Quem foi Lady Di? História e influência da Princesa Diana na moda global

por Francieli Hess
/ 26 junho 2019

Icônica, adorada pelo povo e uma eterna rebelde, esses são alguns adjetivos para descrever quem foi Lady Di. Sempre nos holofotes, ela conquistou o mundo na década de 1980, quando se casou com o Príncipe Charles. A cerimônia foi assistida ao vivo por mais de 750 milhões de pessoas, que acompanhavam todos os passos dela até a sua morte trágica em 1997.

Durante esse tempo, Lady Di conquistou a mídia e, é claro, o mundo da moda. Ela era fã de quebrar protocolos reais e os seus looks são fonte de inspiração até hoje. Confira:

O que é a estampa Liberty? História e origem desse floral delicado que está em alta novamente

 

Quem foi Lady Di?

Descendente de aristocratas britânicos, Diana Frances Spencer recebeu o título de lady em maio de 1975, quando seu pai tornou-se o oitavo Conde Spencer. Ainda que fosse filha de nobres, Diana sempre foi independente e entrou no mercado de trabalho em busca de independência e realização pessoal.

Ela integrou a brigada da “fita de veludo encarnada”, associação para mulheres de alta sociedade que seguiam padrões e valores liberais. Foi assim que Lady Di começou a trabalhar como faxineira e babá, até virar professora de jardim da infância.

Ela se aproximou do príncipe Charles na década de 80 e os dois anunciaram o noivado em 24 de fevereiro de 1981.

Diana e Charles anunciam o noivado em 1981

Desde o começo, o casamento foi turbulento. Enquanto a crise entre os dois aflorava, Diana se dedicava aos filhos (os príncipes William e Harry) e também à filantropia. Seu trabalho incansável em prol dos menos favorecidos fez com que ela ficasse conhecida como “a princesa do povo”.

Enquanto filântropa, Diana se dedicou-se à diversas causas. Ela foi a primeira integrante da nobreza a ser fotografada apertando a mão de portadores do vírus HIV sem luva. Na época, a atitude serviu para combater o estigma à doença.

O casamento real chegou ao fim em dezembro de 1992. Corajosa, Lady Di levou à público as traições do marido e conquistou a opinião pública com sua franqueza ao tratar de temas como infidelidade, distúrbios alimentares e depressão pós parto.

Infelizmente, um acidente trágico tirou a sua vida em agosto de 1997. Ao sair do Hotel Plaza, em Paris, com seu novo namorado (“Dodi” Al-Fayed, herdeiro da Harrod’s), o carro em que estavam foi perseguido por paparazzi e até se chocar com uma pilastra. Nenhum dos ocupantes sobreviveu.

Qual a importância de Lady Di para a moda?

Desde o princípio, a Princesa Diana nunca teve medo de ousar. Assim, quebrava protocolos como ninguém e fugia da rigidez imposta à família real britânica. Ela foi uma das poucas integrantes da realeza que ousou contrariar tantas vezes o dress code da nobreza. Se hoje Meghan Markle pode arriscar imprimir sua personalidade aos looks, deve muito dessa liberdade à Lady Di.

 

Color blocking em 1981 e 1985!

1989

Ela também inovou na maneira de usar as joias da nobreza. Imagem: Morumbi Shopping Blog

Em seu primeiro evento oficial ao lado do namorado, ela apareceu com um longo preto e decotado. Se hoje a peça parece segura, na época chegou a ofuscar até mesmo Grace Kelly. Mesmo após Charles criticar o look, ela manteve-se firme e segura, recusando-se a trocar de roupa.

O seu vestido de casamento ficou conhecido como “o segredo mais bem guardado da história da moda”, marcando época como uma peça diferente de tudo que já se havia visto até então.

Elegância sem esforço!

Lady Di soube explorar como ninguém os exageros da década de 1980, sempre com sofisticação.

Diana foi tão à frente do seu tempo que muitos looks parecem atuais.

Após o divórcio, a Princesa Diana (que recebeu autorização real para manter seu título de princesa) conquistou o público ao aparecer com looks cada vez mais ousados, rompendo completamente com o passado.

O icônico revenge dress

Na sua primeira aparição após o anúncio do divórcio, ela apareceu ao mundo usando um pretinho justo e nada básico, que ficou conhecido no mundo todo como “the revenge dress”. No bom e velho português, o vestido da vingança. Ousadia pouca é bobagem, né?

Os looks mais icônicos da Princesa Diana após o divórcio

Sabe o famoso “revenge dress” que citei anteriormente? Pois então, ele inspirou a criação de um dos Instagram mais bacanas da atualidade: Lady Di Revenge Looks @ladydirevengelooks! Os administradores da conta se dedicam a postar os looks mais icônicos que a princesa usou após o seu divórcio!

Elegância casual em 1997

1994 e 1997

1995

Confira mais artigos de cultura e história da moda aqui!

View this post on Instagram

Criado em 1947 por Christian Dior, o New Look revolucionou o mundo e marcou a despedida da silhueta sóbria e austera dos tempos de guerra. 💃🏽Surgido no final da década de 40, esse visual ditou os padrões, o estilo e as silhuetas dos anos 50 com muita feminilidade. Arraste as imagens para saber mais, deste estilo que é um clássico e até hoje dita tendências! Inclusive, a série da Netflix, Coisa Mais Linda, tem seu figurino inspirado tambémno New Look. ⚜️👗⚜️ . Veja matéria completa no www.fashionbubbles.com . Gostou? Deixe seu like e segue a gente, com seu apoio continuaremos com conteúdos cada vez melhor especialmente pra vcs!😘 . . #historiadamodafb • • #newlook #fashionbubbles #anos50 #historiadamoda #modacomconteudo #modacomconteúdo #christiandior #culturademoda #blosdemoda #modaanos50 #decadade50 #bancodeinspirações #classicosdamoda #conteudodemoda #conteúdodemoda #culturademoda #modaluxo

A post shared by Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) on

View this post on Instagram

Segunda-feira (6), nasceu o primeiro filho de #meghanmarkle e do #prícipeharry . Hoje o #bebereal foi apresentado à imprensa. Arraste e acompanhe as fotos.👼🏻👑 . Este é um momento histórico da família real britânica, já que além de Meghan ser americana, inter-racial, também é divorciada. . O tio de Harry, Eduardo VIII, rei da Inglaterra, Irlanda do Norte e também imperador da Índia, teve que renunciar ao seu reinado, já que escolheu ficar com a sua amada, Wallis Simpson, americana e divorciada 2 vezes. . #royalbaby #meghan #familiareal #familiarealbritanica #harryandmeghan #bebes #meghanmarklefashion #fashionbubbles #bebesfamosos #coroabritanica #famíliarealbritânica #principizinho

A post shared by Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) on

 

26 junho 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess