Homens do Art Nouveau: Louis Tiffany – Parte 2/5
Foto de Met Museum Art Nouveau foi um movimento que teve como uma de suas referências o movimento de Artes e Ofícios. Materiais novos até…
Foto de Met Museum
Art Nouveau foi um movimento que teve como uma de suas referências o movimento de Artes e Ofícios. Materiais novos até então, como o ferro, o vidro e o mármore passaram a ser utilizados e a estes materiais era dado tanto valor estético quanto funcional. Forma e função andavam juntas! O Art Nouveau se inspirava na mulher e na natureza, era assimétrico, com linhas sinuosas e motivos florais.
Elaboramos uma série de cinco matérias com alguns nomes do Art Nouveau e como eles contribuíram para a História do Design.
Louis Tiffany nasceu em 1848, nos Estados Unidos, e era filho de Charles Lewis Tiffany, fundador da famosa joalheira Tiffany & Co. Louis estudou em Paris durante quatro anos, no atelier de Leon Charles Bailly, e ao regressar aos Estados Unidos, iniciou seu trabalho com vidro.
Fotos de Met Museum
Em 1879, Tiffany se uniu aos artistas Lockwood de Forest, Candance Wheeler e Samuel Colman, e fundou a Louis Comfort Tiffany e Artistas Americanos Associados. Graças a seu grande talento, sua capacidade de liderança e os contatos de seu pai, o trabalho do grupo decolou. Um dos mais importantes é a parede de vidro que vai do chão ao teto da Casa Branca, encomendada pelo presidente Chester A. Arthur. O interior da casa do escritor Mark Twain também é obra de Tiffany e seus associados. Os painéis de vidro foram elaborados em 1881 e continuam lá até hoje.
Em 1902, Tiffany assumiu a joalheria do pai e a fez mundialmente famosa, graças a suas jarras em formato de caule, vasilhas e bases de candeeiro com motivos ornamentais.
Além destas peças, Tiffany também se consagrou por vitrais para interiores, luminárias, mosaicos, acabamentos de lareira, umbrais e pisos. Seu trabalho implica na união do vidro com materiais diversos, como cerâmica, ferro e outros fundidos. Suas obras constantemente fazem parte de exposições bastante importantes para o mundo das artes.
Tiffany é tido como um dos mais versáteis artistas do fim do século XIX e início do século XX. Muitos de seus trabalhos, assim como desenhos de suas peças, podem ser vistos permanentemente no Museu Metropolitano de Arte, de Nova York.
Fotos de Met Museum
Conheça mais sobre Louis Tiffany no site do Museu Metropolitano de Arte (em inglês).
Fotos de Met Museum
Fotos de Met Museum
Veja também: Homens do Art Nouveau: Victor Horta – Parte 1/5
Por Manu Gerino
Manu é estudante de Design de Moda na Universidade Anhembi Morumbi, redatora do Boreal Café e atriz, além de colaboradora Fashion Bubbles. Trabalhou por alguns anos como figurinista e atualmente inicia sua marca de bolsas e sacolas. Seu trabalho é voltado para comunicação e artes e tem um fraco por calçados e acessórios!