, procurei a Patricia Bonaldi – tenho um projeto que é a sua cara, vamos tomar um café! – Senta todo mundo junto e aí eles fazem. E isso gera todo um novo negócio. É esse processo que eu faço e que alimenta o São Paulo Fashion Week.” Comenta Paulo.
Traduzindo, o grande segredo da energia do evento, que já passa das duas décadas de sucesso, é gerar negócio e visibilidade aos participantes, tendo como pano de fundo não só o glamour da moda, mas toda uma reflexão sobre o novo na cultura.
Não é à toa que a semana de moda de São Paulo, dá um show de sustentabilidade e mostra sua maturidade em tempos de crise, fazendo os ajustes necessários e explorando novos espaços e conexões. Com uma cultura mais acolhedora e menos competitiva, o evento atualmente está charmoso, mas não pretensioso.
Permanece explorando as fronteiras do glamour e mostra que apesar de crises e tempestades, a moda brasileira está cada dia mais madura e consolidada.
Paulo Borges, Idealizador da São Paulo Fashion Week, Denise Pitta do Fashion Bubbles e Roberto Ethel da MKTMix
Sobre as Redes Sociais
Questionado sobre o impacto das redes sociais na moda, Paulo Borges, pondera:
“O mais bacana das redes sociais, é que ela deu um universo particular de estado de alma, em que eu posso ter um negócio menor, pequeno. Por exemplo, a minha ideia é tão importante que ela é relevante, mas eu não quero vender um milhão de peças, eu quero vender mil…
Aí eu vou entender se eu sobrevivo, se fico feliz com estas mil peças… Se não, agora eu quero vender 100 mil peças. Essa possibilidade de ajuste individual de cada negócio, atualmente é possível, porque você tem formas de se comunicar e você pode ir criando as suas próprias redes. ”
E por falar em redes sociais, acompanhe super dicas, novidades e lançamentos da moda, arte e cultura seguindo nosso Instagram: @fashionbubblesoficial.
Alguns números da Moda
A cadeia produtiva da moda emprega 2 milhões de pessoas no Brasil e a expectativa é que esse mercado registre um crescimento anual, em média, de 2,6% em volume de recursos, até 2021. Os micro e pequenos empresários são parte fundamental do universo da moda, revela Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.
Por meio de eventos como o SPFW, marcas ganham visibilidade e perspectiva de alavancar novos negócios, já que as atividades realizada visam fomentar a abertura de novos mercados, além de também inserir pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros.
Acompanhe em nosso Instagram @fashionbubblesoficial, em tempo real, as últimas novidades do SPFW 47!