O Universo das Bolsas: Tendências, história, moldes e curiosidades

por Fashion Bubbles
/ 01 setembro 2009 / 37comentarios

dentro da bolsa crocodilo roxo armani

Carteira, chicletes, documentos… Tudo para dentro da bolsa! Acessório indispensável, prático e charmoso presente na vida de todos aqueles que precisam de seus pertences a qualquer hora, em qualquer lugar. Mas como será que tudo começou?

Não se pode definir exatamente nem quando, nem onde foi criada a primeira bolsa, porém certamente foi desenvolvida a partir da necessidade dos povos pré-históricos. Provavelmente o primeiro modelo foi feito com pele de animais caçados e tinha como principal função, facilitar as viagens dos povos nômades.

Com o passar do tempo, os modelos sofreram muitas mudanças: nos tamanhos, materiais, enfeites, alças, bordados e cores. Uma verdadeira representação do que acontecia historicamente no mundo. Saiba mais sobre a história das bolsas no site Portal São Francisco.

Leia também:

Louis Vuitton Madonna

Madonna na nova campanha do Inverno 2010 da Louis Vuitton – Veja esta e outras imagens no Comunidade Moda

Hoje em dia não é diferente. A Internet nos possibilita buscar rapidamente “aquela bolsa desejada”. O site Baopuri, por exemplo, tem um espaço dedicado aos clientes que podem escolher o modelo e brincar com as cores da bolsa que desejarem, basta clicar em Monte a Sua:

bolsa personalizadabolsa

baopuri primeiro passo

Junto às mudanças tecnológicas, o comportamento social também se modifica. Uma das formas para expressá-lo são as tendências da moda. De acordo com o site Portais da Moda, “o verão 2009 /2010 vem com quatro tendências distintas, que brincam com misturas e contradições, trazendo influências modernas e refrescantes para a estação”.

Modanna Bolsa

Madonna na nova campanha do Inverno 2010 da Louis Vuitton – Veja esta e outras imagens no Comunidade Moda

Bolsas e Carteiras  para o Verão 2010

Para Leonize Maurílio do Fashion Bubbles, um pouco de volume suave e estruturado para as bolsas femininas.  Acrescente também  a maciez do couro e novas texturas.

As bolsas neste verão vêm com flexibilidade extra, peles de cobra, formas e texturas variadas. Destaque para as carteiras.

Veja as principais tendências para o Verão e mais de 30 imagens de bolsas das grandes marcas internacionais em Acessórios Verão 2010 –  Bolsas, Carteiras, Bolsas de Festa.

louis-vuitton-acessorios-2010-bolsas

Louis Vuitton

gucci-acessorios

Gucci
gucci

Gucci

marc-jacobs-bolsas

Marc Jacobs

burberry-prorsum

Bottega Veneta – Veja as principais tendências para o Verão e mais de 30 imagens de bolsas das grandes marcas internacionais em Acessórios Verão 2010 –  Bolsas, Carteiras, Bolsas de Festa.

Para o site Portais da Moda as tendências de bolsas para o Verão 2010 são baseadas na elegância e sofisticação da mulher moderna. Os novos materiais e inovadores tratamentos do couro para as bolsas refletem a personalidade e o glamour da mulher.

O site Portais da Moda elegeu algumas tendências e buscamos imagens para ilustrá-las.

As bolsas: “bolsas a tiracolo”

CARTEIRA  Chloe Yak Chain Link Purse tiracolo

As bolsas: “bolsas de couro macio, no estilo sacola”

givenchy bolsa couro verao 2010 alexander mcqueen sacola couro marrom macio

As bolsas: “bolsa de couro colorido”

bolsas couro colorido

Cores como “enxofre, azul elétrico, laranjas vistosos, rosas, roxos e cinzas clássicos”
must sil pat bolsa amarelabolsa azul chanel

bolsa laranjadonna karan bolsa rosa claro verao 2010

marc jacobs bolsa roxa couro verniz


Grey Bag bolsa cinza

Portais da Moda confirma a volta dos brilhos e texturas que  invadem as bolsas e carteiras deste verão. Veja matéria detalhada com as principais tendências e muitas imagens no site.

