Marc Jacobs deixa Louis Vuitton depois de 16 anos de sucesso. Na foto a primeira aparição do estilista no comando da grife de luxo.
Depois de 16 anos à frente da Louis Vuitton, Marc Jacobs deixa a marca e com certeza deixará saudades para os fãs da LV que viram a transformação (para muito melhor!) da label. Segundo o presidente do grupo LVMH, Bernard Arnault, grupo que controla a maioria das marcas de luxo do mundo, o estilista irá se dedicar à sua própria marca – que também comandada pelo grupo -, que é uma das que mais cresce dentro da divisão de itens de couro e moda do grupo francês.
Marc Jacobs entrou na Louis Vuitton em 1997 e transformou a marca em desejo mundial! Criou a linha prêt-à-porter da grife, fez parcerias incríveis com artistas plásticos, grafiteiros e fotógrafos, e apresentou desfiles espetaculares (como esquecer o gigante carrossel?). O monograma LV, que já representava tradição e excelência, se tornou símbolo fashion e ditador de tendências.
O estilista é conhecido por não seguir as tendências universais da moda e ficou famoso por apresentar uma coleção com inspiração grunge na tradicional marca Perry Ellis no início dos anos 90. Ele foi imediatamente demitido, mas logo em seguida o estilo foi difundido pelas bandas Nirvana e Soundgarden, ou seja, Marc Jacobs sabia exatamente o que estava fazendo. Alias, tudo que é desenvolvido pelo estilista se torna sucesso! Super empreendedor, ele tem sua própria marca, uma segunda linha, Marc by Marc Jacobs, e este ano lançou sua coleção de cosméticos em parceria com a Sephora.
Marc Jacobs é empreendedor, deixou a Louis Vuitton, mas continua no comando da sua marca, da sua segunda linha e de sua coleção de maquiagem!
Sua vida pessoal já foi polêmica, foi internado por conta da dependência de drogas e álcool em 2007, mas deu a volta por cima e reapareceu com um corpo malhado e mais de 30 tatuagens. E sua relação com o Brasil é de puro amor, foi noivo do brasileiro Lorenzo Martone e atualmente namora com o mineiro Harry Louis, ex-ator de filmes pornôs. O casal vive desfilando por Ipanema.
O sucessor de Marc Jacobs na Louis Vuitton ainda não foi anunciado, o nome mais cogitado é o de Nicolas Ghesquière, que deixou a Balenciaga em novembro do ano passado. Independente de quem assuma o cargo, terá a grande responsabilidade de manter o legado de Marc.
Veja o último desfile da Louis Vuitton comandado pelo estilista nesta quarta feira em Paris:
O último desfile foi negro, com ares de luto, e recriou alguns momentos marcantes de Marc Jacobs na Louis Vuitton, como o cenário da estação de trem, o elevador e o carrossel gigante. Ao final do desfile o estilista dedicou seu trabalho a todas as mulheres que os inspiram e, muito emocionado, foi ovacionado. Com certeza mais um desfile que entrará para a história de seu trabalho impecável na grife.
Vamos aplaudir o trabalho feito por Marc Jacobs na Louis Vuitton e aguardar as novidades!
Trajetória de Marc Jacobs
Marc Jacobs (9 de abril de 1963, Nova Iorque, EUA) é um estilista norte-americano, graduado pela Escola de Arte e Estilo de Nova Iorque em 1981.
Tornou-se conhecido no mundo da moda no fim dos anos 80, ao desenhar e apresentar uma coleção em estilo “grunge” – baseada no novo tipo de som e indumentária que vinha da cidade de Seattle, na costa-oeste, onde grupos de rock como Nirvana e Soundgarden e meninos com bermudas até o meio dos joelhos revolucionavam os costumes locais e os difundiam para todo o país – para a tradicional marca Perry Ellis, da qual era diretor de estilo, sendo imediatamente demitido.
Apoiado por nomes importantes da moda, como Anna Wintour, a editora-chefe da revista Vogue, que abriu suas páginas para suas criações, Jacobs conseguiu proeminência sozinho no mercado, recebendo diversos prêmios de conselhos de moda no começo dos anos 90 e hoje comanda a criação artística da marca Louis Vuitton, além da griffe com seu próprio nome, extremamente popular.
É conhecido como um estilista que não segue as tendências universais da moda de cada estação, como em sua coleção de 2004/2005, quando, ignorando o estilo safári seguido por outros grandes nomes do mercado, fez sua coleção baseada num estilo completamente feminino com seus modelos desfilando entre 450.000 rosas na passarela. Em março de 2007 foi internado numa clinica de reabilitação para se curar de problemas ocasionados por ingestão de drogas e álcool excessivo junto a um amigo.
Marc Jacob ficou famoso por apresentar uma coleção com inspiração grunge na tradicional marca Perry Ellis no início dos anos 90, leia mais sobre Marc Jacobs e o movimento grunge no blog Boreau de Moda. O estilista com visual nerd
Confira fotos da Carreira do estilista na LV
Veja fotos de Marc Jacobs
O estilista exibe corpo sarado e muitas tatuagens: em campanha do seu perfume e na praia no Rio de Janeiro
Momento icônico de Marc Jacobs na Louis Vuitton
O estilista também é adepto de saias para os homens
Marc foi noivo do brasileiro Lorenzo Martone
Sua relação com o Brasil é de puro amor, atualmente namora com o mineiro Harry Louis, ex-ator de filmes pornôs. Na doto acompanhado com amigos brasileiros Mariana Ximenes e Reynaldo Gianecchini
Fotos: Sephora, Lilian Pacce , Style.com , Ela Digital e Glamurama.
Por Carol Carneiro