Moda e Identidade Brasileira (Parte 2)
(parte 1) Compreender o processo que desencadeou essa efervescência de moda no Brasil é essencial, para que não se perca um rico potencial criador. Esse…
(parte 1)
Compreender o processo que desencadeou essa efervescência de moda no Brasil é essencial, para que não se perca um rico potencial criador. Esse mercado ganhou proporções de relevância, tanto do ponto de vista econômico, quanto cultural, demandando por um estudo acerca da sua importância nos costumes, na identidade e na economia nacional.
Por um outro lado, segundo Wandy Cavalheiro, o avanço dos negócios da moda, da eficiência tecnológica e dos resultados econômicos têm levado à busca da compreensão do fenômeno da moda, desencadeando seu estudo e levando-a a ser tratada seriamente neste país, pois, abarca não apenas a evolução do setor, como também um avanço da própria população brasileira.
“Freqüentemente, levantam-se questionamentos sobre a existência da moda, brasileira, tão frágil é o resgate de suas origens. Por décadas nos indagamos sobre seu percurso e significado, além, principalmente, de discorrer sobre sua real existência, como se mesmo nas cópias de grandes correntes internacionais não existissem marcas culturais que revelam adequação, relações com o espaço, com o clima e com a estética que surge da miscigenação, permeando singularidades e gerando a particularização da cultura brasileira.” (Castilho, 2001).
Acrescentamos ainda, a necessidade do desenvolvimento de estudos e pesquisas que visem ao aprofundamento e o desenvolvimento de conceituações de cunho científico, tendo em vista a escassez de material teórico e atualizado nessa área.
Assim, esta pesquisa tem por objetivo geral identificar as características da moda que desencadeiam um estilo brasileiro e contribuir para demonstrar que o estigma da cópia, estabelecido na área da moda brasileira, não é mais dominante.
O objetivo específico é fazer uma revisão bibliográfica e um resumo histórico desta aquisição de identidade brasileira, levando-se em conta fatores relevantes na formação da mesma, como fatores políticos e econômicos.
Desta forma, os questionamentos das idéias preconcebidas a respeito de moda e identidade brasileira são essenciais, bem como o é obter respostas para as seguintes questões: Existe um olhar brasileiro na moda? Quais os filtros brasileiros em relação à moda e o que está por trás deles? Existem particularidades sócio-econômicas a influenciar a moda? Onde estaria a nacionalidade numa produção de moda brasileira? O Brasil pode vir a ser um produtor ou criador de moda?
Leia Mais:
- Moda e Identidade Brasileira (parte 1)
- Moda e Identidade Brasileira (parte 2)
- Identidade Brasileira na Moda – Análise formal da roupa (1)
- Identidade Brasileira na Moda – Análise formal da roupa (2)
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 10
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 20
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 30
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 40
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 50
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 60
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 70
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 80
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 90
(Trecho do relatório final da pesquisa Moda e Identidade Brasileira, feito por Denise Pitta de Almeida, 2003, Faculdade de Moda da UNIP. Citar a fonte é reconhecer o trabalho intelectual do autor!)
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!