Bolsas e carteiras Verao 2010 01

Bolsas e carteiras Verao 2010

Bolsas e Carteiras verao

Veja estas e outras imagens no site Portais da Moda

Moldes de Bolsas

Para quem quiser escolher, além das cores, os modelos e  fabricar suas próprias bolsas, confira diversos moldes no Flickr.

molde bolsa flores
molde bolsa flores rascunho

Modelagem para bolsas

Modelagem bolsa

Passo a passo para fazer a bolsa ( Clique na Imagem para vê-la ampliada)

Passo a possa para fazer bolsaMolde e passo a passo para fabricar bolsa

Imagens via Flickr

Veja mais moldes de bolsas:

O espaço para expressar a criatividade na confecção de bolsas é bastante amplo. Um exemplo disso são comunidades de mulheres filipinas que fazem sacolas com material reciclado – divertidas e ambientalmente corretas.

juicy sacolas recicladas

juicy sacola reciclada

Acompanhe uma visão geral de algumas transformações nos estilos das bolsas

Para ver o processo com mais detalhes, visite o site Karrara Bolsas.

bolsa alma louis vuitton
“1925, a bolsa Alma, Louis Vuitton”

bolsas kelly hermes
“Em 1935, designer francês Hermés lança uma carteira Kelly em homenagem à atriz Grace Kelly”

paco rabanne
“Paco Rabanne usa o alumínio como matéria-prima e cria bolsas”

bolsa hippie
“Anos 70, imortalizados pelo movimento hippie: as bolsas femininas ganham alças mais longas”

bolsa saco colorida
“A bolsa cresce e adquire o formato de saco”

Um pouco mais da História das Bolsas

Por Patricia Machado

bolsas-medievais

Desde o Egito antigo temos registros do uso de bolsas ornamentadas (inclusive com fios de ouro), mas no século 14 é que os registros marcam a difusão das bolsas, sendo que no século seguinte homens e mulheres aderiram ao uso das bolsas. (…)

Até o fim da Idade Média as bolsas desfrutavam de uma androginia à parte, através de variações, tamanhos, ornamentos e capacidade interna peculiar a cada sexo. As bolsas masculinas, maiores que as femininas eram geralmente feitas de couro, peles, tecidos ornados com franjas, pingentes, bordados em fios de ouro, prata e pedrarias. Algumas bolsas chegavam a custar mais caro do que o ouro da época (ou seja, nada mudou!). As pochetes eram pequenas e chatas, presas bem rentes a cintura. Já os sacos eram maiores e suspensos por longos cordões, muitas vezes chegando abaixo do joelho.

Certas bolsas “especiais”, tinham o objetivo de carregar itens como remédios, tabaco, rapé, chaves, leques, escovas de cabelos e algumas foram desenhadas para armazenar relíquias e livros de oração, conhecidas como bolsas relicário.

No século XV as bolsas ainda continuavam a ser usadas suspensas pelo cinto tanto por homens como por mulheres. Na versão feminina era chamada de escarelle (palavra francesa escar, que significa avarento). Na versão masculina, estilo à bolso (um modelo retangular) e à esmoleiro (trapezoidal ou quadrada).

A prática medieval de dar esmolas deu origem a uma bolsa chamada Almoniere. Ela foi usada predominantemente nas Cruzadas, continuando no período Gótico e na Renascença. Designada para carregar moedas de ouro, foi dada pelo clero a membros das Cruzadas. Foram confeccionadas em seda, linho, veludo ou em couro, suspensas na cintura por cinturões ou cordões.

Leia a História da Bolsa no site Sinacouro por Patricia Machado docente do Senai.

Entenda mais sobre a História das Bolsas:

Modonna Bolsas Inverno 2010

Leia também:

Por Maria Zelada e Denise Pitta

01 setembro 2009
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles