Os sapatos que fizeram história
A história da moda permeia a história da humanidade. As vestimentas foram símbolo de poder, de distinção de civilizações. Elas foram ícones de pertencimento e…
A história da moda permeia a história da humanidade. As vestimentas foram símbolo de poder, de distinção de civilizações. Elas foram ícones de pertencimento e diferenciação. A mesma importância se dá aos sapatos, que assim como as roupas, transcendem sua aplicação prática e hoje são objetos de desejo de todos nós.
Um dos “templos” de exposição dos mais incríveis sapatos da história é o Bata Shoe Museum, em Toronto, Canadá. Pouco divulgado, mas com uma mostra de tirar o fôlego, os sapatos são organizados de maneira a nos levar a fazer uma incrível viagem no tempo.
Existe uma exposição on-line com a linha do tempo e imagens dos magníficos exemplares de sapatos, cada um com sua história, além de uma parte dedicada aos sapatos de casamentos. Uma boa parte está on line! Confiram aqui.
Abaixo uma pequena mostra:
Crédito da Imagem: (c) Bata Shoe Museum, Toronto
Veludo Vermelho, Pietro Yantorny, 1920s
Pietro Yantorny – Nascido em 1874 na Calábria, Itália, conhecido como o designer de sapatos mais caro do planeta, os sapatos levavam anos para serem criados e muitos dólares para serem consumidos.
Crédito da Imagem: (c) Bata Shoe Museum, Toronto. Photo: Hal Roth
Bota em seda bordada com fios de ouro – Jean-Louis François Pinet, 1880
Jean-Louis François Pinet é hoje considerado o primeiro grande designer de sapatos conhecido pelos seus bordados incríveis e saltos elegantes.
Crédito da Imagem: (c) Bata Shoe Museum, Toronto.
Mule Camurça Laranja com listras douradas e pretas. André Perugia, 1938
Exemplar de André Perugia. Nascido em Nice na França mas de parentesco italiano, com 16 anos em 1910, abriu uma loja em Paris onde vendia sapatos feitos a mão, trabalhava para Paul Poiret, entre outros grandes nomes da moda. O artista estava constantemente atravessando as barreiras do design de sapatos. Esse modelo exótico com a ponta arredondada recebe o nome de ‘Aladdin’ toes.
Crédito da Imagem: (c) Bata Shoe Museum, Toronto.
Sandália flores e grama. Beth Levine, final 1960s
Beth Levine constantemente desafiava as convenções e como resultado é considerada uma das mais criativas designers do século 20, norte americana que fez muito sucesso nos anos 1940s até 1970.
Fonte: Bata Shoe Museum
Por Alessandra Gimenez
Enquete A Fazenda 16: quem você quer que fique para a Grande Final?
Gilsão deixou o reality show nesta segunda-feira (16/12) e uma nova Roça anunciada por Adriane Galisteu. Após esta eliminação do participante que só havia ido agora para a berlinda, o top 6 inteiro está no sufoco para que o público escolha quem merece ser um dos finalistas de A Fazenda 16. Vote na enquete, deixe sua opinião e veja o resultado parcial na mesma hora: