A cartela de cor também poderia estar está entre os maiores potenciais do país, devido à luz e ao clima brasileiro. Mas esbarra na questão financeira e também na forma de organização da indústria brasileira, onde a maior parte é de pequenas e micro empresas desorganizadas entre si e sem possibilidade de desenvolver as cores aqui, obrigando as grandes empresas, a também buscar as mesmas referências de cores estrangeiras.
Apesar de haver adaptações dessas cores às diferentes regiões do país, estão sempre calcadas nas tendências internacionais.
Neste aspecto o Brasil só se desenvolveu na moda praia, onde possui cartela de cores e estampas desenvolvidas no próprio país, geralmente inspiradas em temas nacionais.
Há afirmações sobre uma inicial evolução neste ponto e que não seguimos tão inquestionadamente as tendências internacionais. A cartela de cor brasileira é bem mais colorida e exuberante, começando a assumir timidamente uma postura tropical.
Ornamentos
O Brasil é um país de natureza bonita, rica e exuberante. A história brasileira é marcada por contradições em todos os níveis de sua formação. A maior parte da população brasileira vive em estado de pobreza.
Estes paradoxos refletem-se principalmente no gosto por ornamentos, expressado pela mulher brasileira, que muitas vezes é classificada de ‘barroca” , estilo que trás no seu conceito a marca das contradições.
A riqueza de detalhes, aviamentos, recortes, acessórios está entre as características da moda brasileira. O que, não apenas reflete a exuberância natural do país, mas também suas contradições e reafirmações.
Leia Mais:
- Moda e Identidade Brasileira (parte 1)
- Moda e Identidade Brasileira (parte 2)
- Identidade Brasileira na Moda – Análise formal da roupa (1)
- Identidade Brasileira na Moda – Análise formal da roupa (2)
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 10
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 20
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 30
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 40
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 50
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 60
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 70
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 80
- Identidade Brasileira na Moda – Anos 90