“boy/girl/boy”, Vogue Italia Julho de 2016. Foto: Tim Walker
Em sua segunda edição, o Photo Vogue Festival retorna a Milão, realizado pela Vogue Itália. Entre os dias 15 e 19 de novembro, o festival irá promover diversas exibições pela cidade, explorando os diálogos entre moda e política durante os 50 anos de história da publicação.
David LaChapelle, Steven Meisel e Tim Walker foram alguns dos fotógrafos icônicos que ajudaram a construir esses diálogos, fortalecendo o papel da moda como termômetro de grandes mudanças sociais.
Photo Vogue Festival – Moda e política em fotografias fascinantes
“State of Emergency”, Vogue Italia Setembro de 2006. Foto: Steven Meisel
Com curadoria de Alessia Glaviano e Chiara Bardelli Nonino, o festival explora a relação da Vogue Italia com temas como gênero, identidade, saúde, ambientalismo e consumismo. Sob direção de Franca Sozzani, a publicação ficou conhecida pelo seu caráter transgressor e sua sua fotografia inovadora, como a “Black Issue” de 2008 e a posterior “Super Mods Enter Rehab”. Emanuele Farneti – sucessor de Sozzani – tem sido igualmente dedicado a romper barreiras, como colocar dois homens se beijando na capa dedicada aos anos 60.
Photo Vogue Festival – “Super Mods Enter Rehab”, Julho de 2007. Foto: Steven Meisel
“The Vagaries of Fashion”, Fevereiro de 2001. Foto: Ellen von Unwerth
“State of Emergency”, Vogue Italia Setembro de 2006. Foto: Steven Meisel
A exposição também mostrará como a fotografia foi um catalisador para os debates dentro da própria indústria, usando uma retrospectiva de arquivos visuais para explorar as obsessões com cirurgia plástica, glamourização da reabilitação e consumismo extremo.
“Makeover Madness”, Vogue Italia Julho de 2005. Foto: Steven Meisel
Vogue Italia Março de 2008. Foto: Miles Aldridge
Photo Vogue Festival – “Super Mods Enter Rehab”, Julho de 2007. Foto: Steven Meisel
Além de prestigiar o passado, o festival também está a procura de talentos para a fotografia do futuro. O projeto PhotoVogue traz o trabalho de 18 novos fotógrafos selecionados por uma banca criteriosa, composta por nomes de peso como Giovanni Bianco e Bruce Weber.
Salvar
Salvar