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Qual é o nosso conceito de beleza?

(Vitória da Samotrácia – Museu do Louvre) Os orientais, bem, eles possuem uma matriz cultural muito diferente da nossa e portanto podem ter outras idéias…

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vitoriasamotracia.jpg (Vitória da Samotrácia – Museu do Louvre)

Os orientais, bem, eles possuem uma matriz cultural muito diferente da nossa e portanto podem ter outras idéias sobre o que é belo, embora claramente também apreciem – e usem – os nossos padrões ocidentais. Até cirurgias plásticas para mudar o formato dos olhos orientais, na pálpebra superior, tornando-os semelhantes ao padrão ocidental são comuns no Japão.

Na arquitetura, o que é a beleza, a estética para nós? Consiste no padrão greco-romano: a harmonia das colunas, pilastras, abóbadas, arcos, frontões, que terminam também representando a idéia do céu, da divindade, por causa da arquitetura das igrejas, calcadas no modelo romano.

basilica_interno_b.jpg (Patriarchal Basilica of Aquileia)

Na moda, apesar de algumas fugas, como foi a do estilista Paco Rabanne, com seus vestidos metalizados ou compostos por ligações aparentes de fragmentos dos mais diversos materiais, sempre há o retorno cíclico ao ideal do vestuário clássico, que é o modelo greco-romano, como acontece agora, nos vestidos de festa.
acropolis01.jpg(Cariátides na Acrópolis de Atenas)

As estátuas do período clássico no museu do Louvre, em Paris, são a mais autêntica mostra desse padrão, tanto na estética corporal, como a Vênus de Milo, ícone da beleza feminina, alem de tantas outras, como a Vitória de Samotrácia. Destacamos outra, que foi feita como ex-voto (pagamento de promessa) à deusa Hera, desconhecendo-se o autor: seu vestuário é tão fashion, que poderíamos hoje copiar o modelito plissado para usar numa recepção.
casssini.jpg (Vestido de Oleg Cassini, feito para Jacqueline Kennedy)

Outro padrão de elegância são as antigas egípcias, com seus vestidos justos, que exigiam um corpo perfeito, mostrando já naquela época, milhares de anos antes de Cristo, o mesmo padrão de estética corporal da atualidade. Sabe-se que, na década de 1960, o costureiro de Jacqueline Kennedy se inspirava nos vestidos das rainhas do Egito, para criar a moda para a primeira dama americana, que tanto influenciou as mulheres do seu tempo. E consolidou, como alta costura, a moda feita desse lado do Atlântico.

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La déesse Hathor accueille Séthi Ier (Museu do Louvre)goddess2.jpggoddess3.jpg

(Visite o site da exposição Goddess, do Metropolitan Museum, New York, com roupas inspiradas nos ideais de beleza greco-romanos)

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